Imagem de uma peça de cavalo do jogo de xadrez. Ao fundo aparece uma engrenagem e um alvo.

Os valores de uma marca não são somente palavras bonitas que aparecem no site da empresa: são pilares que guiarão toda a identidade do empreendimento, além de reger o atendimento, as campanhas e várias outras estratégias, bem como ações e decisões ligadas à gestão.

E, diferentemente do que você talvez pense, não são apenas grandes corporações as beneficiadas por uma boa definição de valores! 

Na verdade, quanto mais consolidada uma empresa nesse aspecto, maiores as chances de ela se tornar grande, tendo um diferencial competitivo reconhecido por clientes, acionistas e pela própria equipe de funcionários. 

Agora, como elaborar os valores da sua marca e como saber quais fazem sentido para o seu modelo de negócios? Explico como encontrar as respostas neste artigo!

O que são os valores de uma marca?

Os valores são o que a empresa defende com suas ações e fazem parte da criação de uma marca, compondo sua identidade. Eles representam princípios e crenças fundamentais através dos quais cada estratégia do negócio se orienta.

Tudo o que a Nike faz, por exemplo, é baseado num valor muito específico: encorajar novas conquistas e desafios – inclusive, é daí que vem o slogan “Just Do It”, em português, “Apenas faça isso”. Sem esse valor, as campanhas e estratégias da empresa não seriam as mesmas e a identidade da marca não teria o impacto que tem, entende?

Portanto, considere como valores:

  • convicções a defender;
  • crenças a compartilhar;
  • postura em relação a situações que envolvem ética ou definição de prioridades; e
  • tudo o mais que refletir quem a empresa é e como ela é percebida pelo público no geral.

Isso servirá como guia para a gestão do seu negócio. 

Por que é importante definir os valores de marca?

Os valores de uma marca se assemelham aos de um ser humano: se alguém não acredita em crenças que são inegociáveis para você, será possível levar adiante um relacionamento com essa pessoa? Consumidores, acionistas e colaboradores também pensam assim sobre empresas!

Então, além de estabelecer uma direção clara e consistente para o seu negócio, orientando ações e decisões em todas as áreas, os valores criam um vínculo entre a marca e o consumidor e conquistam a lealdade dele. Não à toa eles têm tanta importância. 

Os valores também guiam toda a gestão do negócio e repercutem no próprio engajamento dos funcionários, tornando-se princípios ligados diretamente à cultura organizacional da empresa e deixando todos os times e processos devidamente alinhados.

E como escolher os valores de uma marca?

Você deverá definir os valores da sua marca ao mesmo tempo em que estabelece a missão e a visão que ela vai ter, e nada melhor para isso do que fazer uma análise de crenças e princípios que fazem sentido para você e o público-alvo pretendido.

Novamente, busque a resposta para perguntas do tipo: “como eu quero que a minha empresa seja vista?”.

Considere os resultados da sua pesquisa de mercado, faça uma lista de possibilidades, elimine aquelas alternativas com as quais pouca gente tem identificação, entenda o que a marca vai defender no decorrer dos meses e anos – e por que ela fará isso – e fuja de valores que são legais só porque estão na moda.

Tenha autenticidade para escolher crenças que realmente reflitam o seu negócio, sua cultura e o comportamento que você espera de todos os envolvidos com ela. Acima de tudo, transmita essência.

Que tal se inspirar em alguns exemplos?

6 exemplos inspiradores de valores de marca

Reuni detalhes para ajudar você no seu processo e já adianto: pelo menos um exemplo trazido a seguir pode lhe surpreender – e fazê-lo(a) refletir mais do que você imagina!

1. Colaboração, paixão e outros valores da Coca-Cola 

A maior empresa de bebidas não alcoólicas do mundo defende valores ligados ao presente e ao futuro – “a coragem de moldar um futuro melhor” –, é a favor da colaboratividade e da integridade e também enfatiza a paixão, a qualidade – “o que fazemos, fazemos bem” –, além da diversidade e da inclusão.

2. A educação e outros valores da Apple 

A gigante tech entende que “a tecnologia é mais poderosa quando todos podem deixar sua marca” e também defende a educação como poderosa fonte de oportunidades e tem como meta cuidar do meio ambiente.

Além disso, seus valores incluem diversidade e inclusão, privacidade dos usuários, equidade, justiça racial e responsabilidade com os colaboradores através de um local de trabalho seguro, respeitoso e solidário para todos.

3. Inovação e atenção aos detalhes da Cacau Show

Destaque entre as maiores franqueadoras do Brasil, com mais de 4 mil lojas, a Cacau Show vai além da famosa “paixão por realizar” e também defende inovação, lealdade, atenção aos detalhes e o cultivo de relações pautadas pelo carinho, o respeito e o pragmatismo.

4. O compromisso com a verdade da Natura  

Ocupando o primeiro lugar no ranking das empresas com melhor reputação do Brasil, a Natura defende que “a vida é uma sequência de relações”, e tem como um de seus valores, além desse, o constante aperfeiçoamento.

Ela também trabalha e atende baseada na verdade, prioriza a diversidade e a liberdade de pensamento e garante compromisso com uma participação ativa em cuidados ligados à sustentabilidade. 

5. Resultados e ética como base para ações do Itaú

O Itaú Unibanco, por sua vez, único representante brasileiro na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo, não tem como valor somente o fato de ser uma empresa “movida por resultados”, e também defende “querer diversidade e inclusão”, “não saber de tudo” e “trabalhar para o cliente”.

Outra frase famosa que traz à superfície mais uma característica pertencente à identidade do negócio é: “pra gente, ética é inegociável”.

6. Os valores das marcas do seu bairro ou da sua cidade

Perceba como as inspirações estão nos detalhes! A lavanderia da rua que defende a sustentabilidade e só usa produtos naturais entrega o mesmo padrão de qualidade há 30 anos e vem se atualizando em termos de infraestrutura para cuidar do meio ambiente também em outras frentes. 

Ou a farmácia de manipulação que todo mundo das redondezas frequenta e tem como valores principais a tradição e a ênfase na eficácia da homeopatia, contando com o mesmo responsável pela produção dos remédios desde 1990, além de compartilhar, com os clientes interessados, dicas valiosas sobre esse tipo de terapia…

Essas marcas também têm valores que merecem a sua atenção, assim como a sua própria!

Como mostrar os valores da sua marca?

Depois que você entender o que são os valores, por que criá-los e como escolhê-los, provavelmente vai buscar maneiras de mostrá-los ao público e ao mercado. Para isso, basta incorporá-los verdadeiramente ao seu negócio, desde a comunicação externa até às políticas internas, passando por todos os setores, todas as ações e estratégias e, inclusive, pelos seus gestos e atos como responsável.

Portanto, leve em consideração que:

  • suas decisões estratégicas devem ser moldadas através dos valores;
  • o desenvolvimento de produtos ou serviços precisa se basear neles;
  • a maneira como a empresa interage com o cliente e a comunidade deve seguí-los como regra; 
  • o registro da marca precisa trazê-los de forma detalhada, bem como a logomarca e toda a identidade visual dos negócios;
  • e assim por diante!

Não esqueça das campanhas de marketing e da presença nas redes sociais, do envolvimento com causas relevantes ligadas, justamente, aos tais valores, e de refleti-los nas práticas comerciais. 

Quando você fizer tudo direitinho, além de fortalecer o vínculo com seus clientes ativos, também será muito mais fácil atrair potenciais consumidores que se identificam com as suas crenças.