Como criar paleta de cores para destacar sua marca

Você pode influenciar nas decisões de compra mais do que imagina. Descubra como escolher uma paleta de cores estratégica que dará o tom para sua marca.

Por Laury von Mühlen 8 min. de leitura

Ilustração de uma mão segurando amostras de paletas de cores, cada uma contendo diversas tonalidades de uma cor específica.

Chegou a hora de definir a paleta de cores da sua marca e não sabe por onde começar? Essa é uma decisão importante, mas que não precisa ser difícil: tenha em mente o que você quer comunicar e busque entender quais tons melhor passam tal mensagem!

As cores não são mera estética: elas têm o poder de transmitir emoções e ideias, portanto, vão contribuir para a maneira como o público vai identificar sua marca – e se identificar com ela.

Pensando em ajudar, trouxe técnicas relevantes no decorrer deste artigo. Espero que goste.

O que é a paleta de cores de uma marca?

A paleta de cores é uma combinação de vários tons, similares ou não, mas sempre em harmonia, usada em todas as composições visuais de uma marca ou um projeto.

Ela é parte fundamental da identidade visual de um negócio e contribui para criar uma aparência consistente e reconhecível, diferenciando-o da concorrência, por exemplo.

E o que considerar na hora de planejar paleta de cores?

Os tons de uma paleta nunca são selecionados ao acaso e tampouco pela preferência pessoal do dono do negócio: sua escolha tem como base a ciência chamada de “psicologia das cores”.

Ela estuda como as cores são capazes de provocar determinadas emoções e instigar determinados comportamentos nas pessoas, não à toa, é grande aliada na busca por transmitir, ao público-alvo, a personalidade e os valores de uma marca.

No quadro abaixo, veja exemplos da correspondência entre alguns tons e sentimentos de acordo com essa ciência e onde eles são frequentemente aplicados.

Cor Emoções ou sensações Aplicação
Vermelho
  • Energia, paixão e coragem
  • Pode transmitir urgência ou perigo
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Alimentação
Azul
  • Calma, tranquilidade, eficiência e segurança
  • Bem-estar
  • Consultorias
  • Tecnologia
Verde
  • Natureza, sustentabilidade e saúde
  • Decoração
  • Jardinagem
  • Alimentação saudável
Amarelo
  • Alegria e otimismo
  • Marcas infantis
Rosa
  • Romance, afeto e delicadeza
  • Moda e beleza
  • Artigos femininos
Preto
  • Autoridade
  • Também pode representar elegância
  • Marcas de luxo
  • Eletrônicos
  • Escritórios de advocacia
Laranja
  • Descontração e criatividade
  • Empresas de turismo
  • Esportes
 

Agora, saiba que, em geral, uma paleta de cores é formada pelos tons principais da marca (aqueles que estão no logotipo, por exemplo), e por cores secundárias (que aparecem no fundo de uma imagem, dão contraste em alguma peça publicitária etc.).

Empolgado(a) para colocar a mão na massa?

Como definir e criar a paleta de cores da sua marca em 6 passos

Uma coisa leva à outra, portanto, antes de mais nada tenha certeza de que você estabeleceu a identidade do seu negócio. Em seguida, aprofunde-se sobre a psicologia das cores, busque inspiração e estude seus clientes. Aí sim, escolha!

1. Estabeleça a identidade da sua marca

Aqui está uma lista rápida de definições a fazer sobre o seu negócio.

Experimente pensar nos adjetivos que mais traduzem a marca (divertida, moderna, criativa…) e catalogue todos, organizando-os em categorias!

2. Compreenda o significado das cores

Abraçado(a) às características mapeadas no passo anterior, busque identificar quais tons, de acordo com a psicologia das cores, mais comunicam aquilo que você quer transmitir. Anote.

3. Busque inspiração

Ainda sem bater o martelo, também vale dar aquela conferida na paleta adotada por empresas do seu nicho de mercado e não só catalogar as cores que mais aparecem em todas, como tentar compreender o porquê.

Isso será útil tanto para você ter inspiração quanto para se diferenciar.

4. Estude o público-alvo

Tem mais: algumas características dos consumidores também podem influenciar a sua percepção sobre as cores, então, mapeie a persona da sua marca para absorver informações importantes.

Entenda o que o público-alvo busca em termos de produtos, serviços, hobbies e quais são as cores comuns a todos eles ou quais características comuns de todos podem ser traduzidas em tons dentro da psicologia das cores.

Finalmente, escolha sua paleta!

5. Escolha a cor principal e as complementares

A cor principal será predominante na sua identidade visual e as complementares vão apoiá-la, servir de fundo ou ser usadas em textos, por exemplo.

Cerca de cinco ou seis tons já rendem uma paleta bem completa!

Você não precisa optar por todos similares ou num gradiente, mas vale utilizar o círculo cromático na hora da decisão. Ele é um recurso muito popular do design que apresenta as cores primárias, secundárias e terciárias em uma distribuição lógica e ajuda a encontrar harmonizações atraentes.

