Facilitadoras. Essa pode ser uma das palavras que definem as agências de marketing. Elas são as responsáveis por dar norte ao tão sonhado negócio de alguém, independentemente de ser com imagem ou estratégia.
Quando um cliente procura uma agência de marketing para dar voz a sua marca, ele já busca o sabre de todos os processos de transferência de como direcionar-la segura no mercado. É papel do profissional da área de comunicação oferecer os caminhos corretos para que não aconteça a perda de marca mesmo depois de anos de uso.
Muito além da identidade visual de uma marca, a agência de marketing tem o papel de gerar valor ao produto e serviço oferecido pelo cliente. Para isso, não basta apenas criar ... é preciso proteger. Antes mesmo da criação real do negócio no mercado, alguns processos indispensáveis que garantem essa segurança à marca. Confira os três principais:
#1 Pesquisa de viabilidade da marca no INPI
Confira para seu cliente se outra empresa já solicitou o nome da mesma marca e se é do mesmo ramo e atividade. A pesquisa de viabilidade pode ser feita no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) , na aba marcas, seguida da opção busca.
Para iniciar a busca por uma marca, você deve escolher no campo “Tipo de Pesquisa” a opção “Radical” e depois preencher no campo marca o nome da empresa que deseja. Mesmo que não apareça no resultado imediatamente, não quer dizer que o nome esteja disponível, pois pode existir uma marca com grafia diferente, mas com mesma fonética (mesmo som na leitura), no mesmo setor de atuação da sua marca, possivelmente o INPI irá negar o seu pedido.
Apesar de na pesquisa não precisar inserir a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice, é preciso escolher com atenção, pois ela possui uma lista de 45 classes com informações sobre os diversos tipos de produtos e serviços e o que pertence a cada classe.
#2 Identifique se já existe domínio do site ou não
Após saber se a marca do cliente está disponível para ser validada pelo INPI, ainda assim é preciso pesquisar se já existe um domínio de site sendo utilizado por terceiros. Mesmo não sabendo no momento se terá uma página na internet, é possível garantir o uso dela antes que outras empresas façam isso.
O domínio pode ser criado em diversas plataformas, entre elas http://www.registro.br/ e http://www.fapesp.org/, normalmente mediante uma taxa anual. Porém, essa opção de ter um site, dependerá muito do público-alvo e do tipo de negócio. Embora, ter uma página na web seja uma ótima opção de eternizar o conteúdo do cliente, pois as redes sociais estão em constante mudança e ali os arquivos ficam salvos.
#3 Registro da Marca
Para proteger e dar mais credibilidade ao patrimônio empresarial, o Registro de Marca é um processo indispensável. A partir dessa validação, o proprietário garante o direito de uso exclusivo da marca, nome e logo, em todo território nacional.
Por ter CNPJ, muitos empresários acreditam que sua marca está protegida. Porém, isso não traz garantia alguma e, muito pelo contrário, pode ser um dos pontos que o faça perder a identidade do empreendimento para qualquer outro concorrente.
O órgão responsável pela concessão desse certificado é o INPI. Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o Registro de uma Marca, que tem validade de 10 anos, mas pode ser prorrogado por sucessivos períodos.
Existe um custo para fazer o registro e o investimento varia de acordo com o segmento de atuação do negócio. Além disso, é possível requerer o certificado sozinho ou contratar uma empresa especializada que desburocratizar o processo.
Optar pelo Registro de Marca é agregar valor ao negócio e auxiliar na estratégia da empresa de atrair e fidelizar o consumidor. Além disso, aumenta a possibilidade de franquear o negócio, já que sem esse passo não é possível, e licenciar o uso da marca para outras empresas explorarem com diversos produtos, como é o caso da Turma da Mônica, do Maurício de Souza.
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