Muito já está sendo divulgado pela mídia sobre os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus, causador da doença Covid-19. Mas, além de evitar aglomerações, eventos e higienizar bem as mãos, é preciso falar sobre outro assunto.

Infelizmente, o isolamento vem sendo, até o momento, a única atitude possível para controlar a disseminação de um dos vírus mais contagiosos de que se tem notícia. A partir do momento que ninguém mais sai às ruas, e assim deve ser feito, haverá forte queda no consumo e, consequentemente, trará impactos severos para a economia.

Diversas marcas já passaram por mais de uma crise e a gente precisa entender como e o que foi feito para esses negócios permanecerem financeiramente protegidos. Pensando em tudo isso, e para ajudar você a continuar firme nesse momento turbulento, separamos algumas ideias práticas para você começar agora mesmo a aplicar na gestão de seu negócio.

7 ideias para a gestão de seu negócio em época de Coronavírus

 Dê uma olhada nesses conselhos e cuide da saúde de sua empresa.

#1 Negocie preços e prazos com fornecedores

Prazos e preços podem ser negociados e, neste momento, é importante que o fluxo do seu caixa esteja em dia, considerando o pior cenário possível, que é o isolamento e a consequente queda no faturamento.

De modo que você deve entrar em contato com os seus fornecedores e negociar prazos a vencer e prazos vencidos. A compra à vista, se você puder e couber no seu bolso, é uma boa opção. Aproveite essa oportunidade para pôr as suas contas em dia, com responsabilidade.

#2 Tente negociar o pagamento do aluguel

Se o imóvel onde fica a sua empresa não for próprio, tente negociar com o proprietário ou com a imobiliária. Nos mesmos moldes das negociações com fornecedores, tente isentar ou prorrogar o pagamento de aluguel referente aos dias em que você não abriu o seu estabelecimento. Esse é um momento em que todos precisam se ouvir e se ajudar.

#3 Considere aumentar o seu estoque de mercadorias

Sim, pode ser uma boa ideia, dependendo do seu ramo. Como falamos, a negociação com fornecedores é de suma importância e, por isso, esse também pode ser um bom momento para comprar itens essenciais para o seu negócio, por um preço menor, desde que não sejam perecíveis.

Por exemplo: imagine um restaurante de massas, cuja validade costuma ser para mais de um ano. Dá para tentar, né? Outro exemplo quanto aos materiais de uso para escritório, como canetas, resmas de papel, sacos de lixo e até produtos de limpeza.

#4 Pense em soluções criativas 

Estamos vivendo a era da tecnologia e da transformação digital. Não é bom que a sua marca se afaste da internet. Aproveite esse momento para fortalecer ainda mais a sua presença digital e ofereça alternativas de venda para os seus produtos. 

O que você vende? Tente esboçar um pequeno comércio digital e, quem sabe, quando tudo passar você esteja ainda mais presente na internet do que sonhou. Aliás, os serviços também podem inovar: aulas de inglês e até de ginástica estão sendo realizadas pelo computador, por meio de tantos aplicativos que podemos encontrar hoje.

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#5 Tenha uma reserva de emergência

É importante guardar um dinheiro para momentos como esse, para conseguir pagar as contas mesmo quando tudo está tenso.

A conta básica, tanto para pessoas quanto para as empresas, é guardar de 6 a 12 meses o valor das despesas mensais. Ou seja: se você tem custo de R$ 10.000 por mês, deve ter guardado R$ 60.000 para emergências. Ou mais. Esse planejamento pode começar agora, só depende de você.

#6 Comece a fazer economia de recursos

Parece que fechar o seu estabelecimento pode apresentar apenas prejuízo, num primeiro momento, certo? Mas imagine combinar as vendas online do item 4 com uma loja fechada: faça as contas da economia com água, luz e internet, por exemplo. Isso tudo pode ser controlado.

Falando em controlar, o empresário americano Mark Cuban já deu o recado para os pequenos empresários, lá nos EUA: "Controle o que você pode controlar. Ao invés de focar na gravidade da situação, foque em como você pode usar esse tempo para se conectar com seus futuros clientes. Essa também é uma boa hora para fazer uma limpeza na bagunça que todo pequeno negócio tem. Todo mundo tem alguma coisa que poderia refazer."

Tenha tudo na ponta do lápis, pois dá para combinar esse controle com o item 5, também, e fazer uma reserva de emergência ainda mais significativa. 

#7 Cuide dos seus trabalhadores

Se a sua empresa for afetada por falha de fornecimento de suprimentos ou mesmo se algum colaborador tenha sido contaminado, você tem a opção de dar férias coletivas de pelo menos dez dias. Ao optar por férias coletivas, vale lembrar que é necessário realizar o pagamento de 1/3 de férias, antecipadamente. Se esse custo for viável, aproveite esse momento.

Outra opção é a de decretar recesso, mas é preciso lembrar que o recesso não é descontado dos dias de férias. 

Se a sua empresa se encaixar em algumas dessas possibilidades, lembre-se que há dispensa do aviso prévio para o sindicato de 15 dias para liberar as férias coletivas, uma exceção da lei para pensar no coletivo.

Ainda sobre esse tema, caso o funcionário esteja diagnosticado com a doença, assim como qualquer outra, é importante lembrar que a empresa é responsável pelo pagamento do afastamento nos primeiros 15 dias e, depois, a responsabilidade é do INSS, nos mesmos moldes do auxílio-doença.

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