Olha só que curioso: o Brasil é o segundo país com mais academias no mundo, com cerca de 33 mil unidades registradas na Associação Brasileira de Academias (ACAD). É notável a preocupação do brasileiro em relação ao corpo e à atividade física, né? Só por conta disso, já se abre um leque de possibilidades para empreendedores que pensam em investir neste segmento. Uma delas é criar uma marca de moda fitness.

Neste conteúdo você vai acompanhar um passo a passo de como montar uma confecção de roupas fitness e crescer em um mercado que movimenta 10 bilhões de reais no país. Bora lá?

Passo a passo de como criar uma marca de moda fitness 

Saber o passo a passo para abrir uma empresa e criar uma marca com todos os elementos necessários para crescer no mercado são excelentes estratégias para iniciar no mundo do empreendedorismo. Com organização, planejamento e uma boa dose de informação para orientar a criação de sua marca de roupas fitness, há boas chances de sucesso.

Quando se pensa em uma confecção de roupas fitness, já sabemos que o público-alvo é de praticantes de atividade física, sejam homens ou mulheres, com características semelhantes e desejos em comum. Mas quais são os outros passos? Logo adiante você confere as etapas para criar uma marca de moda fitness, e tudo ficará mais claro.

1. Crie um plano de negócios

Para facilitar o alinhamento dos objetivos, planejar o orçamento, pensar na infraestrutura e nas ações de marketing de sua marca, tudo precisa estar documentado em um plano de negócios, antes que a empresa comece a operar. 

No plano de negócios, você também pode definir a personalidade de seu negócio, desenvolvendo a missão, a visão e os valores da empresa. Em poucas palavras, podemos dizer que a missão da marca é o que exatamente você vai fazer para entregar aos seus clientes, ou simplesmente o motivo pelo qual o seu negócio existe. A visão é onde você deseja chegar no futuro, ou qual a motivação da sua marca para os próximos anos. Já os valores são os pilares que sustentam sua marca.

Mas aí pode vir a dúvida: revender moda fitness ou confeccionar peças próprias? Veja as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio:

Comprar no atacado e revender com sua etiqueta

Há vários motivos para escolher essa modalidade no mercado fitness, mas a principal vantagem é que você economiza tempo na fabricação das peças, compra roupas no atacado e pode personalizar a etiqueta com seu logotipo. Muitos empreendedores abrem uma loja (online ou física) e revendem peças das mais variadas marcas. A desvantagem é que a margem de lucro pode ser menor e você não tem total controle sobre a qualidade do produto.

Produzir roupas com sua marca própria

Fabricar as peças, escolhendo o fabricante de tecido e contratando costureiras especializadas: tudo isso pode ser vantagem para quem deseja ter controle sobre a qualidade e o desenho de cada produto. A desvantagem é que esse modelo de negócio exige um conhecimento maior na produção de vestuário e um investimento de tempo na fabricação e na escolha dos materiais.

Dito isso, agora é hora de regularizar a sua empresa. Acompanhe as etapas para abrir uma empresa online e poupe tempo!

2. Encontre fornecedores

Vale para quem quer abrir uma revenda ou confeccionar a própria linha de vestuário: encontrar bons fornecedores garante variedade, qualidade e preço justo para sua marca fitness. 

Até a peça de roupa mais básica fica melhor com um tecido de qualidade, ainda mais em se tratando de uma linha fitness. O tecido exerce uma grande influência durante a prática de exercícios.

Procure fornecedores que trabalham com tecidos com proteção de raios UV, de compressão e que tenham boa absorção e evaporação da umidade. Os tipos mais utilizados pela indústria de moda fitness são: poliéster, poliamida e microfibra. Uma dica é buscar produtos homologados Lycra® e SUPPLEX®, cuja qualidade é indiscutível neste segmento. 

3. Prepare sua estrutura de vendas/ compre equipamentos 

Se você optar pela revenda de moda fitness, abrir uma loja online pode fazer com que sua marca se espalhe de leste a oeste, de norte a sul do Brasil. Mas se você quiser revender as peças com uma estrutura física, o planejamento é mais detalhado, pois envolve a escolha do ponto de venda ideal - e não descarta a criação de uma loja virtual de roupa fitness. 

Já se você escolher fabricar as peças de sua marca de roupa fitness, é necessário investir na compra de máquinas e equipamentos de trabalho, que podem incluir:

  • máquinas de costura
  • elastiqueira
  • máquina de cortar tecido
  • mesas e prateleiras
  • manequins
  • aviamentos
  • computador e impressora
  • outros equipamentos.

Esta etapa, em ambos os casos, é fundamental para que o seu negócio abra as portas para o público. Mas além desse passo importante, há algo que você precisa fazer: pesquisar se a sua marca já existe por aí. Veja a seguir.

4. Pesquise se a sua marca já foi registrada

Alerta sério para todos os empreendedores: antes de decidir pelo nome de sua marca de roupas, você precisa saber se ela já existe legalmente em outro local e no mesmo ramo de atividade do seu. E para essa missão, não basta apenas procurar o nome escolhido no Google.

Você precisa fazer uma pesquisa de marcas registradas, para escolher um nome que não tenha sido protegido por outra empresa. No Brasil, o órgão que regulamenta o registro de marcas e patentes é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O registro de marca serve para proteger o nome que você escolheu para o seu negócio, evitando inclusive que outro empreendedor utilize-o sem autorização. Outro benefício do registro é proteger o seu negócio de ter que pagar uma indenização para outra empresa, pois pode, sem saber, utilizar uma marca que já existe e já foi registrada. Isso é muito sério!

Para fazer essa pesquisa, basta entrar no site do INPI e consultar os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento. 

5. Crie a identidade visual 

Um dos erros mais comuns do empreendedor é confundir a identidade visual da marca com o logotipo. Na verdade, a identidade visual de uma empresa envolve não só o logotipo, mas vários outros elementos, como cores, fotos, tom de voz e tipografia. 

A identidade visual é o que diferencia sua marca de outras no mercado, influenciando a percepção do público sobre o seu produto ou serviço. Os elementos da identidade visual, somados, expressam a “cara” do seu negócio, sempre alinhados aos valores da marca. É um passo de extrema importância para uma marca de roupas fitness.

6. Registre sua marca

Depois de seguir todas as etapas de como montar uma confecção de moda fitness, chega a hora de proteger a sua criação. E isso só acontece através do registro de sua marca de roupas, como já falamos anteriormente. 

O registro assegura a propriedade sobre essa marca (nome e símbolo) e é como se você tivesse a escritura de um imóvel. Afinal, sua marca é um patrimônio, e pode futuramente ser vendido, transferido ou até ficar como herança. Com o registro de marca, você terá exclusividade sobre o uso do nome em todo o território nacional.

E aí, gostou do nosso passo a passo para criar uma marca fitness? Se você tiver dúvidas sobre este conteúdo, deixe seu comentário! Teremos o maior prazer em ajudar você!