Imagine uma cena: você precisa comprar o material escolar de seu filho. Depois de várias pesquisas em lojas tradicionais em sua cidade, você resolver procurar a lista de materiais em lojas na internet. E, sem sair de casa, opta pela compra virtual, recebendo depois de alguns dias uma caixa com todos os produtos que precisa. Sem trânsito, sem fila e sem conforto de seu sofá. Simples, não?
Aproximadamente 68 milhões de brasileiros se utilizam hoje da internet para realizar uma compra , seja ela de qualquer natureza. E o interessante é que as compras são feitas em boa parte pelos smartphones , correspondendo a 37% do total das vendas das lojas virtuais.
Lojas de grande renome como Americanas, Amazon, Magazine Luiza e Submarino adquiriram, nos últimos anos, amplo espectro no Brasil. Com o passar do tempo, os brasileiros reconhecem a confiança nas compras online, e muitos empreendedores incorporam também para criar e-commerce (comércio eletrônico) para girar seus produtos.
Um detalhe chama a atenção: a maioria das lojas virtuais ativas são de micro e pequenos empresários. Produtos para vender na internet não faltam. Estima-se que em 2020 as vendas online vão gerar um volume financeiro de R $ 106 bilhões , de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Com crescimento de 18% em relação ao ano passado, previsão é de que, até o fim de 2020, sejam abertas mais 135 mil lojas virtuais no Brasil.
Os benefícios de empreender na internet
Abrir um e-commerce tem algumas vantagens que as lojas físicas nem sempre oferecem, como:
- baixo investimento
- possibilidade de trabalhar com vários segmentos
- possibilidade de trabalho home-office
- vendas 24 horas por dia e 7 dias por semana
- vendas para todo o território nacional
- sem aluguel de imóvel
- o estoque de produtos pode ser dentro de casa
Se você deseja empreender online, mas não sabe o que vender pela internet , continue aqui, nós sugerimos de produtos interessantes.
Planejamento do seu e-commerce: 4 pontos cruciais
O planejamento é fundamental. Você sabia que uma a cada quatro empresas fecham as portas com menos de 12 meses por falta de planejamento ? Os dados do Sebrae mostram o quanto essa etapa é importante. Dito isso, cosmético a pensar nas seguintes opções:
- colocar sua marca própria nos produtos que pretende vender; ou
- revender marcas consagradas.
Antes de escolher os produtos, uma boa ideia é definir um segmento de atuação (nicho), conhecer o público-alvo e avaliar os fornecedores e parceiros para colocar à venda.
# 1 Escolha um segmento (nicho)
Defina o segmento de mercado com o qual gostaria de trabalhar. Escolha os produtos para vender online de acordo com um nicho, ou seja, foque em um segmento que atraia um determinado público. Quanto mais “nichado” para o segmento, melhor.
Exemplos de nichos:
- produtos para cães da raça labrador (roupinhas, bandanas, brinquedos, ração, casinhas etc)
- papelaria para amantes de viagens (cadernos, canetas, viagens de bordo, mapas de viagem, etc)
- objetos de decoração com temática de cinema e música
Com o nicho definido, você pode partir para uma estratégia de vendas específica, como anúncios segmentados por público nas redes sociais. É possível criar campanhas personalizadas e atrair para sua loja apenas o público de interesse em comprar seus produtos.
Você pode pesquisar sobre ideias de nichos lucrativos no Google Trends , de forma gratuita. Basta digitar uma palavra-chave e o Google mostra se há um público realmente aquele tipo de produto, com as tendências de busca das pessoas.
# 2 Estude o público-alvo
Com algumas ideias de produtos para vender online , comece a estudar o seu tipo de consumidor. Para conhecer seu público-alvo, pergunte-se para quem você pode vender os produtos.
- São pessoas físicas ou empresas?
- Como essas pessoas podem ficar sabendo do produto?
- Quais os problemas dessas pessoas (que o seu produto vai resolver)?
# 3 Conheça os parceiros e fornecedores
Quando tiver algumas ideias em mente, avalie os produtos com base em alguns critérios, como por exemplo:
- qual a margem de lucro que os produtos fornecidos?
- quais atacadistas ou fornecedores trabalham com estes produtos?
- qual a facilidade em girar os estoques?
Pesquisar fornecedores e parceiros não é uma tarefa simples, pois é preciso ficar de olho na reputação de cada empresa, pedir indicações e verificar a agilidade na entrega dos pedidos. Porém, tal como uma loja física, este trabalho é necessário e muito importante, pois informa a qualidade dos produtos que você quer vender.
