Como ter uma logomarca única: 7 dicas infalíveis

Ter uma logomarca única é a chave de entrada para diferenciar a sua empresa das concorrentes no mercado e garantir que os consumidores conheçam você de forma mais rápida. Descubra tudo sobre o tema neste artigo!

Por Laury von Mühlen 10 min. de leitura

Ilustração do "r" de registro de marca e uma ponta de caneta tinteiro

Faça estudos de mercado para ter uma logomarca única e impactante e crie uma identidade visual para o seu negócio que represente todos os principais aspectos dele da forma mais singular possível, pensando que as pessoas precisam bater o olho na imagem e associá-la à empresa.

Apple, McDonald's, Coca-Cola, Pepsi, Nike e, acredite se quiser, aquela lavanderia do bairro na qual todo mundo que você conhece manda lavar a roupa de cama e o seu restaurante preferido da cidade que faz entregas delivery, mas também atende presencial… Sabe o que todos têm em comum? Uma logomarca reconhecida (e reconhecível)!

Quer que o seu negócio seja o próximo da lista? Comece lendo este artigo até o final.

O que é uma logomarca?

O significado de logomarca, segundo o dicionário Oxford, é “uma representação visual de uma marca”, ou seja, a logomarca pode ser definida como todo o conjunto gráfico que simboliza uma empresa e dá significado a ela, geralmente composto por logotipo e nome da marca.

Qual é o objetivo da logomarca?

A construção logotipo + marca serve praticamente para tornar realidade todos os aspectos e as características de uma empresa, deixando-os muito mais visuais e, consequentemente, tornando a marca mais facilmente conhecida e reconhecida pelas pessoas.

Uma boa logomarca conta a história do que é aquela empresa, o que ela vende, quais são seus princípios e em quais setores ela atua, pelo menos.

Qual é a importância da logomarca?

A importância de uma logomarca para uma empresa pode ser comparada à importância do RG para uma pessoa, afinal, é ela que registra nome, características principais e aspectos visuais mais marcantes, e que vai gerar mais conhecimento sobre o negócio para quem seus gestores tiverem como público-alvo – os consumidores.

Sem a logomarca, não existe definição concreta da identidade de uma corporação, como você leu anteriormente, e, ainda por cima, fica muito mais difícil alinhar objetivos e expectativas tanto de clientes quanto da própria empresa.

Agora, aqui vão as respostas para algumas outras perguntas sobre o tema que podem estar pairando sobre a sua cabeça!

O que é ter uma logomarca na visão do empreendedor?

Ter uma logomarca é dispor de um símbolo através do qual todo mundo vai conseguir identificar a sua empresa e, ao longo do tempo, ter um símbolo que será diretamente associado à sua empresa mesmo que, no contexto, não haja menção nenhuma sobre ela. É sinônimo de credibilidade também!

Qual é a diferença entre marca e logomarca?

A logomarca é, justamente, a construção de vários elementos gráficos – desenho e nome ou desenho, nome e slogan, por exemplo – que representam uma marca, para formar um símbolo capaz de apresentar essa marca de forma totalmente visual, enquanto marca é o conjunto de toda a identidade de uma empresa, incluindo crenças, missões, visões, valores etc.

E qual é a diferença entre logotipo e logomarca?

Por um lado, a logomarca utiliza elementos e aspectos gráficos e visuais para representar uma marca, por outro lado, o logotipo também faz uma representação, mas por meio das letras apenas. Por exemplo, a Nike tem um logotipo com seu nome, escrito de um jeito estilizado, mas também tem uma logomarca composta pelo nome e por aquele símbolo de certo.

Ambos podem ser apresentados nos produtos, nas embalagens, no uniforme de funcionários prestadores de serviço e assim por diante, mas saber dessa diferença é importante para você medir o quão efetiva está sendo a apresentação da empresa e a percepção das pessoas em relação a ela.

Enfim, como criar uma logomarca impactante?

