Mercado Livre, Submarino, Shopee e Amazon são alguns dos melhores marketplaces para vender produtos atualmente e quem não só marca presença nestas plataformas como tem uma marca registrada sai à frente na hora de fazer negócios!
Também existem outras alternativas de páginas que podem muito bem abrigar o seu negócio, então, antes de escolher um ou mais marketplaces, analise quais são adequados para o seu tipo de público, que tipos de recursos cada um oferece e como é feito o cadastro e a divulgação dos itens, por exemplo.
Aliás, para começar da melhor forma, a dica é ler este artigo. Nele, você vai conhecer 19 opções e entender o que fazer para aumentar suas chances de sucesso. Siga em frente!
Os 16 marketplaces que mais vendem: lista atualizada [2024]
Os marketplaces que mais vendem ou os melhores marketplaces para vender nos dias de hoje – pensando em quantidade de visitas e usuários – são o Mercado Livre, a Shopee, a Amazon, a OLX, o AliExpress e pelo menos 10 outras plataformas digitais.
Quem não aparece em uma ou mais delas, preferencialmente como marca registrada, pode estar perdendo dinheiro, afinal, só em 2023, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, os e-commerces chegaram a vender 395 milhões de pedidos, 10% a mais do que no ano anterior!
Aceita a lista completa?
1. Mercado Livre
É uma das plataformas mais famosas do Brasil e do mundo quando o assunto é “marketplace” e, atualmente, tem mais de 10 milhões de vendedores cadastrados, além de operar em 18 países.
Para começar a vender por lá, o importante é você conhecer as exigências ligadas ao registro de marca no Mercado Livre se quiser se tornar loja oficial. Os próximos passos vão ficar bem mais fáceis depois que você puder contar com os recursos exclusivos para “registrados”!
São vantagens do site:
- variedade de setores;
- sistema de pagamento próprio (“Mercado Pago”);
- investimento alto em logística;
- ferramentas de segurança para garantir a veracidade das transações; e
- sistema próprio de entregas.
Precisa de ajuda no processo? Fique à vontade para nos escrever – @ConsolideSuaMarca, no Instagram!
2. Amazon
Conhecida mundialmente, a plataforma é uma referência em vendas pela internet e está no Brasil desde 2012. Sai ganhando quem vende por lá tanto por causa das várias possibilidades de destacar um produto na Amazon quanto em decorrência de:
- foco prioritário no cliente;
- sistema de entregas rápidas;
- treinamentos de vendas;
- repasses integrais de dinheiro; e
- grande variedade de produtos e, consequentemente, de consumidores.
Assim como no ML, vender na Amazon tendo registro de marca pode trazer muitas vantagens para você. Fica a dica.
3. Americanas
Essa plataforma tem bastantes usuários ativos e repassa o valor total das vendas aos comerciantes, além de não cobrar taxa pelo cadastro.
Ela é mais recomendada para vendedores mais experientes e/ou que buscam maior autonomia e trabalham ou pretendem trabalhar sem necessitar de suporte mais próximo e personalizado.
4. Shopee
A Shopee veio de Cingapura para o Brasil apenas alguns anos atrás, em 2019, e rapidamente se tornou uma grande concorrente de outros marketplaces. Ela é fortíssima em presença nas redes sociais e tem ganhado espaço nos comerciais de televisão também, além de investir em gamificação para atrair clientes.
Quem quer aprender como vender num marketplace assim e faturar, precisa ficar de olho na situação do caixa da empresa e entender até que ponto as promoções e os descontos oferecidos são vantajosos para fechar no azul ao final do mês!
Pontos positivos da Shopee para vendedores: menor burocracia no cadastro e maior variedade de categorias de vendas (com foco em roupas, tecnologia e utensílios domésticos).
Principal ponto negativo: muitos vendedores sem marca registrada e com menor credibilidade, o que leva a clientes mais desconfiados e também a um maior número de fraudes.
5. Magazine Luiza
Ela, que sempre foi uma loja tradicional do país, passou a ter uma plataforma de bastante sucesso no digital também há alguns anos, e vende eletrodomésticos e eletroeletrônicos, móveis, roupas e calçados etc..
