A fatia de mercado que uma empresa conquista em relação aos seus concorrentes dentro do setor em que atua é chamada de “market share”. Conhecendo-a, gestores entendem o nível de competitividade de seus negócios.
O market share também ajuda a medir o desempenho das marcas em relação às demais dentro do segmento do segmento e quanto maior a métrica, maior o reconhecimento da empresa entre o público, maior a influência e maior o faturamento.
Um bom market share, portanto, pode impactar diretamente nas estratégias de crescimento de negócios. Aprenda a calculá-lo, neste artigo!
O que é e qual a importância do market share?
O market share é a participação de mercado de uma empresa. Ele é um indicador que representa o percentual das vendas de determinado negócio, em determinado período, dentro do setor em que esse negócio atua.
Quanto maior o market share, maior a influência da empresa em seu nicho.
A importância do indicador aparece, por exemplo, quando gestores pretendem:
- medir desempenho de suas marcas em relação à concorrência;
- entender posição competitiva no mercado;
- traçar estratégias para ampliar participação no setor;
- tomar decisões mais assertivas e identificar pontos fortes e fracos;
- definir metas e ajustar estratégias para crescimento estratégico;
- atrair investimentos;
- etc.
E o crescimento do market share ou share de mercado pode ocorrer de diferentes formas, como através do aumento da base de clientes, da expansão geográfica ou do lançamento de produtos inovadores.
Vale dizer: um share de mercado sólido transmite maior segurança para investidores e parceiros de negócios, o que aumenta as chances de recebimento aportes financeiros. Além disso, a métrica é, sim, um termômetro de sucesso e um guia para o desenvolvimento.
Os componentes mais importantes do market share
Para começar a analisar seu market share, considere penetração no mercado, atividade do cliente e o índice de vendas.
Componentes do Market Share | |
---|---|
Penetração no mercado (presença da marca) | Proporção de clientes que compram da empresa em relação ao total de consumidores do setor |
Atividade do cliente (frequência de compra) | Um público fiel e engajado, que percebe o valor da sua marca, contribui para um share de mercado mais sólido |
Índice de vendas (volume de compras em relação às concorrentes) | Quanto maior esse índice, maior a participação da empresa no mercado |
Faça uma avaliação dos três componentes integrados. Depois, escolha o tipo de “share” que deseja descobrir.
4 tipos de market share que você precisa conhecer
Se a sua intenção com a leitura deste artigo é calcular a parcela de mercado do seu negócio, saiba que não existe apenas um, mas vários tipos de market share: de valor, de volume, relativo e de cliente.
- Market share de valor: mede a participação da empresa com base no faturamento total do setor, indicando a fatia de receita que a marca detém em relação aos concorrentes
- Market share de volume: mede a participação da empresa considerando a quantidade de unidades vendidas de seus produtos ou serviços, independentemente do preço
- Market share relativo: compara a participação da empresa com a de outro negócio que é seu maior concorrente para avaliar a competitividade dela dentro do setor
- Market share de cliente: analisa a proporção de clientes que escolhem a marca em questão em vez das demais do setor, sendo útil para medir a fidelidade do público
Analise a alternativa mais relevante para os seus objetivos e entre em ação!
Como calcular market share?
A fórmula usada comumente para cálculo de market share é simples:
Você precisa conhecer receita ou volume de vendas em determinado período e dividir pela receita ou pelo volume totais do nicho de mercado naquele mesmo período. Multiplique o valor por 100 para obter porcentagem.
Exemplo de cálculo de market share de valor
Considere, por exemplo, um setor que faturou R$ 10 milhões no último ano e uma empresa, dentro desse setor, que registrou R$ 2 milhões em vendas no mesmo período. O cálculo do market share de valor dessa empresa ficaria assim:
Market share = 20%
Essa empresa detém 20% da receita total do mercado.
Exemplo de cálculo de market share de volume
Outra empresa, de outro mercado, vendeu 10.000 unidades de um produto enquanto as marcas do setor como um todo comercializaram 40.000 unidades no total. O market share de volume da organização será calculado da seguinte forma:
Market share = 25%
Exemplo de cálculo de market share relativo
Para medir o market share relativo, basta dividir a participação de mercado da empresa pela do maior concorrente. Quando determinada marca tem 20% de market share e seu principal concorrente tem 25%...
Market share = 0,8 ou 80%
Portanto, essa empresa vai deter 80% do mercado para cada 100% detido pela concorrente. Apenas para ilustrar, podemos dizer que a cada 100 clientes que a concorrente tem, a empresa terá 80.
Melhores dicas para aumentar o market share
Calculou tudo e precisa de mudanças? Sem grilo!
- Foque na diferenciação de produtos e serviços, destacando suas ofertas das dos concorrentes
- Personalize algumas opções, atendendo exclusivamente às necessidades do seu público-alvo
- Inove constantemente para garantir qualidade e identidade visual diferenciada
- Capacite sua equipe para pré e pós-vendas de primeira
- Expanda seus canais de venda e distribuição
- Faça parcerias estratégicas
- Ofereça diferentes formas de pagamento para o que você vende
- Trace estratégias de marketing bem direcionadas para gerar maior visibilidade
- Marque presença digital, ou seja, nas redes sociais e no Google, por exemplo
- Explore outros nichos se achar que o seu está saturado
Caso faça sentido para a sua empresa, a oferta de produtos ou serviços que os concorrentes não têm pode ser, sim, uma alternativa para um maior market share. Apenas lembre-se de que a sua empresa precisa se tornar especialista na área em que atua se quiser conquistar uma base fiel de clientes.
Continue acompanhando as dicas e informações deste blog independentemente do caminho escolhido, pois os artigos que publicamos aqui são pensados para lhe trazer insights valiosos! E boa sorte no processo!
Deixe seu comentário