# 4 Crie uma marca para se destacar da concorrência
Ter uma marca e identidade visual bem definidas torna possível os seus clientes reconhecer facilmente o seu negócio, se diferenciar da concorrência e agregar maior valor ao seu e-commerce. Isso por que o combo nome + representação visual geralmente é a primeira forma como clientes e outras pessoas identificam o seu negócio.
Para esta tarefa é muito importante levar em consideração, além dos três itens anteriores, o seguinte:
- Sentimentos que como núcleos podem evocar nas pessoas e, principalmente, público alvo;
- Avaliar se o nome que tem em mente já não foi registrado no INPI;
- As tendências do design de marcas;
- Definir se cria um logomarca por conta própria ou se contrata um especialista (ex. Designer).
Agora, vamos às ideias! Veja nossa lista com 100 sugestões de produtos para vender online .
Inspiração: 100 ideias do que vender online
Esta lista vale como motivadora para que você dê um “ começar ” (começar, tradução literal) em seu - talvez - novo negócio. Veja as ideias de produtos para seu e-commerce:
1. Produtos para pet shop
2. Cosméticos orgânicos
3. Papelaria com material reciclável
4. Produtos para salão de beleza
5. Dieta Geléias
6. Roupinhas para bebê
7. Moda para grávidas
8. Moda para academia
9. Perfumes importados
10. Suplementos
11. Marmitas congeladas
12. Trufas de chocolate
13. Móveis Vintage
14. Quadros e placas decorativas
15. Almofadas com estampas divertidas
16. Baldes para pipoca
17. Tapetes coloridos
18. Papel de parede
19. Celulares semi-novos
20. Brechó
21. Livros de Administração e Negócios
22. Apostilas para concursos públicos
23. Artigos para pesca
24. Artigos esportivos
25. Capinhas de celular
26. Material escolar
27. Cervejas artesanais
28. Calçados femininos
29. Moda plus size
30. Moda estilo retrô
31. Camisetas de personagens
32. Camisas de time de futebol
33. Salgadinhos congelados
34. Massas congeladas
35. Artigos para enxoval de bebê
36. Camisetas de filmes e bandas
37. Instrumentos musicais
38. Skate
39. Camisas masculinas
40. Meias
41. Bijuterias
42. Semi-joias
43. Relógios
44. Acessórios para carros de luxo
45. Vestidos de luxo
46. Sapatos de luxo
47. Bolsas de luxo
48. Artigos esotéricos
49. Óculos de sol
50. Moda praia
51. Jogos de videogame
52. Bonecas Bebês Reborn
53. Colecionáveis
54. Bichinhos de pelúcia
55. Mochilas
56. Malas e bagagens
57. Artigos para os amantes de viagens
58. Eco-produtos
59. Produtos temáticos (Exemplo: Star Wars)
60. Artigos de sex shop
61. Lingeries
62. Pijamas
63. Maquiagem
64. Óleos essenciais
65. Livros infantis
66. Brinquedos educativos
67. Artigos para surfistas
68. Sabonetes artesanais
69. Cosméticos masculinos
70. Artigos para fotógrafos e amantes da fotografia
71. Moda minimalista
72. Bordados
73. Canecas personalizadas
74. Vestidos de Noiva de baixo custo
75. Laços para bebês
76. Álbuns para bebês
77. Artesanato em madeira
78. Velas naturais
79. Artigos de tricô
80. Cestas artesanais
81. Tecidos para artesanato
82. Bonecas de pano
83. Enfeites de porta de maternidade
84. Marmitas veganas
85. Plantas ornamentais
86. Utensílios de bambu para cozinha
87. Artigos para festas
88. Planners (agendas de planejamento anual)
89. Artigos de informática
90. Eletrônicos
91. Carregadores portáteis
92. Cereais fitness
93. Artigos religiosos
94. Chinelos personalizados
95. Mapas e Globos Terrestres
96. Caixas organizadoras
97. Artigos para ciclistas
98. Acessórios para o cabelo (turbantes, tiaras etc)
99. Ferramentas
100. E-books/infoproduto
Depois que você escolher o(s) produto(s) para vender, criar um nome para sua loja virtual e alinhar bem a etapa de planejamento, há questões legais básicas para dar entrada no CNPJ. Logo em seguida, vem uma etapa importante, que é a criação do logotipo.
Fique sempre ligado em nossos conteúdos, pois aqui no blog você tem vários ensinamentos para criação e consolidação de sua marca :)
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