Para estabelecer a presença digital da sua empresa, você precisa entender o público, estar presente nas redes sociais, ter um site profissional e criar conteúdo de valor.
Você certamente já ouviu por aí que quem não é visto, não é lembrado, né? Esse ditado tão popular ilustra, perfeitamente, o que acontece quando uma marca não se posiciona no mercado de forma a se manter na mente da galera.
Quer um exemplo de presença digital? O McDonald's costuma ser o primeiro a vir à mente quando alguém pensa em fast food, enquanto os fãs de esportes certamente vão lembrar da Nike ou da Adidas ao falar em tênis de qualidade.
E até você tem um delivery predileto aí na vizinhança que eu sei que só de pensar na publicação feita no Instagram semana passada já dá água na boca!
Sem sombra de dúvidas, essas organizações fizeram alguma coisa para ficar na cabeça de tanta gente, por isso, hoje, eu vou ensinar a você a fazer o mesmo. Vem comigo!
O que é a presença digital?
A presença digital é o nome que se dá ao fato de uma marca estar sempre ativa nos meios digitais de comunicação. Em outras palavras, é como ela aparece na internet: em perfis de redes sociais, sites, anúncios, e-mail, entre outros.
Você também pode encontrá-la por aí com uma roupagem nova, intitulada de brand awareness, pois saiba que os conceitos são bem parecidos!
Essas formas de manifestação virtual moldam a percepção que o público tem sobre um negócio.
Imagine duas empresas: a primeira criou uma conta no Instagram e publica produtos uma vez por semana, não responde aos comentários e nem entrega conteúdo de valor.
A segunda, por sua vez, usa a mesma plataforma para esclarecer dúvidas comuns dos clientes e interagir com eles, cria um artigo de blog por semana e aproveita o YouTube para entregar conteúdo gratuito e relevante.
Só com essas informações, já é possível dizer que será muito mais fácil para um público-alvo lembrar da segunda marca do que da primeira, porque, além de ajudar e educar a galera, ela aparece com muito mais frequência e está atenta às necessidades dos consumidores.
O que determina a presença digital de uma marca é, justamente, o conjunto formado por conteúdo, consistência e interação, melhorando a percepção do público sobre ela e trazendo, também, outros benefícios que podem ser vistos na prática, como os que você confere adiante.
8 maiores benefícios da presença digital para marcas
Qualquer um que subestime a importância da presença digital para as empresas da atualidade corre um sério risco de ficar para trás e ser esmagado pela concorrência, afinal, cuidar da imagem online de um negócio é um fator crucial para atrair novos clientes e fidelizar quem já compra de você.
Se liga nas vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu negócio!
- Aumento da visibilidade da marca
- Maior alcance e engajamento na internet
- Aumento da credibilidade e reconhecimento
- Mais feedbacks e interações do público
- Criação de autoridade
- Maiores taxas de retenção e atração de consumidores
- Redução de custos com publicidade paga
- Aumento das vendas
Quer aproveitar essa lista aí, mas não sabe nem por onde começar? Não entre em pânico! As dicas do próximo tópico dão conta do recado.
Como criar a presença digital da sua empresa
Criar uma presença forte e duradoura é bem mais simples do que parece, e você pode dar os primeiros passos ainda hoje, analisando as preferências da sua freguesia, fazendo um site legal, criando e alimentando um blog etc..
Se eu tivesse que começar agora, seguiria as orientações abaixo. Não tem como errar!
- Conheça as preferências do seu público: o primeiro passo é entender profundamente quem consome os seus produtos, serviços ou mesmo o tipo de conteúdo que você pretende criar, buscando saber quais são as maiores dores e dúvidas e quais redes ele usa. Saber para quem falar é a base de uma boa estratégia.
- Desenvolva um site: uma página bem feita passa bastante credibilidade, e é o lugar ideal para colocar todas as informações da empresa, como serviços, propósito, endereço, contato, demonstração de produto, entre outras coisas.
