Para lidar com as dores e delícias de ter o próprio negócio é preciso coragem, resiliência e muito trabalho. Mas o resultado é compensador, não é mesmo?
Um dos maiores desejos dos empreendedores é ampliar sua empresa. Então agora pense em como seria expandir esse sonho: replicar a sua marca por outros cantos da cidade, do estado, do país... E por que não do mundo!?
Com essa ideia na cabeça, o empreendedor poderia:
1. abrir filiais do seu negócio – e precisaria de um bom capital para investimento;
2. ir crescendo aos poucos, poupando parte dos lucros para criar uma nova unidade de tempos em tempos;
3. transformar seu negócio em franquia.
Se você achou interessante a última opção, este artigo é para você. Faça parte do time de empresas em todo o mundo que adotaram o sistema de expansão de negócios conhecido como franchising ( processo de abertura de franquias).
O que são franquias?
O sistema de franquia faz com que você compartilhe o seu conceito de negócios com outros empreendedores. Essa forma de expansão fortalece a marca e pode trazer resultados financeiros bem satisfatórios.
De forma bem didática: o franqueador (dono da marca) cede ao franqueado (aquele que compra uma franquia) os direitos de uso da marca e de distribuição exclusiva (ou semiexclusiva) de produtos ou serviços.
Em alguns casos, o franqueador também fornece ao franqueado a sua tecnologia de implantação e administração do negócio. Vamos entender como tudo funciona.
Mercado de franquias no Brasil
No Brasil, o mercado das franquias tem história. São mais de 50 anos, desde que a primeira franquia – Escola de Idiomas Yázigi - iniciou sua rede em janeiro de 1954. De acordo com dados da International Trade Administration, no ano de 2016 o Brasil era o 4º colocado entre os países com o maior número de marcas de franquias.
E o mercado não para de crescer. Segundo a ABF (Associação Brasileiras de Franquias), até julho de 2019, o mercado de franquias cresceu 7,5% em relação aos dois últimos anos.
Quais as vantagens do sistema de franquias?
Para o franqueador:
Se você é dono de um negócio e está pensando em expandir sua marca através do sistema de franquias, este modelo possui inúmeras vantagens. Primeiramente, você pode ganhar com a expansão rápida aliada a menores investimentos. Além disso, os franqueados fortalecem cada vez mais a sua marca, pois estarão espalhados por outros locais.
Outro fator vantajoso: você descentraliza as gestões de mais de um ponto de venda, potencializando a eficiência da operação. Com isso, pode concentrar forças no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Para o franqueado:
Por outro lado, os franqueados também podem se beneficiar com o sistema. Afinal, uma franquia é uma excelente oportunidade para quem quer abrir um negócio sem ter muita experiência no setor escolhido.
O início do negócio implica em menos riscos para o franqueado, já que ele estará usando uma marca já conhecida. O marketing será compartilhado em toda a rede, diminuindo custos para o empreendedor, que pode se concentrar mais na gestão do negócio.
Agora é hora de avaliar se está mesmo na hora de franquear o seu negócio. Anote aí os primeiros passos:
#Passo1 - Avalie se o seu negócio pode se tornar franquia
Descubra o potencial de atuação do negócio
Para descobrir se o seu negócio é franqueável ou não, tire um tempo para fazer algumas avaliações:
1. Um estudo de mercado poderá indicar o potencial do produto ou do serviço. Existem agências de publicidade especialistas em pesquisas de mercado. Uma boa ideia seria contratar uma empresa para pesquisar as oportunidades e os riscos desse empreendimento. Muitas vezes, mais de uma unidade do negócio na mesma cidade pode saturar o mercado, por exemplo.
2. Pense em seus produtos e serviços como se fosse um consumidor mesmo: eles têm ciclo de vida curto? É um produto que está muito na moda hoje, mas pode perder a fama rapidamente?
Para a questão acima, vale lembrar de um exemplo conhecido: as paletas mexicanas (um tipo de picolé). O produto virou uma febre alguns anos atrás, mas hoje em dia as paletas passaram a fazer parte do mercado tradicional de sorvetes. Então, usando isso como exemplo, o empreendedor deveria se perguntar: “será que vale a pena apostar em paletas mexicanas ou é melhor abrir logo uma sorveteria tradicional?”
3. Com o estudo de mercado, você pode também avaliar, através de estatísticas, quais as suas possibilidades de lucro no franqueamento do seu negócio. Nem sempre a margem de lucro compensa, por isso vale a pena também conversar com seu contador. Junto com ele, faça todos os cálculos necessários - e evite dores de cabeça no futuro.
Analise a estrutura do negócio e sua disponibilidade para investimentos
Sim, você terá que fazer investimentos se quiser transformar seu negócio em franquia. Novos equipamentos, pesquisas e instalações podem ficar sob a responsabilidade do franqueador, portanto é preciso que se estude a viabilidade da expansão.
Além do investimento necessário, você terá que pensar na produção em escala. Avalie todas as questões: quais serão os custos estimados? Qual será o valor do produto final? Como será a produção?