Os principais benefícios de negociar via Magazine Luiza são:
- integração do marketplace com as lojas físicas da empresa; e
- programa para auxiliar na divulgação de vendedores autônomos (“Parceiro Magalu”).
Em outro artigo publicado aqui no blog da Consolide, aprenda como montar uma loja virtual e aproveite.
6. Casas Bahia
Seguindo o mesmo caminho do Magazine Luiza, a Casas Bahia foi igualmente além do varejo tradicional e criou seu próprio marketplace, comandado pelo mesmo grupo que comanda as plataformas do Extra e do Ponto Frio.
Ao se cadastrar no marketplace, você:
- consegue usar a mesma conta para vender produtos nas páginas do Ponto Frio e do Extra;
- pode acompanhar os conteúdos educativos do “Casas Bahia Ensina”;
- conta com um sistema de entregas próprio da marca; e
- usufrui de uma ferramenta exclusiva para anúncios.
Como a marca existe desde a década de 50, a quantidade de consumidores que compra no site por causa do nome é enorme, então, nada melhor do que vender por lá – e tendo marca registrada do jeito certo para provar que você também se preocupa com reputação!
7. Netshoes
Diferentemente dos outros marketplaces mencionados até aqui, a Netshoes é um exemplo de plataforma voltada para um setor específico: o da venda de artigos esportivos, mas, mesmo assim, recebe mais de 50 milhões de visitas todo mês, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.
Foi atrás do que vender na internet e optou por produtos que se encaixem nesse site? Aproveite a oportunidade de fazer cross selling, ou seja, de vender itens que se complementam!
Provavelmente, quem comprar um tênis vai gostar de poder adquirir um par de meias com desconto.
8. Zattini
Ligada ao Grupo Netshoes, a Zattini se diferencia do marketplace listado acima pelo tipo de produto comercializado, e é voltada para roupas, bolsas, relógios e calçados.
Ela ganhou espaço no mercado porque oferece marcas premium a preços mais baixos. Em paralelo, é vantajosa para os vendedores porque antecipa os recebimentos.
9. Centauro
Outro marketplace que vende produtos esportivos, a Centauro se diferencia da Netshoes porque tem lojas físicas, o que facilita seu reconhecimento como uma marca com atributos únicos e dá ao consumidor maior sensação de segurança ao comprar, afinal, ele “tem onde reclamar em último caso”, né?
Ela é a única distribuidora de produtos Nike do país, então, pode ser uma boa opção para quem quer vender a fregueses atraídos pela pesquisa específica de determinados modelos.
O processo de cadastro na Centauro é bem fácil e você pode trabalhar tranquilo(a) sabendo que ela oferece proteção contra chargebacks – os cancelamentos de compras feitas no cartão de crédito.
10. Madeira Madeira
Voltado para o ramo de utilidades domésticas e, principalmente, para decoração e construção, o Madeira Madeira se destaca por oferecer:
- estoque sincronizado, sendo fácil fazer o gerenciamento a distância;
- repasse integral do dinheiro ganhado com as vendas, mesmo se o cliente fizer a compra parcelada; e
- possibilidade de oferecer ao consumidor parcelamentos em até 12x.
O marketplace tem menos visitas mensais se comparado à Netshoes, mas recebe, muitas vezes, pessoas sabendo exatamente o que procuram.
E é isso o que pode representar sucesso para você, desde que a sua loja lá dentro esteja devidamente atualizada, os produtos divulgados com fotos nítidas e verdadeiras, as descrições completas, os valores adequados ao mercado e assim por diante.
11. Elo7
Com vendedores negociando, especificamente, produtos artesanais, o Elo7 não apenas tem um grande alcance nacional como atende mais de 4 mil cidades e permite, aos compradores, encontrarem o que procuram mesmo em municípios longe daquele em que vivem.
Quem quer vender na plataforma não precisa pagar mensalidade e nem ter CNPJ para fazer cadastro, mas, mais uma vez, motivos para registrar marca não faltam: comerciantes de todos os portes com o certificado do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) saem à frente dos que não têm o registro, principalmente porque conquistam a confiança do público-alvo.
