Você sabe quanto vale uma marca? Entende o que isso quer dizer? Calma, vamos explicar! Uma das revistas mais conceituadas no mundo, a Forbes, publica todo ano um ranking com as marcas mais valiosas ao redor do globo. Grandes nomes como Google, Apple e Coca-Coca são presenças frequentes. Mas como esse valor é estimado?
Antes disso, é preciso deixar claro o significado de marca. Podemos dizer que marca é um nome, símbolo, sinal ou a combinação de tudo isso, que tem o objetivo de distinguir uma empresa, produtos ou serviços de seus concorrentes. De forma ainda mais didática: a marca é a representação visual que facilita o reconhecimento do seu negócio e o destaca da concorrência.
O valor de uma marca pode ser determinado por meio de vários indicadores. A consultoria de estratégia e avaliação de marca Brand Finance acaba de lançar o relatório Global 500 2020, que aponta quais são as 500 marcas mais valiosas do mundo na atualidade. E adivinha quem ocupa os primeiros lugares?
Por que devo me preocupar com isso?
Ter indicadores de que sua marca é valiosa não é somente importante para saber quanto ela vale perante o mercado, em termos monetários, mas denota o quão forte é se tratando de marketing e alcance. Uma marca considerada de valor é aquela que consegue ser lembrada de maneira positiva, fideliza clientes e se destaca diante da concorrência.
Tudo isso contribui para que uma marca arrecade mais com produtos, serviços, propagandas e o que mais advir dela. Consequentemente, terá mais chances de ser ranqueada quando o requisito for seu faturamento.
Calcule quanto vale sua marca
O valor de marca também é conhecido pelo termo brand equity. Para calcular quanto vale uma marca, existem muitos métodos e cada empresa deve adotar o modelo que deseja, de acordo com suas especificidades. Mas como a ideia aqui é sermos práticos, vamos determinar quanto vale sua marca com apenas 3 passos simples. Bora lá?
- Pense no valor que cobraria, caso alguém se interessasse em comprar sua marca. Nesse momento, você deve avaliar todo o trabalho que já teve para construir sua marca - financeiro e emocional, além de pensar em todo o conhecimento envolvido na construção de seu negócio. Essa não será uma tarefa fácil: requer reflexão e alguns cálculos. Mas vale a pena fazer essa avaliação.
- Agora calcule todo o patrimônio material da empresa, desde imóveis, maquinário, estoque, dinheiro em caixa, entre outros. Coloque na ponta do lápis tudo que já foi investido no negócio.
- Por fim, faça uma comparação entre o valor de venda (que você cobraria caso fosse vender seu negócio) e a soma do patrimônio. O valor de sua marca é a diferença entre esses valores!
Caso o resultado da diferença for abaixo de zero, há chances de você ter subestimado o valor do seu patrimônio, mas isso só se apresenta em casos mais raros.
Se o resultado final foi próximo ou igual a zero, o mais provável é que a concorrência ainda leve a melhor no julgamento do público, ou seja, sua marca precisa demonstrar seus diferenciais.
Quando o valor é alto, o resultado denota boa percepção das pessoas, o que acaba por gerar influência na decisão de compra final. Ou seja, sua marca é valiosa.
Um dos quesitos que confere valor à marca é seu devido registro junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Vamos entender o que significa isso?
A importância do Registro da Marca
Imagine se a marca Coca-Cola pudesse ser copiada por aí… e todos os fabricantes de refrigerante de cola resolvessem colocar o rótulo e a logomarca da Coca em suas bebidas. Impossível imaginar isso, né? Sabe por que isso não acontece? Porque a Coca-cola é uma marca registrada - e você pode perceber isso pelo símbolo de ® presente ao lado da logomarca.
Todas as marcas famosas que você conhece foram registradas, evitando assim que outras empresas ou pessoas copiem o nome, a logomarca ou qualquer outro elemento. Registrar a marca de sua empresa ou de seu produto é uma ação fundamental, pois com o certificado de registro a marca se torna uma propriedade e você tem total direito sobre ela. Assim, concorrentes do setor não poderão utilizar um nome e logo iguais ou semelhantes ao seu.
O processo de registro segue os parâmetros definidos pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), e ocorre no órgão federal INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
O registro de marca pode ser feito por qualquer pessoa (Pessoa Física ou Jurídica), portadora de um CPF ou CNPJ. É como se fosse a escritura de um imóvel, sabe? Você se torna o proprietário de fato daquela marca, podendo inclusive deixá-la de herança para seus descendentes.
Depois de fazer o cálculo de quanto vale a sua marca, você não vai querer deixá-la dando sopa por aí, não é mesmo? É preciso fazer o registro dela!
----
Se você achou útil esse conteúdo, compartilhe com seus amigos :)
Deixe seu comentário