O que é o valuation empresarial? Posso lhe responder essa pergunta com uma explicação rápida: basicamente, o valuation é uma análise de vários indicadores de um negócio, feita com o objetivo de estimar o quanto a empresa vale. É uma avaliação de valor.
Neste artigo, vou destrinchar o assunto, mas pense na compra de um carro: para ela acontecer, o veículo vai ter seu valor definido a partir de uma tabela em que são considerados modelo e ano de fabricação.
Mesmo assim, é bem comum que a pessoa interessada em comprar também queira avaliar sua pintura, seus pneus, a preservação da parte interna e outros detalhes, para, então, ter uma ideia melhor de quanto faz sentido pagar.
O valuation empresarial não difere muito do exemplo do carro, mas vai além. Continue lendo!
O que é valuation?
Valuation é um termo usado no universo corporativo e atribuído ao processo de avaliação do valor de uma empresa e de como ela está posicionada no mercado.
Nesse processo, podem ser analisados riscos, competitividade, reputação do negócio etc. E diferentes valores ficam estipulados para uma ou várias dessas variáveis.
Então, a partir do valuation empresarial e do estudo do valor de mercado de uma empresa, também considerando o valor de outros negócios parecidos, gestores e investidores conseguem uma estimativa importante para decidir seus próximos passos e tomar decisões estratégicas.
Esse conhecimento é uma ferramenta poderosa, dando margem segura para uma série de movimentações e insights.
O que influencia no valuation de uma empresa?
O fluxo de caixa tem influência direta na análise financeira empresarial, assim como a rentabilidade e as dívidas. Também podem ser analisados dados de crescimento do negócio, riscos e a concorrência.
- Fluxo de caixa: no geral, quanto maior for o fluxo de caixa, maior seu impacto no valuation
- Rentabilidade: empresas que têm uma margem de lucro maior acabam valendo mais
- Crescimento: um bom histórico e potencial futuro costumam ser levados em conta
- Riscos: instabilidades internas e externas reduzem o valor de mercado
- Dívidas: quanto mais dívidas, mais arriscado manter o negócio
- Concorrência: quem não encontra maneiras de vencer concorrência tende a perder valor
Tem mais! Quando a marca é registrada corretamente, ela mostra mais confiabilidade e garante sua exclusividade no setor em que atua, aumentando sua valorização tanto nos cálculos matemáticos quanto frente a stakeholders. Não se esqueça!
Qual a importância do valuation de uma empresa?
O valuation é feito durante tentativas de fusões e aquisições para que tudo aconteça de maneira segura e justa, ajuda gestores a definir estratégias de negócios, permite avaliar o desempenho da empresa em determinado período ou durante toda a sua existência e, quando positivo, auxilia na atração de investimentos.
Facilita fusões e aquisições
Quando você vai comprar um produto no supermercado, provavelmente compara opções e preços para saber qual vale a pena levar, e com empresas não é diferente. Muda a complexidade do processo de avaliação, mas não seu propósito.
Se uma empresa decide se fundir a outra ou comprar outra, a primeira preocupação de quem está do lado de lá será “compensa tomar essa decisão?”. O valuation responde!
Ajuda a definir estratégias
A partir do valuation, várias novas estratégias podem ser definidas:
- Expansão
- Desenvolvimento de produtos
- Mudanças no gerenciamento
- Realocação de recursos
- Etc.
Como essa valoração examina vários números e indicadores diferentes, ela acaba oferecendo uma oportunidade única de avaliação da saúde do negócio em questão, mostrando suas forças e fraquezas e simplificando tomadas de decisões.
Permite avaliar o desempenho da empresa
O processo de valuation pode e deve ser feito periodicamente, não só quando uma negociação vai acontecer, pois isso permite um comparativo da valorização de mercado da corporação.
Se o resultado dessa comparação for positivo, o desempenho está no caminho certo!
Auxilia na atração de investimentos
Um valuation concreto e positivo pode ser uma ferramenta de negociação poderosa quando o assunto é atrair parceiros e investimentos. Além de mostrar que o negócio vai bem, ele permite comparações com concorrentes que demonstram o potencial de crescimento da empresa no setor ao qual ela pertence.
E isso não é importante apenas para marcas que estão na bolsa de valores. Fica a dica!
Atente-se aos 3 principais métodos de valuation da atualidade
Antes de ir, confira três métodos bastante utilizados atualmente para valuation. Deixei registrado como cada um funciona e em quais situações podem ser mais eficientes.
1. Múltiplos de mercado
A avaliação de empresas por múltiplos de mercado é uma comparação direta do desempenho econômico entre companhias em ramos similares.
O método é fácil de aplicar, mas tem seus pontos fracos, justamente porque só pode ser feito a partir de comparações de negócios muito parecidos uns com os outros.
E o que são os múltiplos? Indicadores usados no estudo! O principal deles é o “Lajida” – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização –, mas existem outros.
2. Fluxo de caixa descontado
O fluxo de caixa descontado (FCD) é outro método de valuation. Através dele, se calcula quanto vale a empresa a partir da sua capacidade futura de gerar lucros, com projeções dos fluxos de caixa e também uma subtração daquela considerada a “taxa de desconto”, baseada nos custos e nas dívidas.
O resultado do valuation por FCD é um montante líquido apontando quanto o negócio vale.
Vale a pena usar o método se a sua empresa está em crescimento, apenas se lembre de que as projeções nem sempre refletem a realidade dos próximos meses e anos.
3. Avaliação de ativos
Também chamado de valuation contábil, o último método que destaco aqui dentre os três principais de avaliação de valor é um dos mais simples da atualidade.
Nele, basicamente são somados todos os ativos no nome da empresa avaliada, desde imóveis e maquinário até estoque e dinheiro em caixa. Em seguida, são subtraídos os passivos (dívidas e outros).
O resultado obtido é considerado o valor patrimonial da corporação, e não se surpreenda se ele não for tão grande quanto os números de outros cálculos, afinal, a avaliação de ativos não envolve projeções futuras.
Por esse motivo, inclusive, o método é mais utilizado para companhias que estão em dificuldade financeira.
Enfim, caso você esteja no momento de entender a evolução do seu negócio, a dica principal é conversar com outros empreendedores e, ao mesmo tempo, buscar profissionais especializados para lhe ajudar.
Colocar um preço em algo que representa tanto na sua história depende de cautela e conhecimento! Boa sorte.
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