Como criar uma marca de bijuterias?

Para quem é fã de bijus, ter uma marca especializada no segmento é uma alternativa para iniciar no empreendedorismo. Veja como criar uma marca de bijuterias.

Por Denise Giordano 5 min. de leitura

Se foi o tempo em que as bijuterias eram reconhecidas por serem imitações de jóias com materiais nada nobres. Hoje em dia, o mercado de bijuterias é abrangente e o segmento opera em constante crescimento, já que a característica principal dos fabricantes no Brasil é a criatividade. Neste artigo você vai saber como criar uma marca de bijuterias e ter sucesso com o próprio negócio. Fique conosco. 

Como criar sua própria marca de bijuterias

Se a ideia é poupar tempo e dinheiro, apostar na revenda de bijuterias é a melhor opção para iniciar o seu negócio no ramo. Com esse modelo, você consegue comprar peças no atacado e revender com seu próprio logotipo. 

Mas há também outra opção muito interessante: criar você mesmo os produtos e vendê-los, seja de forma online ou presencial. Mas calma, a gente vai explicar de forma detalhada para você. Veja como começar uma marca de bijuterias, em alguns passos simples. 

1. Monte um plano de negócios

Se engana quem pensa que negócios pequenos não precisam de planejamento. Por menor que seja sua empresa, ela precisa ter um plano de negócios. Ele diminui as possibilidades de erros ao longo do caminho. Um bom plano de negócios deve ser composto com os seguintes itens:

  • Público-alvo
  • Análise de mercado
  • Plano operacional
  • Plano financeiro
  • Precificação
  • Plano de marketing
  • Simulação de cenários

Com o plano de negócios feito, é hora de partir para a criação visual de sua marca. Veja o próximo passo. 

como criar marca bijuterias

2. Crie um logotipo e uma identidade visual

Todas as marcas precisam de uma representação visual, pois é isso que fará com que os consumidores reconheçam a empresa. O logotipo é o elemento que diferencia sua marca dos concorrentes. A criação de um logotipo é bem importante para o seu negócio. 

Mas além do logo, você pode apostar em outros elementos que fazem a sua marca ficar ainda mais conhecida do público consumidor. Uma identidade visual combina vários elementos, como cores, fontes, etc. Trocando em miúdos: a identidade visual é a imagem que sua marca deseja passar. Esse conjunto de elementos pode agregar:

  • slogan
  • cores
  • fontes 
  • cartão de visitas
  • perfil nas redes sociais
  • etiquetas para as bijuterias
  • embalagens
  • brindes
  • anúncios no Instagram
  • e outros

Buscando impactar de maneira positiva o seu público-alvo, escolha as cores de sua identidade visual com cuidado. Lembre que cada cor tem um significado, de acordo com a “psicologia das cores”. 

3. Encontre fornecedores

Em seu plano de negócios, você precisa ter a clareza sobre como funcionará a sua marca: se você quer criar uma linha própria de bijus (fabricação sua) ou se vai buscar bijuterias em lojas para revender. Na primeira opção, busque fornecedores de materiais para confecção das bijuterias. Na segunda, procure lojas de atacado ou peças diretamente da fábrica. 

Há vários atacados de bijuterias que não exigem CNPJ na compra dos produtos, agilizando o processo para quem ainda não formalizou sua empresa. Comprando em lojas de atacado, você pode ter uma boa margem de lucro para revender as peças, seja de porta em porta ou através de uma loja online de bijuterias.

Geralmente, os atacados exigem um pedido mínimo de mercadorias, mas a vantagem é que você pode parcelar suas compras e, na maioria das lojas, são oferecidas diversas formas de pagamento: boleto, cartão de crédito, pix, depósito…Você pode comprar produtos variados, utilizar embalagens com sua marca própria e vender.

4. Prepare sua estrutura de vendas

Independentemente se você vai confeccionar seus bijus ou comprar no atacado, uma loja online pode ser a melhor opção para tornar a marca conhecida. Se você não tem ainda estoque expressivo de mercadorias ou dinheiro para o pagamento mensal de uma plataforma de e-commerce, a dica é abrir uma loja no Instagram

Além disso, invista em alguns elementos que fazem a diferença em uma estrutura de vendas:

  • cartelas personalizadas para brincos, pulseiras, colares e tornozeleiras
  • cartão de visita para divulgação de seu negócio
  • lista organizada de e-mails e contatos de WhatsApp de clientes em potencial
  • metas de vendas e ganhos mensais

Mas de nada adianta criar uma marca linda, com potencialidade de vendas, sem protegê-la da concorrência, certo? O próximo e importante passo é o registro de sua marca de bijuterias. 

5. Registre sua marca

Existe no Brasil um órgão que regulamenta o registro de marcas e patentes: o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O registro de marca é capaz de proteger o nome que você escolheu para o seu negócio, evitando que outras pessoas o utilizem sem autorização. 

O registro também protege sua empresa de ter que pagar uma indenização, pois você pode, sem saber, utilizar uma marca que já existe e já foi registrada. Ou seja, o registro de marca é algo sério e precisa estar em sua lista de prioridades.

Quanto custa criar uma marca de bijuterias

Para abrir um negócio de bijus, a dica é incluir no seu plano de negócios os custos fixos, variáveis e o investimento em marketing para divulgação da marca. Se você optar pela criação de um MEI (Microempreendedor Individual) leve em consideração alguns aspectos:

  • Abertura da empresa: R$ 142
  • Logotipo e identidade visual: de R$ 450 a R$ 1500
  • Registro do domínio do site: R$ 50
  • Plataforma de e-commerce: R$ 50 por mês
  • Investimento em estoque: R$ 500
  • Registro de Marca: R$440,00 a R$2500 

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