Agências de marketing: 3 processos indispensáveis para criar uma marca segura para seu cliente

Cuidar de uma marca vai muito além do visual, é saber zelar pelo reconhecimento e, principalmente, protegê-la desde o começo: na escolha do nome.

Por Kalyane Alves 4 min. de leitura

Facilitadoras. Essa pode ser uma das palavras que definem as agências de marketing. Elas são as responsáveis ​​por dar norte ao tão sonhado negócio de alguém, independentemente de ser com imagem ou estratégia.

Quando um cliente procura uma agência de marketing para dar voz a sua marca, ele já busca o sabre de todos os processos de transferência de como direcionar-la segura no mercado. É papel do profissional da área de comunicação oferecer os caminhos corretos para que não aconteça a perda de marca mesmo depois de anos de uso.

homem subindo escadas

Muito além da identidade visual de uma marca, a agência de marketing tem o papel de gerar valor ao produto e serviço oferecido pelo cliente. Para isso, não basta apenas criar ... é preciso proteger. Antes mesmo da criação real do negócio no mercado, alguns processos indispensáveis ​​que garantem essa segurança à marca. Confira os três principais:

#1 Pesquisa de viabilidade da marca no INPI

Confira para seu cliente se outra empresa já solicitou o nome da mesma marca e se é do mesmo ramo e atividade. A pesquisa de viabilidade pode ser feita no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) , na aba marcas, seguida da opção busca.

Para iniciar a busca por uma marca, você deve escolher no campo “Tipo de Pesquisa” a opção “Radical” e depois preencher no campo marca o nome da empresa que deseja. Mesmo que não apareça no resultado imediatamente, não quer dizer que o nome esteja disponível, pois pode existir uma marca com grafia diferente, mas com mesma fonética (mesmo som na leitura), no mesmo setor de atuação da sua marca, possivelmente o INPI irá negar o seu pedido.

Apesar de na pesquisa não precisar inserir a Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice, é preciso escolher com atenção, pois ela possui uma lista de 45 classes com informações sobre os diversos tipos de produtos e serviços e o que pertence a cada classe.

site INPI

#2 Identifique se já existe domínio do site ou não

Após saber se a marca do cliente está disponível para ser validada pelo INPI, ainda assim é preciso pesquisar se já existe um domínio de site sendo utilizado por terceiros. Mesmo não sabendo no momento se terá uma página na internet, é possível garantir o uso dela antes que outras empresas façam isso.

O domínio pode ser criado em diversas plataformas, entre elas http://www.registro.br/ e http://www.fapesp.org/, normalmente mediante uma taxa anual. Porém, essa opção de ter um site, dependerá muito do público-alvo e do tipo de negócio. Embora, ter uma página na web seja uma ótima opção de eternizar o conteúdo do cliente, pois as redes sociais estão em constante mudança e ali os arquivos ficam salvos.

 #3 Registro da Marca

Para proteger e dar mais credibilidade ao patrimônio empresarial, o Registro de Marca é um processo indispensável. A partir dessa validação, o proprietário garante o direito de uso exclusivo da marca, nome e logo, em todo território nacional.

Por ter CNPJ, muitos empresários acreditam que sua marca está protegida. Porém, isso não traz garantia alguma e, muito pelo contrário, pode ser um dos pontos que o faça perder a identidade do empreendimento para qualquer outro concorrente.

O órgão responsável pela concessão desse certificado é o INPI. Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o Registro de uma Marca, que tem validade de 10 anos, mas pode ser prorrogado por sucessivos períodos.

jovem registro

Existe um custo para fazer o registro e o investimento varia de acordo com o segmento de atuação do negócio. Além disso, é possível requerer o certificado sozinho ou contratar uma empresa especializada que desburocratizar o processo.

Optar pelo Registro de Marca é agregar valor ao negócio e auxiliar na estratégia da empresa de atrair e fidelizar o consumidor. Além disso, aumenta a possibilidade de franquear o negócio, já que sem esse passo não é possível, e licenciar o uso da marca para outras empresas explorarem com diversos produtos, como é o caso da Turma da Mônica, do Maurício de Souza.

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