- Crie e alimente um blog: aproveite o seu site e crie uma página de blog para postar conteúdo gratuito e educativo, que seja de interesse do seu público. Um artigo de blog por semana já é o bastante para começar.
- Marque presença nas redes sociais: crie perfis nas redes mais usadas pelo seu público, seja Instagram, TikTok, X (antigo Twitter) ou qualquer outra. Além de ser um jeito rápido de interagir com as pessoas, você também pode usá-las para divulgar conteúdo e produtos.
- Invista em e-mail marketing: apesar de subestimado por alguns, o e-mail ainda é uma ótima ferramenta para escalar vendas e nutrir um relacionamento com a clientela. Claro que você não vai encher a caixa de entrada do seu cliente diariamente, mas é possível criar uma agenda de envios interessante e até notificar as pessoas sempre que criar um artigo no blog.
Agora, tão importante quanto entrar no jogo, é permanecer relevante nele.
Melhores práticas para manter a presença digital em alta
Depois de criar uma forte presença nos meios digitais, o seu foco deve estar em mantê-la relevante. Para isso, a criação de conteúdo recorrente, o foco na qualidade, o estudo da concorrência e o acompanhamento de resultados serão pontos-chave.
Crie conteúdo de forma recorrente
Entregar conteúdo de valor é a melhor forma de manter uma forte presença digital. Com base no seu público-alvo, desenvolva uma estratégia que entregue conteúdo de valor com frequência.
Não adianta criar um artigo de blog ou um Reel no Instagram e parar: por maior que seja a qualidade dessas peças, manter a frequência é fundamental para deixar sua marca sempre fresca na mente da audiência.
Foque na qualidade
Por mais importante que seja a frequência, não se preocupe em produzir cinco vídeos por dia e 10 artigos de blog por semana. Invista em conteúdo de qualidade, e deixe para aumentar a frequência quando pegar o jeito.
Outra opção é investir na contratação de uma equipe especialista em mídias sociais e produção de conteúdo para empresas, caso você tenha esse orçamento disponível.
Avalie a concorrência
Monitore o que as empresas do seu nicho estão fazendo. Estudar a concorrência e avaliar se a grama do vizinho está mais verde – não porque você acha, mas porque ações e dados comprovam isso! – pode indicar a possibilidade de seguir por um mesmo caminho ou mudar a rota totalmente.
Lembre-se de que não é preciso copiar ninguém, mas, se um concorrente produz um conteúdo que superou as expectativas, você pode estudar o formato e tentar fazer algo ainda melhor.
Acompanhe os resultados
Deixei um segredinho para o final, porque a verdade é dura e não costuma agradar muita gente, mas manter uma forte presença da sua marca é um trabalho perpétuo, ou seja, não vai ter fim.
Só que isso não quer dizer que você precisa “inventar a roda” a todo momento! Apenas fique de olho nas métricas para entender que tipo de conteúdo gera melhores resultados e o que não funcionou tão bem.
Defina e investigue KPIs para a sua marca – os famosos “indicadores-chave de desempenho” –, depois, replique o que deu certo, alterando detalhes estratégicos, e esteja sempre atento(a) aos interesses do público: foque no que traz melhores resultados e torna a presença da sua marca cada vez mais sólida.
Tendo feito tudo isso, vai faltar apenas você se proteger da dor de cabeça de ver cada investimento de tempo e dinheiro indo por água abaixo!
Já pensou passar essa trabalheira toda e correr o risco de ter que mudar domínio de site, textos de blog e todas as postagens das redes sociais? Além do @, que vai fazer você perder credibilidade e certamente perder muitos seguidores! Não dá para arriscar, né? Coloque na lista, como prioridade, registrar a sua marca e garantir que ela seja única.
E, se precisar de ajuda, não pense duas vezes antes de me acionar.
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