5 dicas para aumentar as vendas de chocolate na Páscoa

Com estratégias eficazes, é possível alavancar suas vendas de chocolates e lucrar mais na Páscoa e durante todo o ano. Saiba como neste artigo.

Por Tatiana Ramos 10 min. de leitura

aumentar vendas de chocolate na Páscoa

A Páscoa será celebrada no próximo dia 9 de abril e, para muitos empreendedores, é uma grande oportunidade de aumentar as vendas de chocolates. Além das grandes marcas do setor, pequenas empresas e produtores autônomos têm conquistado espaço no mercado com a produção de chocolates artesanais e, com as estratégias certas, é possível transformar essas delícias em uma fonte lucrativa de renda.

Com a produção artesanal, além de oferecer produtos diferenciados e exclusivos, é possível trabalhar com ingredientes de qualidade, sem adição de conservantes e aromatizantes artificiais, e cativar um público mais exigente em relação à qualidade e ao sabor dos produtos. Dessa forma, você se torna competitivo e com grandes oportunidades para crescer.

Para ajudar os empreendedores, neste artigo vamos dar algumas dicas de como lucrar mais com uma marca de chocolates na Páscoa e um bônus com ideias para que o negócio seja lucrativo durante todo o ano.

Então, acompanhe abaixo alguns insights que preparamos para você. 

5 ideias para aumentar suas vendas na Páscoa

Especialmente na Páscoa, mas também em outras datas comemorativas, como Dia dos Namorados e aniversários, é grande a procura por chocolates. Afinal, quem não gosta de um presente doce e saboroso?

E é por isso que a produção de chocolates pode ser tão lucrativa. Se você for criativo, original e determinado para colocar suas ideias em prática, pode se destacar no mercado e aumentar as vendas, aproveitando o período de alto consumo para fortalecer sua marca de chocolates.

A seguir, trazemos 5 dicas para você vender ainda mais nesta Páscoa. 

1. Entenda os hábitos de consumo

Saber como o público se comporta em relação ao seu produto é fundamental para ter sucesso em qualquer nicho. No caso específico da Páscoa, é possível analisar as tendências e usar essa informação para focar nos itens mais promissores.

Para este ano, de acordo com um levantamento do Opinion Box, 85% dos consumidores pretendem comprar chocolates na Páscoa e os itens mais desejados são:

  • ovos de Páscoa (65%);
  • barras de chocolate (46%);
  • caixas de bombom (45%);
  • trufas (28%);
  • cestas personalizadas (17%).

Com base nessa informação, onde você investiria mais esforço, esperando um volume de vendas maior? Percebeu como ter esse tipo de conhecimento te ajuda a produzir com mais foco? Então, busque outras fontes de pesquisa e produza exatamente aquilo que o consumidor está procurando.

2. Seja criativo

Para quem produz chocolates, a época da Páscoa precisa ser de reinvenção. Afinal, não tem como vender mais oferecendo simplesmente o que os seus clientes já encontram o ano todo, certo?

Inovar em novos sabores, oferecer degustações e caprichar nos itens personalizados são formas de chamar a atenção do público, fortalecer a sua marca de chocolates e colocar no mercado um produto diferenciado.

3. Faça promoções

Por mais que seus chocolates sejam deliciosos e preparados com ingredientes super selecionados, não dá para ignorar a importância de um bom preço na hora das vendas. Por isso, avalie com critério suas receitas e despesas e crie promoções realistas, mas que funcionem como um atrativo a mais para o consumidor.

Descontos progressivos, do tipo quanto mais itens comprados, maior o desconto, e combos com valores diferenciados são opções para aumentar o volume de suas vendas na Páscoa e ainda manter uma boa margem de lucro.

4. Divulgue seus produtos 

De nada adianta você ter excelentes produtos e bom preço se os clientes não chegarem até você, não é? Então, invista em anúncios da sua marca nas redes sociais para alcançar um público maior durante a Páscoa e aumentar as oportunidades de venda.

Use a Internet como uma vitrine de negócios, publicando fotos, promoções e outros conteúdos em suas redes sociais. Disponibilizar um catálogo completo, com produtos e valores, faz com que as pessoas avaliem as opções e facilita a decisão de compra.

5. Ofereça várias opções de pagamento

Se a sua intenção é aumentar o número de vendas na Páscoa, você precisa tornar a compra mais acessível. Analise as formas de pagamento que você pode adaptar ao seu negócio e ofereça opções aos clientes. Dinheiro, pix, transferência bancária, parcelamento… Deixe o consumidor saber que ele terá várias opções na hora de pagar.

Dicas para fortalecer sua marca de chocolates o ano todo

Como você viu, há diversas formas de atrair compradores para seus chocolates durante a Páscoa. Mas, se você não quer contar apenas com vendas sazonais, precisa estar focado em fortalecer a sua marca durante todo o ano. 

Para isso, é preciso estar atento a alguns pontos que vão desde a legalização do negócio até a forma de se comunicar com o público. Vamos checar alguns deles?

Conheça o mercado 

Defina claramente quem é seu público, quais são suas preferências, se valorizam mais preço ou qualidade, quem são seus concorrentes, quais as opções de fornecedores. Com essas informações em mãos, crie um plano de negócios para investir com mais segurança e estratégia. 

Invista em estrutura 

Mesmo que você produza seus chocolates de forma artesanal em casa, é preciso contar com uma estrutura que permita aumentar o volume de produção quando mais pedidos começarem a chegar. Coloque no papel desde os ingredientes necessários até os equipamentos para produção, embalagens e formas de entrega.

