Entender a importância da criação, a necessidade de registro e divulgar como e dar mais visibilidade para sua empresa, é essencial para que você melhore sua marca. Por isso, reunimos neste artigo diversas dicas e informações que vão ajudar você a deixar-la ainda melhor.
A importância da criação
Para ter uma marca de destaque é necessário investir na sua identidade visual. Ela fortalece a imagem da sua marca e consequentemente do seu negócio, além de diferenciar você da concorrência.
É importante investir no design do seu negócio, por isso contrate profissionais para criar sua identidade visual e cuidar da imagem da sua empresa.
A seguir algumas dicas para ter uma boa identidade visual:
Não se apegue ao seu gosto pessoal, escolha o que fazer mais sentido para os seus consumidores.
Ela precisa se comunicar de forma eficiente com seu público alvo.
Precisa existir um padrão de aplicação, tanto em peças gráficas, como digitais.
Manual da marca: Por que preciso ter um?
No manual da marca você encontrar todos os elementos gráficos que representam seu negócio. Trata-se de um conjunto de regras para a aplicação da sua marca.
Este manual é necessário, pois ele especifica como deve ser feita aplicação da sua logomarca, o que pode e o que não pode ser feito com ela. Isso facilita mudanças possíveis, além de evitar erros de impressão e aplicação.
Por que devo registrar minha marca?
É imprescindível que você realiza o registro da sua marca , pois assim você terá controle total e direito sobre ela. Sem o registro você pode sofrer com duplicidade e plágio.
O Registro deve ser realizado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele pode ser feito de forma menos burocrática com auxílio de uma empresa qualificada, como a Consolide Sua Marca , que oferece todo suporte e orientação fornecida.
Na hora de realizar o seu registro, você deve ter em mente que não pode registrar sinais de uso comum ou genéricos, que não relacionado ao seu negócio ou produto. O INPI entende que esse tipo de sinal não pode ser apropriado por uma única pessoa.
É importante lembrar que o registro no INPI abrange o território nacional, enquanto o registro na Junta Comercial, apenas território estadual.
Divulgação: por onde começar?
Antes de começar a divulgar sua marca, você precisa conhecer seu público alvo e o seu mercado. Conhecendo bem o seu negócio e o seu público, você será capaz de desenvolver estratégias assertivas e identificar oportunidades.
Traçando um perfil de um possível consumidor dos seus serviços, você pode identificar seus hábitos e assim saber onde encontrar-lo, como se comunicar com ele e onde focar suas principais estratégias de divulgação.
Em relação a divulgação, você precisa entender que não existe uma receita de bolo. O que funciona para uma empresa, não necessariamente irá funcionar para sua, ainda que ela seja do mesmo segmento. Sua estratégia deve ser pensada para o seu negócio, com seu público em mente e focada nos objetivos e metas que você deseja atingir determinado momento determinado.
Outra dica é não investir apenas em um tipo de canal e em uma estratégia. Combine abordagens online e offline. Seja criativo! Apesar da era digital, uma estratégia offline bem pensada e planejada, contribui para que você alcance seu público onde ele estiver e aumente o reconhecimento da sua marca.
Mas atenção! Um site da sua empresa, que seja responsivo e atualizado com o conteúdo relevante, é indispensável para uma divulgação.
Como ter visibilidade?
Como dissemos no primeiro tópico deste artigo, uma boa identidade visual fortalece a imagem da sua marca , o que aumenta sua visibilidade. Dessa forma, o primeiro passo é ter uma identidade visual marcante.
Outro passo importante, é se manter ativo nas redes sociais. Você precisa estar onde seu público está e se comunicar com ele através dos canais que ele utiliza. Escolha com atenção as redes sociais que fazem sentido para o seu negócio. Mantenha seus perfis atualizados, sempre com conteúdo relevante e de qualidade.
O marketing de conteúdo é outra estratégia que pode aumentar e muito sua visibilidade. Disponibilizando conteúdo relevante e de qualidade para atrair possíveis consumidores, faz com que você se torne referência no seu segmento e seja cada vez mais reconhecido.
Campanhas patrocinadas também não podem ficar de fora da sua estratégia. Estar entre os primeiros resultados nos buscadores, além de aumentar a visibilidade, também aumenta sua taxa de conversão. Cria uma estratégia que um conteúdo orgânico com campanhas.
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