“Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável”
Te dou um hambúrguer se você adivinhar a que marca pertence a “missão” acima. Para quem falou McDonald’s, acertou. A missão desta rede de fast food é exatamente o que consta na frase.
E não são apenas as grandes indústrias ou empresas que precisam ter uma missão bem definida. Se você está criando uma marca, por menor que seja o seu negócio, também precisa definir uma “missão”. Na verdade, é preciso criar aquele famoso trio: missão + visão + valores.
Esses três elementos não são meras palavras decorativas para o site da empresa, eles estão conectados com o propósito do seu negócio. Definem a identidade da marca, inclusive atraindo colaboradores alinhados com os valores da empresa.
Assim como nós evoluímos e nos desenvolvemos com o tempo, as três palavrinhas essenciais - missão, visão e valores da sua marca devem ser revisadas e validadas durante toda a existência do seu negócio. Vamos entender cada um desses conceitos?
O que é a missão de uma empresa e como criar a sua
A missão se refere à atividade da empresa, o motivo pelo qual o seu negócio existe. Em outras palavras, a missão é a razão pela qual você arregaçou as mangas para tirar a sua marca do papel.
A missão aponta a solução que você deseja oferecer aos seus clientes. O seu propósito! Lembra da missão do McDonald’s? Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável. Simples assim.
Algumas empresas existem para servir alimentos, outras para ajudar as pessoas a ter controle financeiro, outras ajudam o cliente a levar uma vida mais saudável, outras têm o foco em ajudar na locomoção, e assim por diante.
E como definir a missão de sua empresa?
Reúna pessoas de sua equipe ou faça você mesmo uma sessão de brainstorming (tempestade de ideias) para chegar a frases inspiradoras e desafiadoras que combinem com a personalidade de seu negócio.
Responda às seguintes perguntas:
- o que oferecemos?
- por que esse negócio é necessário?
- qual o público-alvo?
- quais os diferenciais da marca?
Com as respostas no papel, você terá uma ideia das razões pelas quais seu negócio existe. Esta é a sua missão!
#Inspiração: veja exemplos de missão de algumas marcas
“Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.” Google
“Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes.” Nike
“A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.” Apple
“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.” Fiat
O que é a visão de uma empresa e como escrever a sua
Já que a missão é a razão de ser da sua empresa, a visão é aquilo que a empresa deseja ser no futuro - não tão distante - e atua como a principal motivação do negócio.
Quer um exemplo de visão de empresa bem focada?
“Ser a maior e mais rentável empresa de registro de marcas do Brasil até o final de 2020”. Consolide
Com a visão definida para sua marca, todas as decisões, estratégias e planos estarão alinhadas a esse propósito. Por isso, é importante traçar os objetivos do negócio a médio e longo prazo. Assim, a visão serve como um motor impulsionador para que a equipe concentre todos os esforços para chegar ao destino no prazo estabelecido.
Para criar a sua visão, a sugestão é responder às seguintes questões:
- como quero que seja minha marca em alguns anos?
- quais as metas de curto, médio e longo prazo?
- o que as pessoas dirão da marca no futuro?
Dica: a visão da empresa não é algo estático e, tampouco, pode ser algo impossível de ser realizado. Os objetivos e metas devem estar de acordo com o potencial de crescimento do negócio. Com o passar do tempo, a visão vai se renovando de acordo com novos sonhos e aspirações.
#Inspiração: veja exemplos da visão de algumas marcas
“Consolidar nossa inquestionável qualidade global dos produtos e serviços em uma posição de líder de mercado.” Toyota
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.” Natura
“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e aos seus parceiros uma relação duradoura com foco no crescimento, na rentabilidade e na responsabilidade socioambiental.” Cacau Show
“Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.” Disney
Valores: o que são e como defini-los para sua marca
O terceiro elemento do trio são os valores. Eles são como as convicções fundamentais que a empresa defende. Os valores também devem servir como um guia para a gestão do seu negócio.
Afinal, os valores são as crenças, a postura ética em relação ao que é certo e errado, bom e ruim, importante e não importante. São inegociáveis, e devem servir como regras de conduta para o cumprimento da missão, sendo compartilhados por todos que ali estiverem.
Na hora de definir os valores de sua marca, pense em quais são os princípios de seu negócio.
Pergunte-se:
- se minha marca fosse uma pessoa, como ela seria?
- qual seria sua forma de agir, como seriam suas atitudes?
- por quais atitudes ela gostaria de ser lembrada pelas pessoas?
Os valores, assim como a missão e a visão, devem ser do conhecimento de todos os colaboradores. Precisam ser respeitados e vividos, diariamente, formando a cultura da empresa e alinhando a comunicação com o público.
Se sua marca tiver como valor, por exemplo, a diversidade, ela precisa transmitir isso em TODOS os comportamentos, atitudes e processos dentro e fora da empresa. Os valores precisam ser considerados em todas as situações, seja na contratação de pessoas ou nas ações que envolvem a comunidade.
#Inspiração: veja exemplos de valores
Coca Cola
- Inovação
- Liderança
- Responsabilidade
- Integridade
- Paixão
- Colaboração
- Diversidade
- Qualidade
Itaú
- Só é bom para a gente se for bom para o cliente.
- Fanáticos por performance;
- Gente é tudo para a gente;
- O melhor argumento é o que vale;
- Simples. Sempre;
- Pensamos e agimos como donos;
- Ética é inegociável.
Avon
- Confiança
- Respeito
- Crença
- Humildade
- Integridade
Seus colaboradores devem ser os guardiões dos pilares da sua marca, colocando os valores em prática no dia a dia.
Aqui na Consolide, nosso time vivencia os pilares no cotidiano, respeitando a missão e lutando para conquistar o objetivo definido na visão. Não é à toa que hoje somos a número 1 do Brasil no segmento de Registro de Marcas. Aliás, estamos com vagas abertas! :)
---
Este artigo foi útil? Que tal compartilhar o conteúdo com amigos empreendedores?
Deixe seu comentário