Como ser uma Loja Oficial no Mercado Livre? [2024]

Saiba agora mesmo como ser uma loja oficial no Mercado Livre e aproveite todos os benefícios dessa posição exclusiva. Leia este artigo!

Por Alan Marcos 6 min. de leitura

Ilustração de um homem ao lado de um smartphone gigante com uma marquise de loja, simbolizando uma "loja virtual". Moedas de ouro representam ganhos, e um calendário com um checkmark indica um lançamento bem-sucedido.

Quem quer ganhar visibilidade e confiança dos consumidores vendendo no Mercado Livre, só existe um caminho: transformar a sua loja em loja oficial. E, dentre as novas regras para chegar lá, em 2024, o marketplace passou a exigir um registro de marca atualizado e completo.

Você sabia?

O Mercado Livre é a maior plataforma de vendas da América Latina, conhecido por sua vasta gama de produtos e pelo acesso simplificado e, com tanta competitividade, pode ter certeza de que ser uma loja oficial vai lhe garantir um acesso mais direto à telinha dos consumidores.

Quer saber detalhes e entender como agir? É pra já!

O que é uma loja oficial do Mercado Livre?

Uma loja oficial no Mercado Livre, gigante dos marketplaces, é aquela loja que recebe certificação de vendedora verídica por parte da plataforma e, consequentemente, que tem mais credibilidade com o consumidor. Além disso, também é uma loja que pode usufruir de vários recursos disponibilizados pelo próprio ML, diferentemente das não oficiais.

Recebem o status de “loja oficial”, vendedores (representantes ou fabricantes) de produtos que tenham, acima de tudo, uma marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

No decorrer deste artigo, você vai explorar todos os principais benefícios de passar a fazer parte do seleto grupo, bem como entender os custos disso e quais etapas precisa seguir para chegar lá.

Quais os benefícios de ser uma loja oficial no Mercado Livre?

Mais visibilidade e destaque, ferramentas exclusivas para marketing, maior segurança e atendimento facilitado são algumas das vantagens de registrar sua marca e tornar a sua loja oficial no ML.

  • Os produtos de lojas oficiais ocupam posições privilegiadas nos resultados de busca
  • O selo concedido pelo marketplace como reconhecimento das lojas registradas fica visível em todas as páginas, atestando confiabilidade e qualidade
  • Quando os consumidores começam uma busca, produtos de lojas oficiais são sugeridos automaticamente no complemento da pesquisa
  • Negócios assim aparecem quando buscados através de um filtro exclusivo – “Pesquisar somente lojas oficiais”
  • As campanhas de marketing ficam mais assertiva por que são orientadas pela própria plataforma

Se quiser ganhar um espacinho junto às “oficiais” do Mercado Livre, você vai precisar pagar R$ 99 de mensalidade e, caso desistir de manter sua página ativa em algum momento, bastará pausá-la.

Vale dizer também que, para novos usuários, o marketplace oferece um teste gratuito de 3 meses, permitindo experimentar dos benefícios sem pagar nada!

Além disso, existem três diferentes opções de anúncios que dá para fazer no Mercado Livre – Grátis, Clássico e Premium – cada um com suas características.

Você vai precisar pesquisar mais sobre eles na própria plataforma, mas já fique sabendo que anúncios gratuitos duram 60 dias, no máximo, e oferecem baixa exposição; anúncios clássicos e premium oferecem alta exposição e têm duração ilimitada. Os “Premium”, como o nome já diz,  são melhores em termos de visibilidade.

Pague o que deve sempre em dia para não perder as oportunidades de vendas!

Loja oficial no Mercado Livre é confiável?

Sim, lojas oficiais têm um nível alto de confiabilidade pois, em primeiro lugar, passam por uma série de verificações e são obrigadas a manter um padrão elevado de atendimento ao cliente se quiserem continuar com seus benefícios.

Sem contar que elas podem contar com um suporte maior e uma segurança redobrada fornecidos pelo ML, e todos esses fatores somados reduzem significativamente o risco de fraudes e problemas dos consumidores com os produtos – tanto quanto dos comerciantes com pessoas que agem de má fé na plataforma.

As lojas oficiais ainda são operadas por fabricantes ou representantes autorizados, o que garante a autenticidade dos produtos e, mais uma vez, só faz parte do grupo quem tem registro de marca comprovado junto ao Mercado Livre, então, mais um ponto no quesito “confiabilidade”!

Do que precisa para ser loja oficial no Mercado Livre? Atualizações de 2024

Como o registro de marca nesse marketplace é obrigatório, você vai precisar ter, em mãos, o certificado de registro concluído junto ao INPI para cadastrar a sua loja como oficial. Também será necessário que você, vendedor(a), seja ou fabricante ou o(a) varejista titular do registro.

Até 2024 não funcionava assim, mas, pensando em simplificar o processo de cadastro para o empreendedor, ao mesmo tempo em que exige maior segurança jurídica com o objetivo de levar mais segurança aos consumidores, o ML atualizou sua política de lojas oficiais.

Fique atento(a)!

Outras exigências são: estar 100% em dia com suas obrigações financeiras com o Mercado Livre e ter pelo menos um novo produto publicado.

Trouxe um checklist que pode lhe ajudar!

Requisitos para se tornar loja oficial no Mercado Livre
(    ) Ter registro de marca concluído e aprovado pelo INPI e estar com o certificado em mãos (    ) Ser fabricante ou varejista titular do registro (    ) Estar em dia com o Mercado Livre, ou seja, sem dívidas na plataforma (    ) Ter pelo menos um novo produto publicado
 

Marcou X em todas as opções? Pode começar o processo!

Como se tornar uma loja oficial no Mercado Livre em apenas 3 passos

Para não gastar mais dinheiro do que o necessário e nem perder tempo enfrentando burocracias excessivas e dores de cabeça terríveis, contrate especialistas em registro de marca e faça o processo de certificação no INPI até o fim.

Tendo o documento que comprove o seu registro concluído e atualizado, siga as três etapas sinalizadas adiante.

  1. Acesse o menu “Minhas Marcas” no Mercado Livre e envie o certificado de registro da sua marca para validação.
  2. Após a validação do registro pelo marketplace, crie a sua página personalizada em “Minha Página”.
  3. Além de completar os campos obrigatórios com dados sobre sua marca, adicione imagens de alta qualidade dos seus produtos e configure os métodos de pagamento e envio conforme as políticas da plataforma.

Outro artigo aqui do blog narra como fazer registro de marca para e-commerce de A a Z, então, vale a pena conferir também!

Se precisar esclarecer alguma outra dúvida ou se você quiser começar hoje mesmo, é só mandar uma mensagem pra gente lá no Instagram – @ConsolideSuaMarca – ou consultar os nomes desejados para o seu negócio em nossa ferramenta gratuita de consulta de marca.

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?