Oh, dúvida cruel! Quatro termos ultrapassaram as barreiras e deixaram de ser palavras utilizadas única e exclusivamente no vocabulário de designers e publicitários.
Atualmente, é bastante comum ver pessoas de todos os segmentos e formações utilizando os termos e, devido à semelhança na forma de escrita e entendimento, muitos utilizam como sinônimos.
Na verdade, os termos logo, logotipo, marca e logomarca têm diferenças e peculiaridades na utilização. Então, para acertar daqui pra frente, entenda neste post as diferenças e quando utilizar cada um deles. Boa leitura!
Logo, logotipo, marca e logomarca: diferenças e semelhanças
Na tabela abaixo é possível fazer uma análise rápida sobre a diferença de cada um dos termos.
Agora que você já sabe a diferença entre cada um deles, vamos aprofundar no entendimento e ver alguns exemplos. Devido ao fato de ser um termo não usual de publicidade e design, vamos suprimir o termo logomarca e substituí-lo por logotipo.
Logo e logotipo
Agora que você já entendeu que logo e logotipo são a mesma coisa, vamos aprofundar o conhecimento. Um logo ou logotipo é um dos elementos que integra a identidade visual de uma empresa ou empreendimento e é formado pelo nome do negócio, cores, símbolos e demais itens.
É a partir do logotipo que são definidos os demais padrões que serão utilizados para identificar a marca, como tipo de letra, cores tradicionais e demais itens que podem ser utilizados como recursos na construção de peças visuais que representem o negócio.
Por ser, geralmente, uma composição criada com exclusividade para uma empresa ou profissional liberal, o logotipo é utilizado também como forma de diferenciação entre um negócio e a concorrência, fazendo com que o seu cliente identifique a sua empresa facilmente.
Veja abaixo alguns exemplos de logotipo:
O que é marca?
Já o termo marca, por sua vez, é o conjunto de elementos que possibilitam a identificação de um negócio. Esta pode ser composta por logo, slogan, símbolos, nome, entre outros. Mas a marca não é apenas isso. É também a percepção que o consumidor tem sobre o seu negócio, os valores que você entrega.
Construir uma marca em um mercado é muito mais complexo do que construir um logo, e exige um investimento a longo prazo, afinal, nenhuma empresa cai nas graças do público com poucos dias de existência. É preciso ser persistente para construir uma marca sólida, saber como se posicionar no mercado e fazer uma boa gestão de marca.
Diferença entre marca e logotipo
Para entender bem a diferença entre os dois conceitos vamos imaginar uma pessoa. Ela é composta por diversos atributos, certo? O estilo de vestimenta, o jeito de se comunicar e falar, a personalidade, a forma como interage com as pessoas, etc. O estilo de vestimenta, ou seja, o padrão como esta pessoa se apresenta é o seu logotipo.
Ela pode mudar de roupa, mas o estilo é sempre o mesmo. Assim também é com o logo, que pode adotar cores diferentes e até elementos (como o Google faz), mas a essência permanece a mesma.Por outro lado, a forma como a pessoa se comunica, sua personalidade, a percepção que outras pessoas têm é o equivalente a marca.
Por que investir em um logo?
Não importa se você é uma grande empresa, um micro ou pequeno empresário ou mesmo um profissional liberal, criar um logo tem o mesmo grau de importância da criação do nome. Isso porque a representação visual da sua marca geralmente é a primeira forma como clientes e outras pessoas identificam o seu negócio.
Mais do que isso, um logotipo é um elemento essencial da sua identidade visual para diferenciação dos concorrentes, bem como para nortear toda a criação de material gráfico (cartão de visita, blocos, canecas, arte da fachada, cores das paredes, etc.) da sua loja, consultório ou empresa.
Não basta ter um logo, é preciso registrar a marca
Um termo cada vez mais em voga é o registro de marca. Ele é o responsável por garantir os direitos dos empreendedores sobre a utilização do nome e do logotipo da marca em todo o território nacional. No Brasil, o registro é feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e só detém a propriedade de uma marca quem a registra.
Ter uma marca registrada significa a possibilidade de utilização da mesma, em todo o território nacional,com total exclusividade. E, caso alguma empresa se “aposse” da sua marca, você pode requerer na justiça que ela deixe de utilizá-la, bem como solicitar uma indenização por uso indevido.
Vale lembrar que não importa se você tem um CNPJ ou se um super designer desenhou o seu logo, se você não registrou no INPI, você não é o dono. Neste caso, a sua marca pode ser utilizada por outras pessoas e eles vão utilizar a referência que o seu nome já tem para vender no mesmo segmento.
Por outro lado, se você ainda não registrou, corre o risco de perder a sua marca e ter que investir tudo de novo, seja na criação de uma nova logo ou na divulgação da marca. Imagine a confusão que vai causar na cabeça dos seus clientes!
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Agora que você já sabe a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca não vai mais errar. Mas se você tem amigos que ainda confundem, compartilhe este conteúdo com eles. ;)
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