Por que o sound branding é importante para a sua marca?

Com o sound branding, é possível criar conexão com a freguesia e aumentar o reconhecimento e valor de uma marca. Saiba mais e veja como aplicar por aí!

Por Laury von Mühlen 6 min. de leitura

Ilustração da letra R, representando o registro de marca, escutando música com um headset. Notas musicais em fundo de imagem com cor branca

O sound branding, também conhecido como “identidade sonora”, é um recurso estratégico que utiliza sons ou músicas curtas para gerar reconhecimento e fixação de uma marca.

Provavelmente, você já se pegou cantarolando o jingle de uma propaganda ou reconhecendo o barulho daquele famoso aplicativo de mensagens de longe e achando que a notificação foi no seu celular, não é? Isso tudo é exemplo da estratégia em ação!

Continue a leitura e descubra os benefícios e passos iniciais para implementá-la no seu negócio.

O que é sound branding?

O sound branding nada mais é do que a definição de sons ou músicas ao estilo “jingle” que tenham tudo a ver com uma marca; uma estratégia para que as pessoas a identifiquem, relembrem ou reconheçam a longo prazo.

O “tara ta ta ta” do McDonald’s e o “plim plim” da Rede Globo são alguns dos exemplos de sound branding mais famosos e bem-sucedidos, mas o “olha a pamonha” e a música do carro do churros da praia também entram na lista, sem dúvidas!

E, além dos conteúdos sonoros mais curtos, existe um outro recurso amplamente utilizado em lojas e comércios em geral: o music branding, bem parecido com o primeiro e, muitas vezes, até parte da estratégia geral.

Entenda a diferença entre sound branding e music branding

Enquanto o sound branding está relacionado ao reconhecimento e à fixação da marca na cabeça dos fregueses por meio de um som exclusivo, o music branding envolve a seleção de canções já existentes com o objetivo de estimular emoções positivas no cliente.

Sabe aquelas musiquinhas agradáveis que tocam em lojas de departamento e supermercados? Puro music branding!

Só que não basta simplesmente copiar uma playlist: é necessário criar um projeto personalizado para que o repertório transmita os valores e a personalidade da marca e, ao mesmo tempo, agrade ao público que circula pelo ambiente.

O quadro abaixo resume a diferença entre as duas estratégias!

Sound branding Music branding
É um efeito sonoro ou jingle que gera reconhecimento imediato da marca. Basta a pessoa escutar o som que automaticamente associa à empresa ou produto. São músicas variadas que tocam durante o funcionamento de um estabelecimento comercial. Elas precisam transmitir a personalidade, valores da marca e agradar ao público.
 

Ambas são valiosas, mas o sound branding costuma se destacar como peça fundamental para que negócios cresçam e alcancem reconhecimento no mercado local e até mundial.

3 principais benefícios do sound branding

São muitos os benefícios que o sound branding pode proporcionar ao seu negócio. Abaixo, destaco três principais, relacionados à conexão e proximidade, reconhecimento e valor da sua marca.

1. Cria conexão e proximidade

À medida que as pessoas são expostas repetidamente ao som da sua marca, cria-se uma sensação de familiaridade e proximidade. Essa associação contribui para a fidelização do cliente, afinal, as pessoas se sentem mais confortáveis e atraídas por ambientes já conhecidos.

2. Aumenta o reconhecimento da marca

O sound branding é uma ótima forma de aumentar o reconhecimento da sua marca sem que o público sequer visualize diretamente o logotipo ou o nome da empresa. Basta ouvir o som para a mágica acontecer!

3. Agrega valor à marca

A adição de valor à marca é praticamente uma consequência dos outros dois benefícios, o que influencia diretamente na lucratividade do negócio.

E a lógica por trás dessa ideia é simples: o som gera uma percepção positiva da marca e estabelece conexão emocional com os clientes, tornando-os mais inclinados a preferir seus produtos ou serviços do que os da concorrência em compras futuras.

Quer aproveitar essas vantagens? Aprenda a implementar a estratégia em poucas etapas, lendo o que registrei no tópico a seguir.

Dicas de como criar um sound branding

Os passos que você verá logo abaixo são um resumo de como criar o sound branding da marca. Nesse sentido, o público-alvo, personalidade e valores da marca já precisam estar bem definidos, combinado? Agora vamos ao que interessa!

Defina adjetivos para a sua marca

Comece identificando os atributos que melhor descrevem a personalidade e os valores da sua marca. Como ela seria se fosse uma pessoa? Alegre, simples, criativa… Nesta etapa, o importante é definir os adjetivos que são a “cara” da marca. Eles serão úteis no próximo passo!

Pense no tom musical

O tom musical precisa estar alinhado à sua marca e ao seu público. se a sua empresa está promovendo uma marca de roupas voltada para uma galera mais jovem, por exemplo, provavelmente precisará escolher um sound branding mais descontraído e vibrante.

Por outro lado, se a marca é mais sofisticada e atende a um público maduro, os sons clássicos podem ser uma boa opção.

Conheça a sua concorrência

Pesquise sobre as estratégias dos concorrentes nesse quesito. Você pode começar observando como e quando outras marcas utilizam jingles ou efeitos sonoros e também os tipos de sons usados e se estão de acordo com a mensagem que o concorrente quer transmitir.

Faça isso ao assistir comerciais na TV ou nas redes sociais ou ao ouvir estações de rádio: preste atenção nos momentos em que uma marca do mesmo nicho dispara um jingle característico ou efeitos sonoros específicos para destacar sua presença.

Cada observação ajuda um pouco mais a entender, na prática, como os concorrentes aplicam sound branding e, por que não, serve como fonte de inspiração para você criar as suas próprias estratégias sonoras.

Escolha sons adaptáveis a diferentes formatos

O seu sound branding precisa soar bem em diferentes formatos – dispositivos móveis, aparelhos de TV, podcasts etc. O “tu-dum”, da Netflix, é um ótimo exemplo de som curto e chamativo que se destaca em diversas plataformas.

Sendo assim, se o som da sua marca parecer estranho em algum formato, talvez seja necessário alterar a sua velocidade ou tempo de transição. Pense nisso!

Repita, repita e repita!

Aqui, o exemplo da Netflix também é aplicável, pois, quanto mais você assiste aos filmes e séries originais da plataforma, mais o “tu-dum” gruda na sua cabeça.

Essa é a ideia por trás da repetição do sound branding: fixar o som da sua marca na mente das pessoas que a ouvem.

Lembre-se, a repetição leva à perfei…ops, fixação!

Depois, a única coisa que vai faltar será registrar o seu negócio junto ao INPI para não correr risco de perder tudo o que você criou. Se tiver dúvidas, fique à vontade para me escrever através do @ConsolideSuaMarca no Instagram.

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