12. AliExpress
Bastante conhecido por vender produtos internacionais, o AliExpress abriu seu mercado para os brasileiros nos últimos anos e já faz bastante sucesso entre quem quer comprar de tudo!
Ele tem os mesmos prós e contras da Shopee, praticamente, e oferece diversas alternativas de prazos de pagamento para os clientes (com juros, claro), integração a diferentes canais de venda (permitindo o bate-papo entre consumidor e vendedor) e uma ferramenta para transmissões ao vivo (live commerce).
13. OLX
Conhecida por vender produtos usados, a OLX também é um marketplace de itens novos, que se destaca por oferecer uma alta gama de categorias.
Ela talvez não seja a melhor alternativa para quem quer começar a vender online, mas pode ter grande valor para comerciantes que conseguem atingir a galera que navega por lá: pessoas em busca de imóveis e veículos, por exemplo.
Na plataforma, não é cobrada taxa para a divulgação, os anúncios podem ser potencializados através de ferramentas próprias e a visualização dos itens é bem simples.
14. Shein
Considerada por muitos um dos melhores marketplace para vender roupas de 2024 e dos últimos anos, a Shein chegou ao mercado como uma empresa de moda rápida, trazendo para o país roupas fabricadas principalmente em solo chinês, e abriu espaço para comerciantes brasileiros algum tempo depois.
Ela é criteriosa na aprovação de quem pode fazer parte como vendedor e analisa até faturamento e estoque dos “candidatos”, mas o cadastro é descomplicado e dá para fazer campanhas exclusivas por lá.
Você ainda pode analisar a possibilidade de receber algum tipo de isenção de taxas quando começar a vender.
15. Enjoei
Outro marketplace de moda, mas mais conhecido pela venda de produtos usados, o Enjoei tem um funcionamento digital bastante interessante, permitindo aos vendedores receber e responder perguntas e fazer negociações sem nenhuma complicação.
Ele ainda oferece automaticamente, assim que um pedido é concluído, todas as informações necessárias para o(a) comerciante ir aos Correios enviar a entrega, se esta for a modalidade escolhida pelo cliente.
Só as taxas para vender por lá que são um pouco altas, então, faça as contas antes de começar!
16. Dafiti
Um dos maiores e-commerces de moda da América Latina, a Dafiti é marketplace hoje em dia. Nessa plataforma, a comissão cobrada para abrigar as vendas pode variar de acordo com o tipo de produto, mas costuma passar dos 10% do valor do item.
São vantagens dela a possibilidade de oferecer frete grátis e poder contar com serviço próprio de entregas.
E aí, já sabe qual alternativa escolher?
Como escolher um marketplace para vender? Dicas importantes
Uma vez conhecendo as principais plataformas, sua escolha vai depender da seleção de algumas das opções e de uma pesquisa mais aprofundada para saber qual ou quais são realmente adequadas a como o seu negócio funciona.
Além disso…
- Entenda para quem você vende ou pretende vender, ou seja, trabalhe na construção da sua persona
- Defina seu público-alvo, descobrindo quem são os consumidores que procuram pelos seus produtos através de uma boa pesquisa de mercado
- Busque o máximo de informações possíveis sobre formas de repasse, divulgação, contatos, segurança, custos e obrigatoriedade de registro nos marketplaces desejados
- Investigue a reputação das plataformas, conversando com outros vendedores pessoalmente ou através de grupos nas redes sociais
- Calcule quanto você vai gastar pagando comissões que são cobradas sobre as vendas e compare o investimento com os recursos e as ferramentas que receberá em troca. Veja se vale a pena!
- Descubra prazos, mesmo que em média, para começar a receber pelo seu trabalho
Depois, você vai precisar dedicar grande parte do seu tempo para aprender como vender em um marketplace, mas não tem segredo: fotos e vídeos de qualidade e muito fieis aos produtos, títulos e descrições caprichosos, informações relevantes e uso de palavras-chave farão toda a diferença – e voilá!
Talvez a leitura de dicas de SEO para a Amazon igualmente válidas a outros sites de vendas lhe interesse agora. É mais um texto escrito com muito carinho! No mais, boa sorte no processo. Lembre-se de que pode haver necessidades de ajustes agora para tudo ficar perfeito, mas todos serão recompensados depois.
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