Aposto que você já se imaginou vendendo muitos produtos e fazendo o maior sucesso com a sua marca. Aliás, é por isso que está lendo este artigo no momento, né? Você deseja conhecer todos os caminhos para criar e consolidar o seu novo negócio.
Foi pensando em você que elaboramos este conteúdo. Criar uma marca requerer planejamento, e isso não ocorre do dia para a noite. Desde o começo, é importante pensar no objetivo maior de sua empresa: atrair o público certo para gerar receita com os produtos ou serviços oferecidos.
Mas para descobrir exatamente o público-alvo da sua marca, não bastam os “achismos”: é preciso realizar uma pesquisa. Continue aqui para saber mais.
O que é público-alvo?
O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes , que deve ser o foco das ações de marketing do seu negócio, já que essas pessoas têm desejos em comum e podem adquirir os produtos / serviços que você oferece.
Para determinar este perfil de público, você precisa então fazer uma pesquisa, coletando informações sobre o comportamento de compra, os hábitos de consumo, a classe social e outros dados, como demográficos e socioeconômicos. Quanto maior o número de informações, maior a chance do seu negócio vender produtos para esse grupo específico.
Para entender melhor, veja dois exemplos simples:
- você tem uma loja de roupas íntimas femininas. Naturalmente, seu público será formado por mulheres de várias idades.
- você tem uma loja de roupas íntimas para grávidas e mães em fase de amamentação. Seu público continua sendo de mulheres, mas neste caso são mulheres que estão grávidas ou que acabaram de ter bebês.
Percebeu a diferença? São público-alvos diferentes. E cá entre nós, o maior erro que se pode cometer é querer abraçar o mundo. Não adianta, por exemplo, almejar atingir pessoas de ambos os sexos, dos 8 aos 80 anos, para aumentar suas chances de vendas em uma loja de lingeries . A transformada toda a diferença nos resultados.
Exemplo de público-alvo
Mulheres, entre 20 e 45 anos, residentes em Araranguá-SC, com formação superior, classe B, renda entre R $ 4000 e R $ 7000, que adoram estar bem-vestidas e fazer compras.
Por que é importante definir seu público-alvo
O público-alvo é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de comunicação e vendas para o seu negócio. É com base nele que você pode investir em sua marca, criando uma identidade visual atraente para este perfil de consumidores, além de melhorar vários aspectos como:
- uma decoração de seu ponto de venda
- o tipo de conteúdo nas redes sociais
- os canais de divulgação
- o tipo de promoção
- o preço dos produtos.
Com o público-alvo certo, você evita investir tempo e dinheiro em soluções paliativas, como um conteúdo nas redes sociais que não seja relevante para a audiência, ou um layout na fachada de sua loja que não seja adequado ao perfil que você pretende atingir.
Não adianta, por exemplo, almejar atingir pessoas de ambos os sexos, dos 8 aos 80 anos, para aumentar suas chances de vendas. A excedente do público faz toda a diferença nos resultados.
E o pior erro que você pode cometer ao não definir o público-alvo é estabelecer um preço de venda que não é compatível com o poder aquisitivo de seus consumidores. Entendeu a importância de definir seu público? Agora você vai saber de que forma fazer isso. Continue aqui.
Como definir o público-alvo de sua marca?
A resposta a essa pergunta varia se sua empresa já está aberta e com clientes ou se o negócio ainda está no campo das ideias. Vamos lá.
Você já possui clientes
Neste caso não há como fugir de conversar com sua clientela: é disparada a melhor forma. E para isso você pode criar uma pesquisa rápida para aplicar no momento de pagamento, no balcão mesmo. Em troca da resposta, sugerimos oferecer um brinde especial ou um desconto.
O primeiro passo é pensar em perguntas estratégicas que fornecem um bom entendimento do perfil dessas pessoas . Claro que perguntas específicas de cada empresa, mas aposte em buscar dados chaves como:
- Sexo
- Idade
- Carga
- Bairro e cidade onde residir
- Quais foram as reais motivações ao procurar o (a) [empresa / produto]?
- Não é exatamente o (a) [empresa / produto] o (a) procurar?
- Por onde costuma ler/assistir conteúdo relacionado ao [produto/segmento da empresa/modelo de negócio específico]?
Ainda não tem clientes
Este caso é bastante diferente do anterior, ein?! Quando você está estruturando um negócio e não está em contato com seus próprios clientes, a dinâmica para conhecer o público-alvo é diferente e parece uma missão quase impossível. Mas não é!
Uma boa forma de começar é analisando os concorrentes (diretos ou indiretos). Busque entender quem são os clientes. Se for uma loja física, você pode fazer algumas visitas ao local e observar bem as pessoas. Caso seja um e-commerce, acesse os reviews e comentários nas redes sociais, os sites e analise um bom n° de pessoas.
Agregue aos dados e informações colhidas uma ideia de público e conjunto de características que você entende serem comuns às pessoas com maior tendência a comprar do seu negócio.
#DicasConsolide
Consulte dados de entidades que realizam pesquisas em massa, como o IBGE e SEBRAE, além de associações específicas de seu segmento de mercado. Use e abuse também das ferramentas online, como o Google Trends, para visualizar o que mais tem sido pesquisado sobre determinados assuntos. Ferramentas como esta oferecem vários dados que ajudam você a conhecer seus potenciais consumidores.
Se você tem uma loja de lingeries , busque no Google Trends o volume de pesquisa das palavras “roupas íntimas femininas” nos últimos meses e as informações demográficas de quem pesquisou, por exemplo. Esses dados podem trazer insights para uma definição de seu público-alvo e ajudar em sua estratégia de divulgação.
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