3 motivos para o Profissional Liberal ter uma Marca

Uma marca traz benefícios aos profissionais liberais. Conheça as razões para investir numa logomarca e entenda como isso vai ajudar a ser melhor visto pelos clientes.

Por Alan Marcos 5 min. de leitura

O termo profissional liberal é utilizado para designar a ocupação daqueles que possuem formação técnica ou acadêmica, mas trabalham por conta própria, de maneira independente. Desenvolver o próprio negócio é um dos maiores desafios deste tipo de trabalhador, por isso, preparar-se adequadamente e ter uma marca é essencial.

O profissional liberal precisa se enxergar como uma verdadeira empresa, desenvolvendo análises de mercado, concorrência e, inclusive, ter noções de administração. E ainda precisa cuidar do próprio marketing pessoal e, para ajudar nisso, reunimos as principais razões pelas quais um profissional liberal deve ter uma marca. Confira!

3 Dicas para ter uma marca forte 

#1. Personificação

Uma das maiores vantagens de uma empresa é a possibilidade da fácil identificação através da marca. E o mesmo acontece com um profissional liberal, que tem sua imagem como elemento fundamental do serviço e atendimento que presta. Ao contar com uma marca, que pode ser o próprio nome acompanhado ou não de um símbolo, é dar unicidade à comunicação.

Toda a sua comunicação, seja verbal ou visual, seja na forma de um cartão de visita ou uma página na internet (site, redes sociais, etc.), passam a ter um mesmo padrão de diálogo com o público. Fixar isso na cabeça dos clientes é um grande diferencial, que passam a reconhecer a sua marca quando a veem.

Ao construir uma identidade visual forte e sólida no mercado, o profissional liberal pode ampliar a atuação e abrir novas portas. Pense nisso!

#2. Profissionalismo e seriedade

Para o profissional liberal, ter uma marca é o início de uma estratégia para transparecer confiança, profissionalismo e credibilidade para os clientes. Estes são pilares que devem estar presentes no dia a dia de trabalho do profissional liberal e que uma marca ajuda a solidificar.

Já pensou visitar um cliente e entregar um belo cartão de visitas e outros materiais de uso pessoal com a sua marca. Isso certamente passa mais profissionalismo, credibilidade e confiança. Isso ajuda, mas não basta. Também é necessário oferecer um serviço ou produto de qualidade para sustentar esta imagem.

Aqui a dica para potencializar os resultados é investir em marketing pessoal. Ter uma comunicação consistentes nos canais digitais (whatsapp, redes sociais, site, etc.) e uma logomarca alinhada aos seus valores possibilitam maior unicidade na comunicação e melhoram os resultados.

#3. Visibilidade

Ter uma marca bem estabelecida e forte no mercado, além de gerar valor financeiro, trazendo maior rentabilidade, ainda caracteriza uma qualidade superior em seu trabalho. Isso porque ter visibilidade é essencial em qualquer tipo de mercado e, quanto maior for a facilidade de identificação de seu negócio, mais atrativo ele é aos olhos dos clientes.

Por exemplo, você quer produzir uma imagem para divulgar um trabalho super interessante que está realizando e compartilhar com os amigos e clientes pelo whatsapp e outros canais digitais. Se você tem uma logomarca , pode aplicá-la sobre a imagem, fazendo com que no primeiro olhar as pessoas identifiquem que é uma comunicação sua.

E se as pessoas compartilharem? Está tudo bem, a sua marca aparece com destaque. Legal isso né! Agora imagine se você não tem esta identidade, se as pessoas compartilharem não saberão que é sua. Lembre-se, a marca é o seu DNA, é o que conecta o cliente com você.

Branding

Agora que você já sabe qual a importância de um profissional liberal ter uma marca, pode ir além. Pense em fazer uma verdadeira gestão da sua marca, (re)posicionando-a no mercado. A gestão de marca te ajuda a solidificar junto ao público o seu trabalho, valores e até mesmo a identificar novos diferenciais a serem explorados.

É por meio do branding que o profissional liberal pode melhorar, inclusive, a própria imagem diante do mercado. Aqui a dica é mapear quais os pontos fortes e fracos, e ver formas de explorar melhor - até financeiramente, às vezes - as fortalezas que possui o profissional liberal. Desta forma, podem até surgir novas oportunidades de melhorar e crescer o negócio.

Crie uma logomarca 

A marca é um dos bens mais preciosos para qualquer empreendimento, por isso, precisa ser muito bem pensada e construída. Olhe para o seu mercado, público-alvo, pense em cores que representem a sua marca, entenda sobre o processo de criação de logo. Aposte em uma logo que traduza efetivamente o seu DNA e tudo bem se levar um pouco mais de tempo, o mais importante é ter uma marca que represente os seus valores.

Agora que você já sabe por que um profissional liberal deve ter uma marca, vale lembrar que ao criar a sua é importante divulgar aos seus clientes. Assim, eles vão verificar a sua preocupação em profissionalizar o negócio e dar ainda mais credibilidade a você. Lembre-se que tudo isso é importante, mas deve andar junto com um excelente atendimento ao seu cliente, afinal, é ele que move o seu negócio.

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