Dia‌ ‌da‌ ‌Criança‌: 14‌ ‌ideias‌ ‌para‌ ‌turbinar‌ ‌suas‌ ‌vendas‌

Neste artigo você vai conhecer ações criativas que podem ser aplicadas em seu ponto de venda e fazer os negócios alavancarem na data comemorativa.

Por Denise Giordano 9 min. de leitura

Quando era criança, provavelmente você ganhou um presente no dia 12 de outubro, né? Embora muitos afirmam que a data é puramente comercial, o Dia da Criança faz parte do imaginário infantil desde a década de 60 no Brasil.

É claro que a data impulsiona as vendas no comércio, e por isso não pode passar em branco para os lojistas. Este ano, os consumidores ainda têm um dinheirinho extra para as compras nesse período: a liberação de R$ 500 do FGTS é uma aposta das micro e pequenas empresas para turbinar as vendas.

Em 2019, a expectativa é de que a data movimente R$2,9 bilhões, segundo os dados da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – ficando atrás apenas do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Pais.

Para os lojistas, a pergunta que não quer calar é: afinal, os clientes são as crianças ou são os pais? A resposta para esta questão é ampla. As crianças são os consumidores, mas os pais são aqueles que pagam pelos presentes. E junto com os pais, podem vir o avô e a avó, os tios, os padrinhos, os amigos, os professores...

Que tal se preparar para atender as expectativas de diferentes públicos?

Ideias para preparar a loja em menos de 48 horas

Para ficar comercialmente interessante, é importante deixar o ambiente de seu ponto de venda no clima do Dia da Criança. Mas como organizar tudo faltando poucos dias para 12 de outubro?

Para os atrasadinhos, temos ideias rápidas para enfeitar a sua loja e turbinar as vendas na data. Anote aí.

1. Use balões na decoração

Se você esqueceu de preparar uma decoração especial para o Dia das Crianças em sua loja, não se preocupe: os balões coloridos são a forma mais rápida e econômica de deixar o estabelecimento pronto para receber a turminha. Use e abuse desse recurso na decoração.

 

2. Crie uma vitrine atrativa

A vitrine de uma loja é responsável pelo primeiro impacto no cliente. Você pode decorá-la com tema especial do Dia das Crianças, usando brinquedos ou materiais que atraiam a atenção do público.

Veja nesse exemplo como elementos simples podem ser encantadores:



Cuidado: evite criar uma vitrine poluída visualmente – pode ter o efeito contrário!

3. Promova atividades infantis

Se possível, promova algumas atividades dentro da loja que possam atrair e entreter as crianças, enquanto os pais realizam as compras. Você pode providenciar coisas simples, mas que tenham um grande efeito para os pequenos:

- distribuição de guloseimas

- máquina de pipoca

- máquina de algodão doce

- brinquedos (cama elástica, jogos)

Se você tiver uma grana sobrando, uma boa ideia é contratar monitores infantis para a tarefa de cuidar das crianças, deixando assim os pais tranquilos na escolha dos produtos.

4. Pense em promoções para a data

A hora é agora. Planeje uma promoção relâmpago, específica para a data! Vale oferecer descontos, dar brindes, criar kits de produtos ou o famoso “compre 1, leve 2”. Use sua criatividade para chamar atenção dos adultos.

Veja uma promoção das lojas Riachuelo bem atrelada à data:

5. Ofereça boas condições de pagamento

Você sabia que a facilidade de pagamento é um critério fundamental para 34,5% dos consumidores? Em uma data tão especial como o Dia das Crianças, não poderia ser diferente.

Segundo o SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento e 47% dos usuários parcelam suas compras ao menos 1 vez ao mês. Aposte nisso para turbinar suas vendas.

Quanto melhores as condições, melhor para os pais. Descontos à vista também são bem-vindos. Afinal, outubro é um mês que antecede eventos importantes, como o natal, o período de férias e a volta às aulas - três épocas em que as despesas são maiores.

6. A data não gera vendas só para lojas de brinquedos

Mesmo que seu tipo de negócio não seja direcionado ao público infantil, aproveite o Dia da Criança para despertar lembranças emocionais da infância nos adultos e empolgá-los a comprar de você. Quer exemplos?

- Uma loja de roupas masculinas criou uma promoção com o seguinte slogan: “Você não é mais criança, mas merece preços baixinhos”. #XuxaFeelings

- Outra loja, esta de óculos de sol, decorou o ambiente com brinquedos das décadas de 80 e 90, já que seu público-alvo tem a faixa etária de 25 a 35 anos. Quando o cliente entrava na loja, se deparava com cubos mágicos (jogo típico da década de 80) pendurados, além dos bonecos Comandos em Ação e Barbie espalhados pelas prateleiras.

Viu só? É possível ser criativo e soltar a imaginação, mesmo com poucos recursos.

7. Divulgue sua loja nas redes sociais

As redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter) são ferramentas importantes para divulgação de sua loja. Busque produzir e promover conteúdos com a temática infantil a fim de gerar engajamento com sua marca.

