O logotipo é a cara da sua marca, certo? E, em outro artigo, te trouxe informações sobre como criar um logo em um passo a passo. Porém, isso te torna uma marca exclusiva?
Negativo.
A criação da sua marca precisa sim estar atrelada ao visual, mas é importantíssimo ter um plano de ação que contenha conceitos e valores para um determinado público. Ou seja, as pessoas precisam se identificar e inspirar com seu produto/serviço.
Passo a passo para ter uma marca exclusiva
Depois da criação do logotipo, tem um caminho ainda a seguir para que sua marca seja exclusiva. Para facilitar, separamos alguns dos principais passos:
1. Fazer uma pesquisa de viabilidade de registro de marca
A propósito, quando escolheu o nome da sua marca pesquisou se ela já existia em algum lugar do país? Não é somente buscar no Facebook ou no Instagram para ver se tem ou não.
Para saber oficialmente, você precisa entrar no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer uma busca na base de marcas.
Essa busca deve ser minuciosa. Então, use os diferentes modos de pesquisa disponíveis no site: “pesquisa radical" e "pesquisa exata”.
2. Criar um domínio.com
Por mais que em um primeiro momento você não utilize um site para divulgar seus produtos/serviços, é importante você garantir o domínio com o nome da sua marca.
Há vários sites que disponibilizam a compra desse domínio, basta procurar no google. Fazer isso, é uma forma de criar novas perspectivas, pois ter um site é ter um canal próprio de comunicação com o cliente.
3. Criar a identidade visual
A identidade visual é a forma de seu cliente saber identificar sua marca. As cores, formatos e fontes fazem que, mesmo inconscientemente, ele vincule e crie vínculos com seu produto/serviço.
Alguns itens que contemplam uma identidade visual:
- Cores: sempre devem remeter o que sua empresa é e o que fala. As cores têm esse poder. Por isso, antes de escolher estude bem se determinada cor representa seu negócio. Não podem ser escolhidas apenas por gosto.
- Slogan: é uma estratégia importante de posicionamento por meio de uma frase curta, simples e marcante. Ela pode garantir seu destaque no mercado
- Cartão de visitas: assim as pessoas vão saber como entrar em contato com você. É sempre bom levar consigo, porque além de clientes, você pode encontrar outros profissionais da área e gerar um network.
- Papelaria: além de causar uma boa impressão, também é uma forma de organização. Ter um bloquinho, caneta ou pasta personalizados é uma ótima opção.
4. Fazer o registro de marca
Aqui está o grande segredo das marcas exclusivas. A segurança a partir do Registro de Marca.
O Registro é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que assegura ao seu dono o uso exclusivo, em seu ramo de atividade, em todo o território nacional.
Muitas pessoas confundem com o registro na Junta Comercial, que ter um nome fantasia em um CNPJ traz segurança. Porém, o registro da marca no INPI pode cancelar o registro na Junta Comercial.
O registro tem vigor por 10 anos, prorrogáveis por igual período, quantas vezes quiser. Com isso, o titular pode autorizar terceiros a utilizar sua marca ou impedir outras pessoas de usá-la para assinalar produtos ou serviços, idênticos ou semelhantes.
A marca é registrada para evitar que os consumidores comprem produtos ou serviços de outra empresa achando que estão comprando da sua marca. Por isso, há a possibilidade de registro de marcas iguais em classes diferentes por empresas diferentes.
Registrar a Marca também traz a possibilidade de franquear o negócio, já que sem esse passo não é possível. Além disso, é possível licenciar o uso da marca para outras empresas explorarem com diversos produtos, como é o caso da Coca-Cola.
Sem o registro, sua marca fica em risco
Essas são apenas algumas das consequências que você pode sofrer se estiver sem o registro assegurado:
- Se alguém registrar primeiro que você, o titular do registro pode a qualquer momento solicitar que você deixe imediatamente de usar a Marca.
- Você pode ser processado por uso indevido de marca registrada. Em, ainda, poderá pagar uma indenização por isso.
- A indenização varia entre 3% e 5% do faturamento bruto de sua empresa nos últimos cinco anos.
Sem condições de imaginar que todo o investimento que você fez pode se perder rapidamente por uma ação judicial.
Como é feito o registro de marca
O registro de marca pode ser feito pela própria pessoa ou por uma empresa de assessoria jurídica. Tudo dependerá do entendimento e do que o empresário denomina fácil ou não.
Existe um custo para fazer o registro e o investimento varia de acordo com o segmento de atuação do negócio.
O processo é feito diretamente no site do INPI e demora entre dez a doze meses para sair o resultado, podendo ainda variar o tempo.
Durante o acompanhamento do pedido do registro precisa ficar atento a todas as etapas e envios. Qualquer deslize pode causar um indeferimento. Então, quanto mais informações souber sobre o processo melhor será.
No e-book abaixo, você consegue ter acesso a todas as etapas necessárias para registrar a marca.
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