aumentar as vendas da sua sorveteria no Inverno

O clima quente do Brasil faz com que o sorvete seja uma das sobremesas favoritas no país. No entanto, quando as temperaturas caem, o consumo também tende a cair. E aí, para quem faz dessa delícia gelada a sua fonte de renda, a grande pergunta que fica é: como garantir as vendas na minha sorveteria durante o Inverno?

Para que o seu negócio tenha lucratividade durante todo o ano, independente do clima, é preciso planejamento e ações específicas. Do contrário, existe o risco de fechar as portas por falta de clientes.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), 92% dos mais de 10 mil empreendimentos ligados ao setor de sorvetes e gelatos existentes no país são micro e pequenas empresas. Isso quer dizer que estão mais sujeitas a sofrer impactos negativos no caixa quando a movimentação cai.

Então, o jeito é ser criativo e estratégico na hora de pensar em alternativas para que a sua sorveteria bombe inclusive no Inverno. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como aumentar seu faturamento mesmo na época mais fria do ano.

6 dicas para atrair clientes para a sua sorveteria no Inverno

Nem só de sorvetes deve viver uma sorveteria. Diversificação de cardápio e escolhas baseadas na experiência do cliente fazem toda a diferença para manter suas vendas aquecidas. Veja, a seguir, algumas ideias para se inspirar:

1.       Inove nos sabores 

Chocolate, morango, creme, pistache... Esses sabores são bem conhecidos e não podem faltar no cardápio de uma sorveteria. Mas oferecer opções... digamos... mais exóticas te ajuda a se diferenciar e consolidar sua marca na cabeça dos consumidores.

Para o Inverno, que tal pensar em sabores que combinem mais com o frio? Capuccino, vinho do Porto e canela são algumas ideias para dar uma “esquentada” no seu buffet. Opções com teor mais elevado de gordura, como doce de leite, castanhas e derivados do chocolate, também ajudam a aquecer o organismo e podem ser boas alternativas.

2.       Amplie as opções 

Além de novas ideias de sabores, variar os produtos é uma estratégia que não pode faltar no seu planejamento para o período de frio.  Aliar bebidas e sobremesas ao sorvete mantém o foco do seu negócio ao mesmo tempo em que atrai clientes.

Veja algumas sugestões que você pode combinar com sorvete:

  • churros;
  • petit gâteau;
  • tortas;
  • bebidas quentes;
  • marshmallow assado.

3.       Prepare o ambiente

Climatizar sua sorveteria é uma excelente forma de deixá-la mais agradável e convidativa. Invista em equipamentos com função dupla, que refresquem o ambiente no Verão e aqueçam no Inverno.

A iluminação é outro segredinho para tornar o ambiente mais acolhedor. Nos períodos mais frios, luzes indiretas em tons amarelados são boas aliadas, pois transmitem sensação de calor e aconchego. 

4.       Realize promoções 

Promoção é uma palavra capaz de tirar qualquer um de casa até no dia mais frio. Então, use a criatividade e organize festivais, ofereça cupons de desconto e cartões fidelidade, crie combos para aniversariantes do dia... As possibilidades são muitas.

Só não esqueça de planejar bem essas ações para que o impacto no seu faturamento seja positivo e não acabe gerando prejuízo em vez de lucro.

5.       Invista em sua marca

De nada adianta incrementar seu cardápio, caprichar no ambiente, inovar nas promoções e não divulgar, né? Use uma comunicação bem direcionada para o seu público, seja em canais on ou off-line, poste fotos nas redes sociais, ofereça um cardápio digital e mantenha horários de funcionamento e datas de promoções atualizados.

Use estratégias de Marketing para fortalecer a sua marca na cabeça dos consumidores e para se destacar da concorrência. Criar um nome para a sua empresa que possa ser lembrado o ano todo – e não só no Verão – e ter um logotipo diferente e bem planejado fazem parte dessa estratégia.

Para garantir que ninguém mais use o nome ou logo da sua sorveteria, não esqueça de registrá-los no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Só com o registro de marca, você garante exclusividade em todo o Brasil e será a única sorveteria a poder usá-los.

6.       Ofereça delivery

Mesmo que você tenha criado um super ambiente para receber seus clientes, leve em conta que muitos preferem comer em casa, especialmente nos dias mais frios. Então, criar um serviço de delivery é uma forma de chegar até os consumidores mais acomodados.

Nesse caso, lembre-se de escolher embalagens de qualidade, para evitar que o sorvete derreta e acabe gerando sujeira e uma experiência ruim para o cliente.

Mito: sorvete no Inverno faz mal à saúde

Sorvete no Inverno faz mal”. Quem nunca ouviu isso quando era criança e, em alguns casos, fala até hoje para os filhos?

A queda do consumo de sorvetes no Inverno não está relacionada apenas à sensação que a sobremesa gelada traz. Está enraizado na cultura popular que sorvetes – assim como outros alimentos gelados – podem causar gripes e dores de garganta, o que é um mito já derrubado pela ciência.

Os verdadeiros responsáveis pelas doenças típicas do frio são vírus e bactérias, que se aproveitam da imunidade mais baixa para agirem. O fato de que, no Inverno, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados facilita a proliferação desses micro-organismos, levando a maiores chances de desenvolver alguma doença, como resfriado.

Além disso, sorvetes de boa qualidade são ricos em proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas A, C, D E, K, B1, B2, B6, entre outros minerais, o que contribui para o aumento da imunidade e para a saúde em geral.

Então, pode espalhar por aí: o consumo de sorvete está liberado no Inverno!

Planejamento: a chave para aumentar as vendas da sua sorveteria no Inverno

Delicioso e versátil, o sorvete pode ser uma boa fonte de renda o ano todo, desde que você planeje ações para passar pelos dias mais frios. Para que seus clientes não se vão com a queda das temperaturas, vale investir em um cardápio variado, um ambiente convidativo e, claro, em divulgação.

Uma boa forma de garantir as vendas da sua sorveteria no Inverno é criar ações que fortaleçam sua marca nos períodos de maior movimentação. Assim, quando o frio chegar, você não será esquecido pelos clientes.

Se quer mais dicas para conquistar uma marca forte que te ajude a crescer no ramo de alimentação, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.

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