Dá uma olhada num resumo de seu funcionamento:

Imagem de um círculo cromático, que demonstra a posição das relações entre cores primárias, análogas, secundárias, complementares, intermediárias e combinações em fenda (uma variação das cores complementares).

Quer cores complementares? São as que ficam no exato oposto do círculo (por exemplo, verde e vermelho, azul e laranja, amarelo e roxo)! Prefere cores análogas? Aposte nas que estão próximas umas das outras.

Tons que formam um triângulo dentro da composição (como laranja, verde e roxo) também se dão bem juntas. Do mesmo jeito que as que formam um quadrado (como laranja, amarelo, roxo e azul).

Escolheu? Teste!

6. Teste sua paleta

Experimente as cores em diferentes peças digitais e impressas para ver como elas ficam em cada material e confira se o nível de contraste de todas garante conteúdos legíveis.

Aproveite o momento para mostrar os tons e as peças a algumas pessoas e conferir se suas percepções são compatíveis com a mensagem que você quer transmitir.

A partir da adoção de fato da paleta, aplique-a sempre, em tudo! A consistência garantirá que o público assimile a identidade da marca, além de lhe trazer vários outros benefícios – listados no próximo tópico.

Por que escolher uma paleta de cores para a sua marca?

Que a escolha cautelosa vai diferenciar a marca da concorrência é evidente, mas ela também vai ajudar a galera a memorizar e identificar melhor seus produtos ou serviços e até funcionários e influenciar bastante nas decisões de compra por parte dos consumidores.

A paleta ajuda na identificação de tudo o que está ligado à marca

As pessoas são muito visuais e tendem a usar as cores como um atributo para identificar, memorizar e associar as coisas, portanto, usar a paleta de forma consistente ajuda a marca a ser facilmente reconhecida pelo público, reforçando sua presença na mente das pessoas.

E até os colaboradores serão mais facilmente associados ao negócio se usarem um uniforme que tenha a cor principal da paleta como protagonista!

Ou vai dizer que você não pensa na Coca-Cola quando vê uma garrafa de plástico com tampa vermelha ou na Nubank quando alguém diz que usou o cartão de crédito roxinho?

As cores favorecem a compreensão da mensagem sobre a visão da marca

A paleta certa ajuda a empresa a gerar conexão com seu público-alvo e a transmitir a mensagem desejada em relação ao seu posicionamento e valores, ou seja, está diretamente ligada à maneira como você quer que o seu negócio seja visto.

Alguns tons até influenciam nas decisões de compra

Segundo uma pesquisa da plataforma Quick Sprout, a cor de um produto representa até 85% da motivação de compra, o que significa que talvez você não consiga vender um serviço ligado ao bem-estar se sua logomarca for preta e explica porque carros, que são objeto de consumo de quem busca segurança, às vezes saem de linha rapidamente se criados em cores extravagantes.

Vem da identidade visual parte da sua diferenciação em relação à concorrência

Uma paleta de cores bem pensada também ajuda a diferenciar seu produto ou serviço em meio aos concorrentes, principalmente quando atrelada a estratégias de marketing bem planejadas e outras iniciativas valiosas, como o registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Abaixo, a prova de todos os benefícios está concretizada em exemplos!

5 exemplos de paletas de cores de marcas famosas

Para ir aperfeiçoando sua interpretação das cores na publicidade, confira como algumas marcas muito famosas trabalharam a sua paleta para serem reconhecidas e provocarem emoções.

Ao caminhar ou dirigir por aí, fique de olho em outros negócios da cidade ou do bairro e exercite o olhar!

1. Tiffany & Co.

Imagem de uma publicidade da Tiffany. A paleta de cores inclui azul Tiffany, azul turquesa e verde-azulado.

2. McDonald's

Imagem de uma publicidade do McDonald's. A paleta de cores inclui vermelho, amarelo, laranja e marrom.

3. Mercedes Benz

Imagem de uma publicidade da Mercedes-Benz. A paleta de cores inclui prata, preto e branco.

4. Dell

Imagem de uma publicidade da Dell. A paleta de cores inclui azul escuro, azul bebê e cinza claro.

5. Amazon

Imagem de uma publicidade da Amazon. A paleta de cores inclui laranja, amarelo, marrom e cinza.

Se ainda não se sentir confortável para tomar uma decisão, explore recursos da ferramenta “Adobe Color”, consulte o ChatGPT ou baixe um software gerador de paletas. Apenas não se esqueça de que a inteligência artificial usa dados coletados de outras marcas, então, confiar nela de olhos fechados de jeito nenhum tá?

Você ainda pode buscar um profissional de design gráfico e, como sempre, ficar à vontade para nos escrever se quiser alguma orientação vinda de quem está em contato direto com empreendedores de todos os nichos há décadas!

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