Faça uma pesquisa de mercado, escolha o nome e as cores da sua marca, pense no que quer que seus clientes sintam ao verem o símbolo que representa a empresa e esboce alguns desenhos, mas sempre com a ajuda de um profissional especializado.

Por fim, registre a sua logomarca com o mesmo carinho que você teria se fosse registrar sua própria identidade no RG!

Veja cada um desses tópicos explicados em mais detalhes logo adiante.

7 dicas para criar uma logomarca única

Só de ler este artigo até aqui, você já deve ter compreendido por que a apresentação de um produto, de um serviço e da sua empresa no geral, através de logomarca, é tão importante, afinal, ela está diretamente ligada à reputação, reconhecimento e lucratividade do seu negócio.

Pensando em lhe ajudar ainda mais no processo, sete dicas valiosas para criar a sua sem erros foram trazidas abaixo.

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de começar a criar qualquer coisa, é necessário saber o que já existe no mercado. Pesquise as logomarcas de empresas que são concorrentes diretas e indiretas do seu negócio, assim como de outras empresas de outros setores que possam servir como inspiração.

Explore os atributos de marca de cada uma e aproveite para absorver diversas referências.

2. Escolha o nome da sua marca

Escolher o nome da marca vai ser um processo muito importante – e, se você pensar no quanto você usa o seu próprio nome (ou aquele apelido pelo qual todo mundo lhe conhece), nem existe a necessidade de explicar o porquê disso.

O nome norteará o desenvolvimento e estabelecimento de todos os aspectos visuais da empresa e ajudará a iniciar o processo de criação da logomarca.

3. Pense no que você quer que os clientes sintam ao verem sua logo

Você quer que eles sintam um ar mais sério, muita fome, aquela alegria gostosa…? Independentemente da sua resposta, saber disso será o primeiro passo para definir todos os outros aspectos cruciais da logomarca, como formato e cores.

Empresas mais amigáveis e abertas costumam ter formas circulares na logo, mas quem quer ser visto com mais seriedade e solidez usa formas triangulares ou traz para o público imagens com pontas.

E até a fonte daquilo que vem escrito interfere na percepção: tipografias com serifa – traços que prolongam letras e números – farão com que as pessoas vejam a marca como algo mais tradicional, já aquelas sem serifa podem trazer um ar mais jovem e digital.

Exemplo de tipografia com serifa

Exemplo de tipografia com serifa, com alfabeto, números e a palavra delima

Exemplo de tipografia sem serifa

Exemplo de tipografia sem serifa, com alfabeto e com a palavra delima

4. Escolha as cores da sua logomarca

Já ouviu falar de “psicologia das cores”? Basicamente, essa ciência prova a importância da escolha da cor na logomarca a partir da ideia de quais sentimentos e sensações você, gestor(a), quer que as pessoas tenham ao olharem para ela ou pensarem sobre ela.

Em muitos casos, tons de verde são usados para remeter à sustentabilidade ou ao frescor; o vermelho costuma estar ligado à fome ou à vivacidade, à ação; o amarelo entra na hora de transmitir alegria, o azul cai bem para quem quer passar seriedade, o roxo tem a ver com o luxo, o preto com a exclusividade etc.

Novamente, a escolha vai depender de como você quer posicionar sua marca e, portanto, de como quer que ela seja percebida pelo público.

5. Crie um símbolo que remeta à sua marca

Uma vez as cores tendo sido escolhidas, estará na hora de dar forma à logomarca.

Colete imagens online e offline de coisas que remetam ao seu negócio, ao nome dele, à área de atuação e aos outros elementos visuais já selecionados. Junte tudo e crie um “moodboard”, ou seja, um quadro capaz de apresentar o “humor” dos negócios, para, então, utilizá-lo como base.

Uma mulher e um homem em frente a um painel de imagens, escolhendo um símbolo que remeta à empresa que eles representam

O moodboard é muito utilizado no mercado publicitário e de design gráfico e vai ajudar você a obter e transmitir um direcionamento visual muito mais preciso não só da construção da logomarca quanto de uma campanha e uma peça publicitária, por exemplo.

