“Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável”

Te dou um hambúrguer se você adivinhar a que marca pertence a “missão” acima. Para quem falou McDonald’s, acertou. A missão desta rede de fast food é exatamente o que consta na frase.

E não são apenas as grandes indústrias ou empresas que precisam ter uma missão bem definida. Se você está criando uma marca, por menor que seja o seu negócio,  também precisa definir uma “missão”. Na verdade, é preciso criar aquele famoso trio: missão + visão + valores. 

Esses três elementos não são meras palavras decorativas para o site da empresa, eles estão conectados com o propósito do seu negócio. Definem a identidade da marca, inclusive atraindo colaboradores alinhados com os valores da empresa. 

Assim como nós evoluímos e nos desenvolvemos com o tempo, as três palavrinhas essenciais - missão, visão e valores da sua marca devem ser revisadas e validadas durante toda a existência do seu negócio. Vamos entender cada um desses conceitos? 

O que é a missão de uma empresa e como criar a sua

A missão se refere à atividade da empresa, o motivo pelo qual o seu negócio existe. Em outras palavras, a missão é a razão pela qual você arregaçou as mangas para tirar a sua marca do papel. 

A missão aponta a solução que você deseja oferecer aos seus clientes. O seu propósito! Lembra da missão do McDonald’s? Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável. Simples assim. 

Algumas empresas existem para servir alimentos, outras para ajudar as pessoas a ter controle financeiro, outras ajudam o cliente a levar uma vida mais saudável, outras têm o foco em ajudar na locomoção, e assim por diante.  

E como definir a missão de sua empresa? 

Reúna pessoas de sua equipe ou faça você mesmo uma sessão de brainstorming (tempestade de ideias) para chegar a frases inspiradoras e desafiadoras que combinem com a personalidade de seu negócio. 

Responda às seguintes perguntas: 

- o que oferecemos? 

- por que esse negócio é necessário?

- qual o público-alvo? 

- quais os diferenciais da marca? 

Com as respostas no papel, você terá uma ideia das razões pelas quais seu negócio existe. Esta é a sua missão! 

#Inspiração: veja exemplos de missão de algumas marcas

“Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.” Google

“Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes.” Nike

“A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.” Apple

“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.” Fiat

O que é a visão de uma empresa e como escrever a sua

Já que a missão é a razão de ser da sua empresa, a visão é aquilo que a empresa deseja ser no futuro - não tão distante - e atua como a principal motivação do negócio. 

Quer um exemplo de visão de empresa bem focada? 

“Ser a maior e mais rentável empresa de registro de marcas do Brasil até o final de 2020”. Consolide

Com a visão definida para sua marca, todas as decisões, estratégias e planos estarão alinhadas a esse propósito. Por isso, é importante traçar os objetivos do negócio a médio e longo prazo. Assim, a visão serve como um motor impulsionador para que a equipe concentre todos os esforços para chegar ao destino no prazo estabelecido. 

Para criar a sua visão, a sugestão é responder às seguintes questões: 

- como quero que seja minha marca em alguns anos?

- quais as metas de curto, médio e longo prazo?

- o que as pessoas dirão da marca no futuro? 

Dica: a visão da empresa não é algo estático e, tampouco, pode ser algo impossível de ser realizado. Os objetivos e metas devem estar de acordo com o potencial de crescimento do negócio. Com o passar do tempo, a visão vai se renovando de acordo com novos sonhos e aspirações. 

#Inspiração: veja exemplos da visão de algumas marcas

“Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços em uma posição de líder de mercado.” Toyota

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.” Natura

“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e aos seus parceiros uma relação duradoura com foco no crescimento, na rentabilidade e na responsabilidade socioambiental.” Cacau Show

“Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.” Disney

Valores: o que são e como defini-los para sua marca

O terceiro elemento do trio são os valores. Eles são como as convicções fundamentais que a empresa defende. Os valores também devem servir como um guia para a gestão do seu negócio. 

Afinal, os valores são as crenças, a postura ética em relação ao que é certo e errado, bom e ruim, importante e não importante. São inegociáveis, e devem servir como regras de conduta para o cumprimento da missão, sendo compartilhados por todos que ali estiverem. 

Na hora de definir os valores de sua marca, pense em quais são os princípios de seu negócio. 

Pergunte-se: 

- se minha marca fosse uma pessoa, como ela seria? 

- qual seria sua forma de agir, como seriam suas atitudes? 

- por quais atitudes ela gostaria de ser lembrada pelas pessoas?

Os valores, assim como a missão e a visão, devem ser do conhecimento de todos os colaboradores. Precisam ser respeitados e vividos, diariamente, formando a cultura da empresa e alinhando a comunicação com o público.

Se sua marca tiver como valor, por exemplo, a diversidade, ela precisa transmitir isso em TODOS os comportamentos, atitudes e processos dentro e fora da empresa. Os valores precisam ser considerados em todas as situações, seja na contratação de pessoas ou nas ações que envolvem a comunidade.

#Inspiração: veja exemplos de valores

Coca Cola

  • Inovação
  • Liderança
  • Responsabilidade 
  • Integridade
  • Paixão
  • Colaboração 
  • Diversidade 
  • Qualidade 

Itaú

  • Só é bom para a gente se for bom para o cliente.
  • Fanáticos por performance; 
  • Gente é tudo para a gente; 
  • O melhor argumento é o que vale; 
  • Simples. Sempre; 
  • Pensamos e agimos como donos; 
  • Ética é inegociável.

Avon

  • Confiança
  • Respeito
  • Crença
  • Humildade
  • Integridade

Seus colaboradores devem ser os guardiões dos pilares da sua marca, colocando os valores em prática no dia a dia.

Aqui na Consolide, nosso time vivencia os pilares no cotidiano, respeitando a missão e lutando para conquistar o objetivo definido na visão. Não é à toa que hoje somos a número 1 do Brasil no segmento de Registro de Marcas. Aliás, estamos com vagas abertas! :)

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