Requisitos necessários para ser loja oficial no ML

Quer ter loja oficial no Mercado Livre, mas não conseguiu aprovação ou sequer entrou com o pedido? Conheça os requisitos neste artigo e veja como providenciar!

Por Alan Marcos 4 min. de leitura

Ilustração de uma prancheta com uma folha onde há um símbolo do Mercado Livre no topo. Nas linhas abaixo, há uma checklist com todas as caixas de seleção marcadas.

Os requisitos essenciais para você ter uma loja oficial no Mercado Livre hoje em dia incluem o registro de marca completo, não ter dívidas com a plataforma, criar uma página personalizada por lá e nutri-la com pelo menos um novo produto.

A oficialização vale muito a pena porque seu negócio ganha visibilidade e conquista a confiança dos consumidores, enquanto você acessa ferramentas exclusivas para melhorar ainda mais a divulgação e as vendas!

Neste breve guia, vou lhe ajudar a desvendar todos os segredos do caminho até o topo do ML, com dicas para transformar a sua loja por lá em um verdadeiro sucesso.

Quais são os requisitos para se tornar loja oficial no Mercado Livre?

A primeira exigência feita hoje em dia pelo ML para qualquer loja que queira se tornar oficial é ter o certificado válido de registro de marca, obtido junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Além disso, também são exigidos pelo menos um novo produto publicado no marketplace, estar em dia com as cobranças da plataforma e criar uma página personalizada por lá.

Ter registro de marca válido

Sim, é necessário ter registro de marca para ser loja oficial do Mercado Livre! O certificado obtido junto ao INPI vai comprovar a titularidade e a exclusividade do seu negócio, enquanto você evita que outras empresas utilizem a sua marca indevidamente.

Um vídeo muito legal publicado no canal da Consolide no YouTube conta mais. Assista agora!

Ainda tem dúvidas? Pode enviar para o @ConsolideSuaMarca no Instagram.

Publicar um novo produto + manter sua página sempre ativa

Outra exigência do ML é ter um novo produto publicado na hora de solicitar a ativação do selo de loja oficial, mas eu vou além na orientação: para demonstrar seu compromisso com a plataforma, você também vai precisar manter sua loja sempre ativa através da inclusão frequente de itens à venda.

Isso indica investimentos no negócio e preocupação em oferecer novidades aos clientes.

Quer mais?

  • Novos produtos atraem novos compradores
  • Quem já é freguês volta para conferi-los
  • Sua visibilidade em resultados de busca aumenta

Só sucesso!

Estar em dia com as contas

Você não pode se esquecer de manter seu cadastro no Mercado Livre atualizado e eliminar toda e qualquer pendência financeira com ele.

Caso seu objetivo seja ter loja oficial num dos maiores e melhores marketplaces para se vender, consulte seu histórico de pagamentos e pendências acessando a sua conta na plataforma e pague qualquer tarifa pendurada.

Criar uma página personalizada

Cumpridas todas as etapas anteriores, sua loja ainda vai precisar ter uma página personalizada e com identidade de marca bem definida e apresentada somada a informações claras sobre o nicho de atuação, como comprar etc.

Pense que tudo contribui para uma melhor experiência do cliente e aumenta a credibilidade do negócio e vá além!

  • Utilize imagens de alta qualidade dos produtos e o mais profissionais possíveis
  • Crie descrições detalhadas de cada item à venda usando palavras-chave como as de SEO para a Amazon
  • Busque maneiras de facilitar a navegação através do layout sem esquecer também de oferecer um checkout simplificado
  • Personalize a URL da loja com o nome da marca para facilitar a memorização

Os resultados você verá em cifras.

E como fazer solicitação para se tornar loja oficial no ML?

Pedir para virar loja oficial no Mercado Livre depois de atender a todas as exigências do marketplace e de estar com seu certificado de registro de marcas em mãos é muito fácil: tudo acontece através do seu painel na plataforma.

  1. Acesse seu painel de vendedor
  2. Procure pela seção destinada ao pedido de loja oficial
  3. Preencha o formulário com informações claras e completas
  4. Anexe a documentação necessária e envie
  5. Aguarde a análise por parte do ML

Um feedback virá até você através da sua caixa de mensagens no site, informando se a sua solicitação foi ou não aprovada. Podem ser necessárias algumas correções no preenchimento do formulário ou o envio de outros documentos.

Agora se sente mais preparado(a) para transformar seu negócio em uma loja oficial no Mercado Livre?

O processo pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com a ajuda de especialistas em registro de marcas, você estará dando um passo importante para proteger sua identidade visual e conquistar cada vez mais clientes.

Fique à vontade para me escrever se precisar. Até logo!

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?