Karol Conká: como a artista prejudicou sua marca pessoal no BBB 21

O personal branding da rapper curitibana perde valor depois de seu comportamento considerado negativo no reality show. Entenda.

Por Denise Giordano 4 min. de leitura

“Já que é pra tombar, tombei!”

Se antes era encarado com um hino de empoderamento feminino, hoje o refrão da música mais famosa de Karol Conká reflete algo considerado ruim pelo público. Tudo por que a participação da cantora no Big Brother Brasil 21, da Rede Globo, está chamando a atenção de forma negativa. 

Karol não conseguiu valorizar sua marca pessoal - o tão conhecido personal branding - dentro do programa. Foi “cancelada”, como dizem os internautas. Além de críticas severas por parte de fãs e artistas, a rapper paranaense teve contratos desfeitos por patrocinadores, tão logo sua postura no BBB foi mostrada. 

Sua participação no reality rendeu uma crise de imagem sem precedentes em sua carreira. E agora, Conká? 

Karol Conká prejudicou sua marca pessoal em pouco menos de 1 mês de BBB

Segundo o Urban Dictionary, o termo cancelamento remete à rejeição de uma pessoa ou ideia no ambiente digital. No caso da cantora Karol Conká, o cancelamento por parte dos usuários das mídias digitais ocorreu porque a artista mostrou uma postura considerada abusiva, preconceituosa e manipuladora dentro do reality show. 

O público não perdoou o comportamento da cantora e a chamou de incoerente. De acordo com os telespectadores, suas falas no programa não condizem com a imagem que construiu fora do reality.

Com as polêmicas, Karol Conká pode estar com sua carreira e sua marca pessoal em risco: tinha quase 2 milhões de seguidores e hoje tem 1,2 milhões no Instagram, foi desligada de seu programa no GNT, o Prazer Feminino, teve a participação cancelada em um festival online de música e perdeu o contrato publicitário com a Avon, apenas para citar alguns prejuízos financeiros. 

Mas e o prejuízo de reputação, como fica? O que pode acontecer com sua marca pessoal a partir de agora?

Karol Conká
[Divulgação - Instagram]

A importância da marca pessoal e da reputação de um artista

Branding é o nome, a logomarca, a identidade e tudo que faz com que o público identifique uma marca. O personal branding é a marca pessoal, como se fosse uma “promessa” que seu nome faz às pessoas ou o sentimento que provoca ao ser mencionado.

O trabalho de gestão de uma marca pessoal envolve o posicionamento público no mercado, a comunicação, o marketing e o comportamento de tal artista ou celebridade. 

Karol Conká terá de reconstruir a sua marca pessoal assim que colocar os pés para fora da casa mais vigiada do Brasil. A rapper poderá ter que fazer um rebranding de sua imagem, para que a percepção do público seja transformada. O trabalho poderá envolver ações estratégicas para recuperar a reputação de sua marca pessoal.

O valor e o prestígio de uma marca podem ser representados por cifras gigantes. De acordo com a Revista Forbes, por exemplo, a reputação responde por mais da metade do valor de uma marca.

Para se ter uma ideia, a Amazon (marca mais valiosa do mundo conforme a BrandZ), vale no mercado U$ 415 bilhões e sua  reputação vale aproximadamente U$ 216 bilhões. 

Marca pessoal precisa ser registrada

Muita gente não sabe, mas tal como a marca de um produto ou serviço, uma marca pessoal também precisa ser registrada. Apenas realizando o Registro de uma Marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é que se assegura o uso exclusivo dela em todo o país, evitando cópias ou uso indevido.

Karol Conká ainda não sabia que sua reputação estaria prejudicada em 2021, mas fez o Registro de seu nome artístico em meados de 2015, recebendo o Certificado de Registro de Marca em 05/09/2017:

+ Saiba tudo sobre o Registro de Marca

Veja outras marcas pessoais do BBB 21 que já foram registradas no INPI:

Projota

Fiuk

Pocah

Viih Tube

Na sua opinião, algumas destas marcas pessoais poderão ficar prejudicadas depois do BBB? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?