Legalize seu negócio

Você pode até trabalhar como autônomo, mas precisa estar legalizado para evitar dores de cabeça no futuro. Se o negócio ainda é pequeno, verifique a opção de se registrar como Microempreendedor Individual (MEI). Tenha em mente que, especialmente no ramo de alimentação, há algumas normas que precisam ser cumpridas e que, por mais que pareçam burocráticas, são necessárias para a sua segurança e a de quem consome seus chocolates.

Crie uma identidade

Uma marca só é forte quando ela é reconhecida pelo público. Para que seus clientes identifiquem claramente seus produtos, crie uma identidade visual marcante e a use tanto na divulgação em suas redes sociais quanto em embalagens que se diferenciem da concorrência. 

Registre sua marca

O que Lacta, Nestlé e Cacau Show têm em comum, além de fabricarem chocolates? Todas elas têm aquele ® ao lado do nome, que só pode ser usado por quem fez o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Então, se você também quer essa proteção e credibilidade, depois de decidir o nome e o logotipo da sua marca de chocolates, não esqueça de registrá-los. E não basta ter o CNPJ e perfis em redes sociais, viu? A única forma de registrar uma marca oficialmente é no INPI.

Razões para registrar sua marca de chocolate

“Ah, mas eu não sou uma grande empresa, então, não preciso registrar minha marca. O que pode acontecer de tão grave se eu não registrar?”.

Se você acha que o registro é desnecessário só porque você não é uma Nestlé ou Cacau Show, é hora de repensar. A primeira coisa que você precisa saber é que o registro de marca não depende do porte da empresa e pode ser feito inclusive como pessoa física, porque o objetivo é proteger a marca que você criou e está trabalhando arduamente para tornar reconhecida.

Sobre o que pode acontecer sem o registro, são vários os riscos que você está correndo. Veja alguns:

  • Perder a exclusividade: sem o registro, qualquer pessoa ou empresa pode utilizar a sua marca, confundindo o consumidor.
  • Ter sua reputação prejudicada: imagine que outra empresa usou uma marca igual a sua e gerou problemas para os clientes. Com certeza, muitos podem acreditar que se trata da sua marca, prejudicando sua reputação.
  • Sofrer ações judiciais: se outra pessoa registrar uma marca igual a sua antes de você, ela pode reivindicar a propriedade da marca e até te processar por uso indevido, exigindo que você troque o nome da sua empresa e pague uma alta indenização pelo uso da marca que não é sua.
  • Perder o investimento feito na marca: caso outra empresa registre a marca antes de você e exija que você troque sua identidade, todo o tempo e dinheiro que você investiu na construção de um negócio reconhecido serão perdidos e você terá que recomeçar do zero.
  • Perder oportunidades de expansão: sem o registro, você não poderá franquear ou licenciar produtos, por exemplo, já que a marca não estará legalmente protegida.

Por outro lado, com o registro, você ganha:

  • Proteção legal: você terá exclusividade do uso da marca no mercado brasileiro e ficará protegido contra possíveis plágios ou cópias, além de evitar processos e multas por uso indevido.
  • Valorização da marca: ter a marca registrada no INPI transmite mais credibilidade e profissionalismo, o que contribui para aumentar a confiança dos clientes e parceiros comerciais.
  • Possibilidade de expansão: com o registro, é possível investir em  licenciamento e franquias, gerando novas fontes de renda para o negócio.

Como registrar sua marca de chocolate

Se você já entendeu a importância de registrar sua marca, mas não tem ideia de por onde começar, calma que vamos te ajudar com um passo a passo bem simples:

Identifique a classe do INPI

Verifique qual a classe para registro de uma marca de chocolates no INPI. Geralmente, o setor alimentício inclui as classes 30, 35 e 43, mas isso pode variar de acordo com as particularidades do seu serviço.

Consulte a viabilidade

Sabendo em qual classe sua marca será registrada, pesquise na base de dados do INPI se a marca ainda está disponível ou se alguém já a registrou. Caso já exista uma marca igual ou muito semelhante à sua, registrada na mesma classe, o risco do seu pedido ser indeferido é grande e o ideal é fazer algum ajuste no nome ou logotipo.

Entre com o pedido de registro de marca

Reúna os documentos necessários para registrar sua marca. A documentação depende da forma como você vai fazer o pedido de registro: como pessoa física ou jurídica. Durante a análise do INPI, que leva até 12 meses, podem ser solicitados novos documentos.

Além disso, para registrar a sua marca, você terá que pagar algumas taxas que variam entre R$ 440,00 e R$ 1.100,00. Se você for MEI (Microempreendedor individual), ME (Microempreendedor) e EPP (Empresa de Pequeno Porte), o valor é menor.

Receba o Certificado de Registro da Marca

Se estiver tudo certo e seu pedido for deferido, você deve pagar uma taxa para receber o Certificado de Registro da Marca, que é válido por 10 anos e funciona como uma escritura de imóvel, garantindo que você tem a propriedade da marca.

Achou  muito complicado para fazer sozinho? Você pode contratar uma empresa como a Consolide Registro de Marcas, que oferece o suporte de advogados especializados do começo ao fim do processo. Dessa forma, além de receber orientações que aumentam as chances de deferimento, você também terá profissionais qualificados acompanhando cada etapa do seu pedido.

Na Consolide, você pode registrar sua marca de chocolates on-line, sem sair de casa e sem enfrentar filas. Tudo pode ser feito pelo seu computador ou celular e, depois, você acompanha cada etapa do processo por meio de um aplicativo.

Se você quer saber mais sobre o registro e fazer uma pesquisa de viabilidade da sua marca, entre em contato pelo site da Consolide, redes sociais ou 0800-648-0060, explique suas necessidades e garanta a proteção do seu negócio com a maior empresa de registro de marcas do Brasil.

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