É Natal, é Natal... A principal data para o comércio no ano está quase aí. Mas ainda dá tempo de agilizar algumas ações para turbinar as vendas. De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que o varejo brasileiro arrecade R$ 35,9 bilhões no Natal de 2019, o que representa 4,8% mais do que no ano passado.
Seguindo o fluxo da Black Friday, que ocorreu em novembro, as vendas no Natal irão representar um aumento de 15% em relação ao ano anterior em todos os países do mundo, segundo pesquisa da empresa americana Salesforce.
Já que as expectativas são boas, bora colocar a mão na massa e turbinar suas vendas para o período de natal! Em nosso último artigo sobre o tema, já citamos 7 dicas para vender mais em sua loja sem mexer muito no bolso. Agora você vai conferir mais algumas ações de última hora para deixar até o Papai Noel mais feliz no Natal 2019. Confira:
#1 - Incentive os clientes da Black Friday a comprarem novamente no Natal
Se você fez campanha durante a Black Friday, no dia 29 de novembro, provavelmente deve ter gerado vendas, aumentando sua base de clientes, certo? Então aproveite esse período para resgatar os clientes da Black Friday, oferecendo um desconto para as compras de Natal.
De que forma você pode fazer isso? Simples: comunique-se diretamente com o cliente, por e-mail, SMS ou telefone.
Através de ferramentas de envio de SMS (mensagens telefônicas) em massa, você pode criar uma comunicação personalizada com os clientes. O Bitrix24 é uma plataforma que oferece a função de SMS marketing, além de campanhas por e-mail, mensagens via Facebook, Viber e Telegram.
Com essa ferramenta, você tem duas opções: o SMS em massa, e os fluxos automatizados, onde você configura o envio automático de um lembrete por SMS um dia antes da data importante, por exemplo, criando um senso de urgência. E esta é nossa próxima ação.
“Olá Mário! Não perca nossa super promoção de Natal: toda a loja com 20% de desconto! Esperamos você. Loja X.”
#2 - Crie um senso de urgência no consumidor
Muitas pessoas - muitas mesmo - deixam para fazer as compras de natal aos 45 minutos do segundo tempo, ou seja, nos últimos dias que antecedem a data. De certa maneira, esses clientes são ótimos porque você pode usar um gatilho de vendas muito eficaz: o senso de urgência.
Tanto as mensagens por SMS como o email são canais interessantes para esse tipo de cliente, pois são instantâneos, podem ser visualizados no celular, e as chances de serem lidos são altas.
Mas dependendo do nicho de mercado em que sua loja atua, os clientes podem não ter email, e às vezes nem mesmo acesso à internet. Neste caso, o SMS é mais vantajoso. Veja um exemplo de SMS que desperta o senso de urgência:
“Fabiana, faltam três dias para o Natal! Venha até a Loja X e compre seus presentes com 25% de desconto!”
#3 - Explore o potencial das redes sociais para o Natal
As redes sociais são perfeitas para quem busca retornos rápidos em termos de divulgação. Por redes sociais para vender leia-se: Facebook e Instagram. Este último oferece recursos de divulgação instantânea que funcionam bem quando você quiser explorar fotos de produtos ou de ambientes.
Os stories do Instagram funcionam como postagens, mas ficam visíveis por apenas 24 horas e alcançam um público até maior, por ficarem localizados na parte superior do dispositivo, diferente do restante das publicações que ficam visíveis aos usuários quando eles rolam o feed.
Uma outra vantagem das redes sociais é a possibilidade de usá-las para divulgação orgânica, ou seja, sem investimentos financeiros. A presença digital é, por si só, uma forma de propaganda para sua marca.
O Natal é uma data em que o consumidor é bombardeado por campanhas promocionais de todos os tipos de empresas. Portanto, se você quiser se destacar, precisa pensar em algo diferente. Uma boa alternativa é incentivar os clientes a comprarem os presentes de amigo secreto da firma, por exemplo.
Mas é importante dizer que, com as mudanças recentes nos algoritmos de cada uma das plataformas (Facebook e Instagram), o alcance está cada vez mais limitado. Ou seja, se você quiser atingir um público maior com suas publicações é preciso investir em anúncios.
No Facebook, os anúncios “carrossel” são visualmente eficazes para vendas de produtos:
Foto: Ecommerce Brasil
#4 - Bônus: detone com nossa Playlist de Natal em sua loja
No Natal, um dos elementos que mais criam atmosfera para o ambiente é a música, não é mesmo? Para além do Jingle Bell Jingle Bell, as músicas natalinas podem ser estimulantes para o público consumidor e também para os colaboradores.
Mas é claro que a trilha deve ser tocada na altura correta: nem alto demais e nem baixa demais. Ou seja, a música deve trazer um “clima natalino” mas não pode aparecer mais do que os produtos. Afinal, o cliente tem que se concentrar nas compras e não no som.
Para ajudar você, preparamos uma playlist especial com músicas para o Natal 2019 no Spotify. Use à vontade em sua loja:
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