“Já que é pra tombar, tombei!”
Se antes era encarado com um hino de empoderamento feminino, hoje o refrão da música mais famosa de Karol Conká reflete algo considerado ruim pelo público. Tudo por que a participação da cantora no Big Brother Brasil 21, da Rede Globo, está chamando a atenção de forma negativa.
Karol não conseguiu valorizar sua marca pessoal - o tão conhecido personal branding - dentro do programa. Foi “cancelada”, como dizem os internautas. Além de críticas severas por parte de fãs e artistas, a rapper paranaense teve contratos desfeitos por patrocinadores, tão logo sua postura no BBB foi mostrada.
Sua participação no reality rendeu uma crise de imagem sem precedentes em sua carreira. E agora, Conká?
Karol Conká prejudicou sua marca pessoal em pouco menos de 1 mês de BBB
Segundo o Urban Dictionary, o termo cancelamento remete à rejeição de uma pessoa ou ideia no ambiente digital. No caso da cantora Karol Conká, o cancelamento por parte dos usuários das mídias digitais ocorreu porque a artista mostrou uma postura considerada abusiva, preconceituosa e manipuladora dentro do reality show.
O público não perdoou o comportamento da cantora e a chamou de incoerente. De acordo com os telespectadores, suas falas no programa não condizem com a imagem que construiu fora do reality.
Com as polêmicas, Karol Conká pode estar com sua carreira e sua marca pessoal em risco: tinha quase 2 milhões de seguidores e hoje tem 1,2 milhões no Instagram, foi desligada de seu programa no GNT, o Prazer Feminino, teve a participação cancelada em um festival online de música e perdeu o contrato publicitário com a Avon, apenas para citar alguns prejuízos financeiros.
Mas e o prejuízo de reputação, como fica? O que pode acontecer com sua marca pessoal a partir de agora?
[Divulgação - Instagram]
A importância da marca pessoal e da reputação de um artista
Branding é o nome, a logomarca, a identidade e tudo que faz com que o público identifique uma marca. O personal branding é a marca pessoal, como se fosse uma “promessa” que seu nome faz às pessoas ou o sentimento que provoca ao ser mencionado.
O trabalho de gestão de uma marca pessoal envolve o posicionamento público no mercado, a comunicação, o marketing e o comportamento de tal artista ou celebridade.
Karol Conká terá de reconstruir a sua marca pessoal assim que colocar os pés para fora da casa mais vigiada do Brasil. A rapper poderá ter que fazer um rebranding de sua imagem, para que a percepção do público seja transformada. O trabalho poderá envolver ações estratégicas para recuperar a reputação de sua marca pessoal.
O valor e o prestígio de uma marca podem ser representados por cifras gigantes. De acordo com a Revista Forbes, por exemplo, a reputação responde por mais da metade do valor de uma marca.
Para se ter uma ideia, a Amazon (marca mais valiosa do mundo conforme a BrandZ), vale no mercado U$ 415 bilhões e sua reputação vale aproximadamente U$ 216 bilhões.
Marca pessoal precisa ser registrada
Muita gente não sabe, mas tal como a marca de um produto ou serviço, uma marca pessoal também precisa ser registrada. Apenas realizando o Registro de uma Marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é que se assegura o uso exclusivo dela em todo o país, evitando cópias ou uso indevido.
Karol Conká ainda não sabia que sua reputação estaria prejudicada em 2021, mas fez o Registro de seu nome artístico em meados de 2015, recebendo o Certificado de Registro de Marca em 05/09/2017:
+ Saiba tudo sobre o Registro de Marca
Veja outras marcas pessoais do BBB 21 que já foram registradas no INPI:
Projota
Fiuk
Pocah
Viih Tube
Na sua opinião, algumas destas marcas pessoais poderão ficar prejudicadas depois do BBB? Deixe seu comentário!
Deixe seu comentário