#Dica Consolide: conte com a assessoria de entidades como o Sebrae para auxiliar na análise de franqueabilidade e no plano de negócios.
Observe a concorrência e enumere os diferenciais de sua marca
Aceitar a concorrência é fundamental para qualquer empreendedor que pensa em expandir seu negócio. Você pode até dizer que não tem concorrentes, mas lembre-se que, mesmo não existindo um produto similar no mercado, ele estará substituindo alguma alternativa que já existe.
Portanto, observe a concorrência. O que eles estão fazendo? Enumere seus diferenciais em relação a tudo que já existe no mercado nacional, regional e local. Para atuar como franqueador, você terá que pensar na ampliação de seus limites geográficos. Coloque tudo no papel e pule para o próximo passo.
#Passo2 - Planeje como será seu apoio às unidades franqueadas
Em seu planejamento, é importante que você pense como será o seu apoio aos franqueados. Quais os serviços que você teria de prestar a eles? Como estimaria os custos desses serviços?
Veja quais os serviços podem ser prestados:
- Apoio jurídico
- Compra de insumos
- Instalações e equipamentos
- Material promocional e marketing
- Orientação sobre processos
- Auxílio no projeto arquitetônico das unidades
- Auxílio financeiro
- Projeto mercadológico e organizacional
- Operações
- Treinamento de franqueados
#Passo3 - Registre a sua marca
Para que você possa franquear o seu negócio, é fundamental que você registre a sua marca. Mas, afinal, como funciona esse registro?
O registro de uma marca formaliza a proteção do negócio e propriedade sobre aquela determinada marca (nome e símbolo) e é amparada pela lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial).
O pedido de registro é protocolado junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Com o certificado de registro, a marca é como se fosse a escritura de um imóvel, ou seja, é propriedade de quem a registrou.
A legislação permite que um negócio seja franqueado apenas com o pedido de registro em andamento. Portanto, esta etapa é a mais importante caso você queira transformar seu negócio em franquia.
#Passo4 - Conheça profundamente os aspectos jurídicos
A legislação brasileira possui uma lei específica (nº 8.955/94) sobre o funcionamento do sistema de franquias. Um dos aspectos definidos por esta lei é a criação de um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF).
Este documento é obrigatório, deve atender às exigências da lei e conter todas as informações sobre o negócio, incluindo os direitos e obrigações dos franqueados da rede. É um documento que só deve ser entregue às pessoas realmente interessadas no modelo de negócio.
A entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) a uma pessoa interessada deve ser feita mediante registro – um protocolo assinado pelo interessado. Após 10 dias do recebimento da COF, é que poderá ser assinado o Pré-contrato ou Contrato de Franquia.
Quando o novo franqueado ainda não tem uma empresa aberta, é assinado um Pré-contrato de Franquia. Nele, devem constar os direitos e obrigações pré-operacionais, seleção e avaliação de ponto comercial, instalação e treinamento, por exemplo. O pré-contrato é válido por um tempo determinado, e pode ser rescindido caso surja algum problema nesse período.
Já o Contrato de Franquia deve abordar de maneira bem completa todos os aspectos relacionados ao negócio: valores, produtos ou serviços, área de abrangência, direitos e deveres do franqueador e do franqueado, penalidades e multas, situação após o fim do contrato.
Devem constar assinaturas de duas testemunhas e reconhecimento de firma das partes. Podem haver penalidades no caso de omissão ou falsidade de informação. É possível até que o contrato seja anulado durante os primeiros dois anos de vigência. No contrato também devem constar as taxas que serão cobradas do franqueado.
#Passo5 - Defina as principais taxas a cobrar de seus franqueados
Taxa de Franquia
O valor da taxa de franquia é cobrado uma vez só, na adesão do franqueado. A taxa pode englobar, entre outras coisas: os treinamentos, o manual de operação do negócio, a assessoria inicial para a implantação do negócio, o direito de uso da marca, o auxílio no projeto arquitetônico e na escolha do ponto comercial.
A taxa de franquia não é obrigatória, e mesmo sem a cobrança dela o franqueador deve oferecer todo o suporte ao franqueado, estabelecido por lei.
Royalties
O valor referente aos royalties é facultativo. São taxas mensais cobradas do franqueado pelo uso da marca durante a vigência do contrato. O valor arrecadado com os royalties pode ser usado pelo franqueador para treinamentos, atualização de manuais, pesquisa de novos produtos e serviços, etc.
A taxa de royalties é calculada de acordo com cada rede de franquias. Em média, o valor fica entre 4% e 10% do faturamento bruto mensal de cada franqueado. Se o franqueador for o fabricante do produto, os royalties são calculados a partir das compras realizadas no período de um mês.
Taxa de Marketing
Como o próprio nome já diz, essa taxa corresponde ao valor cobrado mensalmente pelo franqueador para investir em ações institucionais que promovam a marca e divulguem seus produtos ou serviços. A taxa de marketing pode variar de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade, mas também pode ser estabelecido um valor fixo mensal.
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Pronto! Agora você já sabe os primeiros passos para tomar uma decisão em relação ao seu negócio. Se você gostou desse conteúdo, deixe seu comentário :)
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