Você sabe por qual motivo a maior rede de fast food do mundo adotou as cores vermelho e amarelo?
Pode parecer bobagem, mas a escolha das cores da marca foi baseada em estudos e combinadas para transmitir uma mensagem. E, por esse motivo, hoje é quase impossível não pensar nessas cores quando citamos o McDonalds, a marca mais valiosa do mundo no segmento fast-food .
O mesmo acontece com marcas como Facebook, Coca-Cola e Postos Ipiranga. As suas logomarcas têm cores quase impossíveis de serem esquecidas, pois há a psicologia das cores atuando por trás.
De acordo com pesquisas, cerca de 80% das pessoas são capazes de identificar uma marca pelas cores. Certamente são os primeiros elementos que o cérebro processa ao reconhecer uma imagem. Incrível, não é mesmo?
Agora que você já sabe que como cores desempenham um papel fundamental na criação de uma marca, é hora de escolher as mais indicadas para o seu negócio.
O que fazer antes de definir as cores da marca
Antes de já mergulhar nas infinitas possibilidades de cores, vale muito a pena fazer uma pesquisa rápida por aí. A ideia é buscar exemplos e inspirações, que vão de embalagens nas gôndolas do supermercado até o feed de marcas que estão no Instagram .
Neste momento não tenha preconceitos ou selecione apenas as marcas que estão no mesmo segmento de mercado que o seu. Primeiramente, crie uma lista com todas aquelas cores que os olhos vêem. Anote sem medo.
Veja só um exemplo:
Um próximo passo é, com esta lista em mãos, grifar como opções as cores que têm a ver com os valores da marca que deseja transmitir e sensações / sentimentos que deseja despertar em seu público alvo.
Atenção: seu gosto pessoal nem sempre é a melhor opção. Esforce-se para analisar de maneira imparcial, ein? ;)
Seleção feita, chegou a hora de considerar a psicologia das cores. Por mais que você tenha selecionado uma gama de cores para criar um logomarca de seu negócio, é fundamental validar os sentimentos que cada uma pode causar nas pessoas.
Cores e seus significados
Confira a seguir os significados por trás de cada uma das cores mais usadas em países ocidentais. Saiba que uma escolha pode ter um impacto - positivo ou negativo - na percepção da marca pelo público.
Vermelho
É a cor da força e da grandeza, da ação e da paixão. É bastante usada em empresas de fast food (como no caso do McDonalds, a cor aumenta o apetite e estimativa de consumo) ou marcas que simbolizam velocidade. Ouvimos Ferrari?
O vermelho também pode despertar a sexualidade e é capaz de criar um senso de urgência, até por esse motivo muitas lojas usam esta cor para as liquidações.
No entanto, como a cor é capaz de excitar o nosso cérebro, podendo causar sentimento de paixão ou até raiva e agressividade, usá-la em excesso pode causar irritabilidade. Tenha cautela.
Amarelo
O amarelo é uma cor brilhante, energizante e acolhedora. Por ser uma cor quente, estimula o intelecto, aumenta o otimismo e a esperança. Por esta razão é muito usada em negócios que precisam transmitir credibilidade, facilitando como e ajudar nas tomadas de decisão.
A cor também pode tornar as pessoas mais comunicativas, aumentando a criatividade .
Ligado ao senso de recompensa, o amarelo é muito usado em vitrines de lojas físicas e em botões de chamada a ação em sites de vendas (ex: baixe agora o livro digital ou solicite uma ligação). Mas cuidado, o excesso de amarelo pode causar ansiedade.
Azul
O azul é uma cor fria, que está relacionada à água e ao céu. Gera uma sensação de calma, tranquilidade, honestidade, lealdade e responsabilidade. Quando utilizada em uma empresa, a cor pode despertar produtividade, confiança e sucesso.
Já o azul escuro está relacionado ao poder. É ideal para promover uma marca segura e ambiciosa.
Atenção: o azul pode diminuir o apetite e não estimula o público a tomar decisões espontâneas.
Laranja
O laranja é uma cor otimista, acolhedora e confortável, ligada à energia e à criatividade, além de transmitir dinamismo e mudança. Pode ser ideal para negócios relacionados à:
- Alimentação
- Comunicação
- Aventura
Tal como o amarelo, a cor laranja é interpretada pelo cérebro como sistema de recompensa, por isso é muito utilizada em botões de chamada a ação em sites de vendas. Já deve imaginar que também é bastante explorada por lojas virtuais, pois estimula compras por impulso.
Verde
O verde transmite serenidade, harmonia e simplicidade, bem como equilíbrio, a riqueza e expansão.
Por ter um apelo ao bem-estar, tranquilidade e calma, o verde é muito usado em empresas de saúde e clínicas médicas ou de nutrição, além de, claramente, ser utilizados por negócios ligados ao meio ambiente ou ao estilo de vida saudável.
Dica: a cor verde também estimula o cliente a permanecer o maior tempo possível no local.
Violeta/roxo
É a cor da imaginação e espiritualidade, assim bastante utilizada por empresas de magia e espiritualidade, por transmitir uma sensação de calma, sabedoria e confiança. É comumente associada à nobreza, ao luxo, à aristocracia, ao poder e à grandeza.
A cor é também usada com frequência por marcas de beleza e rejuvenescimento.
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E aí, deu pra entender o quanto a tarefa de definir as melhores cores para sua marca é fundamental para a consolidação de seu negócio? Comente!
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