Não faça publicações apenas voltadas à venda de produtos. Informe seus clientes sobre as novidades relacionadas ao seu negócio e mostre também o dia a dia na sua loja. Utilize os Stories do Instagram (ferramenta de vídeos que desaparecem depois de 24h) para contar histórias e compartilhar momentos do Dia das Crianças.

8. Incentive a doação de brinquedos para instituições

Através das redes sociais, promova uma campanha de doação de brinquedos em bom estado na própria loja. Você pode inclusive dar algum desconto em produtos a cada brinquedo doado.

Partindo para essa ideia basta arrumar uma caixa de papelão grande e posicionar em um espaço da loja para a arrecadação. Os pais e as crianças adoram esse tipo de campanha: além de ser uma boa ação, isso pode aumentar o fluxo de pessoas dentro de sua loja.

Em 2016, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes criou a campanha “Esqueci na Gol”. Além de fazer a doação de brinquedos esquecidos a bordo para uma ONG, a Gol incentivou os tripulantes a doarem brinquedos durante uma semana, com divulgação intensa nas redes sociais. Legal, né?

9. Para crianças, embalagem é quase tão importante quanto o conteúdo

Para uma criança, abrir o presente faz parte da magia, não é verdade? Ter um cuidado especial com as embalagens para presente no Dia da Criança pode fazer toda a diferença. Se você vende produtos infantis, capriche no embrulho com tema apropriado para este público.

Como faltam poucos dias para o Dia da Criança na loja, que tal fazer um treinamento rapidinho com os colaboradores sobre como fazer embrulhos de forma prática?

 

10. Solta o som!

É claro que a música ambiente deve estar em conformidade com o posicionamento de sua marca, bem como a imagem que o ponto de venda deseja passar aos clientes. Imagine entrar em uma loja de produtos esotéricos onde se escuta o rock pesado da banda Metallica? Não combina, né?

Para o Dia da Criança, nada mais justo do que colocar na caixa de som uma playlist infantil, não é mesmo? Depende. Se a sua loja não vende produtos para crianças e seu público é adulto, aposte em músicas animadas, mas não necessariamente infantis.

Mas se as crianças pequenas são o seu alvo, por exemplo, pode lançar mão do “Baby Shark” sem medo!

Atenção: música na altura errada pode gerar desconforto e fazer os clientes fugirem da loja!

11. Capacite e engaje seus colaboradores

Uma experiência de compra positiva no Dia da Criança envolve um bom atendimento aos pais (ou adultos em geral) e aos filhos. Por esse motivo, incentive seus colaboradores a empregarem as melhores técnicas de vendas para os pais, e a melhor abordagem com as crianças.

Para os pais, o vendedor pode usar gatilhos que remetem à sua experiência familiar, como por exemplo: “minha sobrinha tem esse produto e gosta muito!”.

Para as crianças, será mais um envolvimento do que uma venda propriamente dita. Os vendedores podem deixar que a criança “teste” o produto rapidamente, numa experiência sensorial que pode decidir a venda em instantes.

Exemplo: que tal entregar o brinquedo para a criança e perguntar se ela gosta? Ou pedir para os pequenos provarem uma roupa e desfilar em frente ao espelho? :)

12. Avalie o que já deu certo em anos anteriores

Em time que está ganhando não se mexe, né? Se nos anos passados, suas iniciativas para turbinar as vendas deram certo, repita a fórmula! Caso não tenha sido uma boa experiência, avalie seus erros, faça um balanço geral das antigas ações e trate de elaborar novas.

13. Conheça as leis da publicidade infantil

A publicidade para crianças é fortemente regulada no Brasil, seja por referências diretas ou indiretas. O principal conjunto de regras da propaganda é o Código de Autorregulamentação Publicitária, que existe desde 1978.

A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade oferece uma cartilha com as regras para a publicidade infantil. É fundamental que você conheça a legislação voltada para esse público. Veja algumas regras:

1. Não utilizar o imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”;

2. Não incluir conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou que contenham algum tipo de preconceito racial, religioso ou social;

3. Não difundir o medo nas crianças, expondo as crianças a situações perigosas ou que simulem constrangimento por não poder consumir determinado produto ou serviço anunciado;

4. Não desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis ao apresentar, por exemplo, produtos que substituem as refeições;

5. Não encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas, menosprezando a alimentação saudável.

Fique atento a todas elas para não ter problemas em seu estabelecimento.

14. Mensure os resultados

Ao final do dia 12 de outubro, mensure se as suas ações para turbinar as vendas deram certo. Avalie o que poderia ter sido melhor e peça um feedback dos colaboradores.

A capacitação da sua equipe trouxe resultados? O número de vendas foi satisfatório? As promoções tiveram efeito? Registre tudinho. Com as anotações em mãos, você poderá avaliar os resultados a cada data comemorativa ou sazonal de vendas.

Gostou das dicas? Conte nos comentários se você já aplicou alguma dessas ações em sua loja!

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?