Para vender em marketplace, você vai precisar se dedicar à construção dos títulos e das descrições de cada produto, tirar fotos e gravar vídeos capazes de mostrá-los exatamente como eles são na realidade e manter sua loja sempre atualizada.
Além disso, é fundamental ficar sempre de olho nas tendências e monitorar o comportamento do seu público-alvo para fazer constantes adequações, caso contrário, o seu negócio ficará para trás!
Algumas outras dicas serão trazidas por mim no decorrer deste artigo. Continue lendo.
O que você precisa saber sobre vender em marketplaces
A palavra “marketplace”, em inglês, significa “mercado”. E ela serve muito bem para denominar aqueles espaços virtuais que abrigam várias pequenas lojas, afinal, eles nada mais são do que plataformas nas quais cada empreendedor precisa, quase literalmente, vender o seu peixe.
Quem opta por seguir esse caminho já tem a audiência e a demanda garantidas, por outro lado, só alcança o sucesso se conseguir estudar e entender as necessidades de seu público-alvo para ajustar as ofertas e manter um bom planejamento de estoque.
Feito isso, os próximos pontos de atenção serão a divulgação e o marketing, bem como o cuidado redobrado com a experiência do consumidor do início ao fim do relacionamento com a marca.
O que é preciso para vender em marketplaces? 14 dicas essenciais
Aqui vai um passo a passo em forma de dicas para você seguir!
- Defina bem o seu público-alvo.
- Escolha a plataforma mais adequada para o público definido, pensando nos interesses de consumo desse grupo.
- Separe os documentos que você vai precisar para se cadastrar no marketplace. Se não tiver um CNPJ, providencie!
- Registre a sua marca para transmitir credibilidade e garantir o seu cadastro no marketplace sem dores de cabeça.
- Entenda o que as outras lojas da plataforma escolhida mais vendem e aposte em produtos muito comercializados, mas com menor competitividade.
- Pesquise mais de uma alternativa de fornecedor, dialogue com suas opções e firme parcerias vantajosas para os dois lados.
- Antes mesmo de cadastrar os produtos, escreva títulos atraentes e descrições completas para cada um deles, destacando diferenciais e incluindo estratégias de otimização de busca (SEO). Revise-os gramaticalmente.
- Faça vídeos e fotografias reais e em alta resolução de todos os produtos também.
- Monitore constantemente o seu painel de vendas, o status das entregas e a sua caixa de entrada de mensagens.
- Monitore, ainda, os resultados das suas vendas, já pensando em alterar estratégias, títulos, descrições e até mesmo os próprios produtos se eles não estiverem como o esperado.
- Não deixe de responder dúvidas e feedbacks e faça isso sempre com máxima empatia e respeito, respeitando o Código de Defesa do Consumidor.
- Faça os envios dentro do prazo, respeitando as regras da plataforma, e em embalagens adequadas.
- Etiquete os produtos enviados e anexe a Nota Fiscal ou, pelo menos, o DANFE ao pedido. Se optar pelo DANFE, lembre-se de enviar a NF por e-mail ao consumidor.
- Replique suas estratégias em outros sites, sem deixar de ter como foco o público-alvo definido no início dos negócios.
Escolher o marketplace ideal não tem segredo: aposte sempre naquele em que o seu consumidor esteja presente, seja você iniciante ou não!
Qual o melhor marketplace para iniciantes?
Recomendo o Mercado Livre, a Shopee e a Amazon para você, apesar de existirem vários outros aqui no Brasil que podem ser interessantes a depender da sua clientela.
O Mercado Livre, dentre outros diferenciais, se destaca pela facilitação da logística, a Shopee porque está em alta e a Amazon pelo atendimento e pelas possibilidades de destacar produtos através de técnicas ensinadas na própria plataforma.
As taxas variam de um site para o outro e podem mudar no decorrer dos meses ou anos, então, coloque a relação custo versus benefício no papel antes de decidir.
Qual a taxa para vender em marketplaces?
Algumas plataformas oferecem duas ou mais opções de planos e assinaturas para os vendedores, o que influencia na cobrança de taxas por vendas, mas o mais comum é o valor corresponder a 10%-20% do preço do item comercializado.
E quanto menos o cliente paga na compra, maior a taxa: existem marketplaces que chegam a cobrar um preço fechado por unidade de produto se a negociação entre marca e consumidor não ultrapassar um total predeterminado. Faz parte!
As opções de parcelamento que você pode oferecer aos seus fregueses também mudam a depender do montante da compra, assim como os famosos “com” e “sem juros”.
Obs.: Quando for investigar tudo isso, analise também a questão dos cupons de desconto e do frete grátis, oferecidos, por exemplo, pela Shopee.
Aí vai ser só colocar a mão na massa e usufruir dos benefícios!
Vantagens de iniciar vendas em um marketplace
Apesar das taxas, vender em marketplaces costuma ser mais barato do que ter um e-commerce próprio e outra vantagem é não precisar se preocupar tanto com a logística dos produtos, apesar de ser fundamental ficar de olho na trajetória dos envios e adquirir boas embalagens para todos os itens comercializados.
O alcance da plataforma somado aos seus esforços para fazer bons anúncios também entra na lista de benefícios. Considere também as ferramentas e os recursos, inclusive de análise de resultados, disponibilizados pelos próprios sites.
Ficou com alguma dúvida ou ainda se sente inseguro(a) sobre qual caminho seguir? Já sabe, me escreve! A caixa de mensagens do Instagram @ConsolideSuaMarca está sempre aberta.
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