Os clientes são a alma do seu negócio. É de extrema importância que você ofereça boas experiências para eles e isso inclui investir em um bom atendimento. Dessa forma, fica mais fácil atingir seu público, captá-lo e fidelizá-lo.
Mas como executar um bom atendimento? É essa a resposta que você vai encontrar neste artigo. Confira!
A importância de realizar um bom atendimento
Imagine só que você entrou em uma loja à procura de um produto específico. Ao precisar tirar uma dúvida, nenhum dos atendentes estava à sua disposição. Você foi recebido por alguém mal-humorado, sem vontade e que, além de não responder seu questionamento, não fez nem ao menos questão de tentar encontrar uma solução para tal.
Certamente você sairá da loja insatisfeito e pensando em nunca mais voltar. Ainda por cima, irá reclamar na internet, já que o meio on-line virou um ótimo recurso para colocarmos as opiniões sobre determinada marca, loja ou produto.
Neste caso, o atendimento foi um fator determinante para a reação negativa do consumidor. E é claro que você não deseja que aconteça o mesmo com o seu negócio, não é mesmo? Por isso, adotar medidas como as que colocaremos a seguir, podem ajudar a atrair e também reter seus clientes.
Como fazer um bom atendimento
Atender bem a um cliente é simples, mas essencial para o sucesso do seu negócio. Seja em um contato inicial ou mesmo para solucionar um problema ou insatisfação, ao adotar algumas posturas básicas e uma comunicação clara e assertiva, é possível causar uma ótima impressão. Veja como:
- seja educado e prestativo. Esteja pronto para tirar dúvidas e buscar soluções;
- mostre interesse no que o seu cliente tem a dizer;
- caso ocorra algum problema ou erro de sua parte, não finja que aquilo não aconteceu. Escute a reclamação e tente resolvê-la da melhor forma;
- seja próximo do seu público. Isso faz com que as pessoas se sintam familiarizadas com o seu negócio, além de melhorar o relacionamento;
- caso tenha colaboradores, realize treinamentos e esteja sempre orientando a equipe;
- ofereça exatamente o que promete;
- esteja presente nas redes sociais e responda prontamente os comentários, sejam elogios, dúvidas ou críticas. Seja sempre educado!;
- tente customizar o atendimento o máximo possível. Um pequeno gesto, como um cartão personalizado, pode fazer a diferença e conquistar o cliente;
- tenha prazer no que você faz e escolha pessoas para trabalhar com você que estejam alinhados com a cultura de sua marca;
- faça o exercício de se colocar no lugar do cliente;
- tenha uma comunicação clara, assertiva e transparente.
O atendimento é uma das coisas mais importantes para uma empresa. Por isso, não deixe de seguir estas dicas! Curta, compartilhe e fique atento aos conteúdos do blog da Consolide Sua Marca para melhorar ainda mais a gestão de seu empreendimento.
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