6. Procure a ajuda de um profissional

Mesmo tendo feito tudo por conta própria até aqui, para garantir que o resultado final saia da melhor forma possível, procure um profissional da área de publicidade ou do design gráfico para ajudar você a “dar vida” às suas ideias.

Essas são as pessoas certas para trazer ideias mirabolantes e que complementarão o resultado final.

7. Registre sua logomarca

E nada melhor do que garantir que o que foi criado por você com tanto esmero e investimento não seja roubado por outra pessoa, né? Pensando nisso, por último, não deixe de fazer o registro da sua marca se quiser garantir a propriedade intelectual de todas as suas ideias!

Você pode até contar com ferramentas virtuais exclusivas para pesquisar a viabilidade do registro antes mesmo de começar a seguir o passo a passo trazido neste artigo se quiser já dar início ao processo com a certeza de que tudo vai se concretizar como você imaginou.

Anotou tudo? Que tal um exemplo prático?

Exemplo prático de criação de logomarca

A exemplificação adiante mostra, de forma simples e resumida, o processo de criação de logomarca para um restaurante de comida vegana.

Passada a etapa de pesquisa de mercado, o gestor do restaurante opta por chamá-lo de “Legumes à mesa” e, pensando no público-alvo, monta o moodboard para, em seguida, desenvolver uma logomarca única e impactante, mais ou menos assim:

quatro divisões na vertical: a primeira algumas frutas e legumes; a segunda um pé de arvore sendo regada; a terceira uma colher, um garfo e uma faca; na quarta algumas plantas dispostas em vasos diferentes.

Outras referências podem estar contidas no moodboard se a ideia for utilizá-lo para o cotidiano do negócio também, a exemplo das fontes selecionadas anteriormente e de inspirações para a decoração do espaço físico da empresa e para o uniforme dos funcionários.

Com base nele, tanto o próprio gestor quanto um especialista em design gráfico trabalham para compreender como todos os elementos podem se unificar para formar um novo elemento visual que seja simples, diferente de qualquer outro e facilmente identificável.

O trabalho da criação da logomarca termina assim:

Ilustração de uma cenoura sendo espetada por um garfo, ao lado escrito "legumes à mesa"

O que achou?

4 exemplos de logomarcas famosas para você se inspirar

E não custa nada deixar algumas referências conhecidas e inspiradoras também, né?!

1. Shell

Logomarca da marca Shell

A empresa famosa pelos seus postos de gasolina começou a usar o nome Shell – do inglês “concha” – em 1891, quando ainda era um pequeno negócio, por conta dos vários carregamentos de querosene, antiguidades, raridades e conchas dos quais ela era responsável.

2. Playboy

Logomarca da marca Playboy

A empresa mundialmente conhecida por suas revistas picantes e pelas festas na mansão de seu fundador usou, por décadas, o famoso símbolo do coelho por conta da sua conotação humorística e sexual, já que esse é um dos animais que mais se reproduz no mundo.

3. Adidas

Placa externa em parede de prédio com a logomarca da marca Adidas

Destaque global pelos seus tênis de qualidade, a Adidas adotou o uso das três listras como maneira de representá-la porque queria transmitir a imagem de ser apoiadora da velocidade, do alcance de meta e do espírito competitivo.

4. Instagram

Logomarca da marca Instagram

Uma das redes sociais mais usadas do mundo, como o Instagram tem foco na publicação e no compartilhamento de imagens, nada mais coerente do que ele se apresentar com a logomarca que você com certeza conhece.

O símbolo faz alusão a um modelo de câmera que ficou famoso mundialmente, sabia?

Aliás, depois de seguir o passo a passo e finalizar sua produção por aí, compartilhe o resultado através dos stories publicados no perfil da sua empresa na plataforma e marque @consolidesuamarca para compartilharmos!

Boa sorte do início ao fim do processo – e em toda a trajetória que começar a partir dele.

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