Para abrir uma franquia, os investimentos iniciais podem girar em torno de R$ 5 mil (microfranquia) ou chegar a mais de R$ 1 milhão, no caso de redes maiores. Tudo vai depender do segmento da empresa, da localização do ponto comercial e da estrutura necessária para a operação.
De qualquer forma, tornar-se franqueado costuma ser um ótimo caminho às pessoas que desejam empreender com segurança.
Se você está considerando fazer esse movimento, a leitura deste artigo vai lhe ajudar a entender os principais detalhes financeiros e burocráticos, além de trazer insights sobre ROI e opções acessíveis e enfatizar a importância do registro de marca – algo que precisa aparecer entre as prioridades.
Boa leitura!
Preparando o bolso: quanto custa abrir uma franquia?
O custo para abrir uma franquia fica entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão, variando para mais ou para menos a depender do modelo de negócio, do segmento de atuação e do porte da marca.
As microfranquias no Brasil exigem um investimento menor e podem ser operadas até mesmo de casa, a exemplo de uma microfranquia de registro de marca. Franquias de redes maiores, abertas shoppings ou grandes centros comerciais, demandam um capital inicial mais alto.
Abaixo estão listadas as despesas que você deve considerar ao calcular um investimento inicial em franquias.
10 principais custos para abrir uma franquia
- Taxa de franquia
- Capital de giro inicial
- Infraestrutura, equipamentos e mobiliário
- Royalties pagos ao franqueador
- Locação do ponto comercial, reformas e adequações do espaço
- Estoque inicial
- Contratações, salários e treinamentos
- Instalações de água, luz, internet e outros serviços
- Impostos e taxas
- Marketing
Sobre a taxa de franquia, é importante que você saiba que ela representa o valor pago pelo franqueado ao franqueador para ter o direito de usar a marca, receber suporte e acessar o modelo de negócio estabelecido.
A taxa de franquia difere dos royalties pagos aos franqueadores porque ela só é cobrada uma vez. Os royalties, por outro lado, são pagamentos recorrentes que funcionam como uma espécie de remuneração pelo uso da marca.
Ainda, o capital de giro inicial mantém a franquia funcionando nos primeiros meses e deve cobrir os custos da operação enquanto o negócio não gerar lucro. Recomendo que o seu montante acumulado seja de, no mínimo, o equivalente a três meses de gastos operacionais, senão mais.
Quanto maior o capital de giro, melhor!
E, por falar nisso, já nos cálculos e planejamentos, lembre-se de considerar o tempo de retorno do investimento (ROI), que pode variar de meses a alguns anos.
Qual o retorno sobre investimento (ROI) em franquias?
O tempo de retorno sobre investimento (ROI) em franquias gira entre 6 meses e 5 anos. Esse é o tempo que um franqueado demora para recuperar o valor investido em seu novo negócio.
Dentre vários fatores, alguns se destacam por influenciar no ROI:
- demanda do mercado pelo produto ou serviço oferecido;
- eficiência na gestão financeira e operacional;
- assertividade das estratégias de marketing; e
- fidelização de clientes.
Analise-os antes de fazer suas escolhas! Ao mesmo tempo, saiba: para escolher a franquia certa para investir, considere também sua afinidade com o setor de atuação da marca, a rentabilidade do negócio e o suporte oferecido pelo franqueador.
Existem franquias de baixo custo no Brasil?
Já recebi essa pergunta algumas vezes, e a resposta é sim: se você deseja empreender, mas tem um orçamento mais enxuto, pode optar por uma microfranquia. O investimento inicial pode ser de R$ 5 mil até R$ 135 mil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O brasileiro gosta do sistema de franquias quando ele é simplificado e sem burocracias exageradas. Melhor ainda se a empresa puder começar a operar no mesmo espaço da casa do franqueado!
Anote alguns exemplos de franquias acessíveis no país.
- Consolide: franquia de registro de marca com baixo custo e investimento, ganhos a partir de R$ 15 mil mensais e suporte especializado.
- Acquazero: especializada em estética automotiva sustentável.Investimento a partir de R$ 23 mil.
- Jan-Pro Brasil: franquia de limpeza comercial profissional. Investimento a partir de R$ 31 mil.
- Brasil Nutri Shop: franquia online de suplementos e produtos fitness, com investimento inicial de R$ 10 mil ou mais, pensada para quem quer empreender no digital.
As vantagens de investir em franquias envolvem segurança, auxílio especializado e vínculo a empresas já consolidadas, o que reduz os desafios de atrair clientes e estruturar o negócio do zero e os custos com marketing.
Sem falar dos treinamentos e das consultorias frequentes e, no caso de algumas empresas, até de facilitadores de financiamentos bancários para o capital inicial.
Só não vale direcionar tudo o que você tem para uma marca sem registro!
Fique ligado(a): o registro de marca é fundamental em franquias
O registro de marca garante segurança jurídica tanto para o franqueador quanto para o franqueado. Sem essa proteção, a marca fica vulnerável a disputas judiciais e bloqueios de uso e pode acabar perdendo sua exclusividade no mercado.
Além disso, a ausência do registro correto de marca compromete a identidade de um negócio, seja franquia ou não, afinal, concorrentes podem acabar usando nomes e logo similares e confundindo o público. Cada “detalhe” impacta diretamente no investimento feito pelo franqueado e, claro, no ROI.
Notou as aspas em “detalhe”, né?
Ao firmar um contrato de franquia, exija a comprovação do registro de marca e garanta seu direito de uso da mesma. Não se exponha a riscos e incertezas. Caso tenha dúvidas, me escreva para conversarmos mais sobre o assunto!
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