“Doce ou travessura?” Você já deve ter ouvido a frase mais falada no dia 31 de outubro! Originário da cultura Celta, o Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas no Brasil) tem maior presença nas tradições de países de língua inglesa, como os Estados Unidos e Canadá, mas nos últimos anos ganhou um espaço especial no calendário e nas vitrines brasileiras.
Seja no comércio, em startups, na rede hoteleira ou mesmo na indústria, a data é utilizada com diferentes motivações e tem um papel importante para aumentar o faturamento das empresas nesta época, trazendo expectativas mais promissoras para alguns segmentos. Esse é caso do setor de vestuário, maquiagem e acessórios. Segundo dados publicados no site do Sebrae-ES no ano passado, a expectativa destes setores foi de aumentar em até 80% as vendas no período. Interessante, né?
Além disso, o setor alimentício também aproveita a data para lançar doces especiais e faturar mais. Um exemplo disso é a Nestlé que neste ano vai comercializar chocolates temáticos das marcas Kit Kat, Baton e Garoto. E você, o que está fazendo para aproveitar o Dia das Bruxas e movimentar as vendas da sua loja?
Então, que tal aproveitar os próximos dias para acelerar as vendas! Abaixo compartilho com você algumas ideias simples para aplicar na sua empresa ou loja. Se liga aí! ;)
Mas antes quero te dizer que…
Qualquer empresa pode aproveitar o Halloween
Geralmente para o setor varejista é mais fácil visualizar um cenário promissor, certo? A novidade é que com as dicas deste post, empresas de qualquer segmento de mercado podem se aproveitar da data (de formas diferentes, claro!).
Digamos que a sua empresa não consiga fazer uma promoção em produtos e serviços para aumentar as taxas de vendas, mas pode fazer isso com uma campanha junto ao seu time comercial (detalho esta questão nos tópicos abaixo) ou mesmo promover ações que aumentem o engajamento dos clientes e possíveis clientes (para saber mais, continue lendo) com a sua marca.
A sugestão aqui é utilizar a criatividade com uma pitada de bom senso e focar no perfil do seu consumidor. Afinal, as ações precisam agregar valor ao seu consumidor e promover uma boa experiência para ele. Na hora de colocar as ações em prática a dica de ouro é, se está com dúvida se vai ser interessante para seu cliente, pergunte. Se ainda assim ficar com dúvidas, não faça. Foque em ações que você vai ter certeza que vão causar um impacto positivo.
Só não deixe de aproveitar a data. Afinal, em uma data como o Halloween, não faltam opções para “turbinar” o engajamento dos clientes internos e externos da sua empresa. Então, não se apegue apenas às ações externas, pense em alternativas para motivar os colaboradores também. Funcionário feliz é mais produtivo e, consequentemente, traz maior rentabilidade para a sua empresa.
Agora, vamos às ideias práticas!
Sessão Turbinando o Faturamento
# Dica 1 - Promoções especiais
Aproveite o Halloween para olhar para o seu estoque e realizar promoções exclusivas durante o período. Identifique produtos que você tem sobrando ou que te dão uma boa margem de lucro e aplique descontos especiais.
- Os descontos podem ser de diferentes formas:
- Dê uma porcentagem sobre o produto;
- Na compra de um produto o cliente ganha outro (pague 1, leve 2);
- Na compra de um produto, dê o desconto sobre o segundo item;
- Utilize jogos de sorte para determinar o desconto do cliente sobre os produtos. Aqui vale usar a criatividade. Os papéis com os valores de desconto podem estar dentro de bexigas (que os clientes estouram) ou colados em bolinhas (tiradas de dentro de uma sacolinha);
- Presenteie o cliente! Dê um brinde especial para quem comprar com você. Uma ideia é aproveitar a data e dar um doce tradicional da época ou uma máscara;
- Promova jogos onde o cliente conquiste o desconto. Aqui pode ser um jogo de dardo, onde cada camada é um valor de desconto;
- Foque nas condições especiais de pagamento. Uma ideia é a o “compre agora e pague depois”, que pode trazer bom retorno também;
- Ofereça orçamentos gratuitos para conquistar o seu cliente;
- Ofertas relâmpagos e ofertas do dia também são interessantes. Basta escolher um produto ou serviço especial;
- O número mágico também é uma opção interessante, isso porque os clientes número 100, 500 ou 1.000 que entrarem no seu estabelecimento ganham um prêmio.
Veja abaixo alguns exemplos de empresas que criaram campanhas de Halloween para engajar o público:
Outra grande oportunidade para aproveitar a data é desenvolver alguns produtos com a temática. Algumas empresas brasileiras usam o Dia das Bruxas para soltar a criatividade. Veja abaixo alguns exemplos para se inspirar:
Claro, antes de colocar em prática qualquer uma destas ações, vale olhar o seu caixa e o seu estoque e ver quais ações destas podem te trazer o melhor custo-benefício. Então analise com carinho.
Ainda vale destacar que a maior parte destas promoções não são aplicáveis apenas em lojas e comércio. Tem muitas ações que podem ser utilizadas por e-commerce, indústria, empresas de móveis sob medida, startups, hotéis, entre outras.
Para alguns segmentos as promoções podem ser utilizadas como forma de acelerar o fechamento das vendas. Por exemplo, você pode fazer uma campanha onde os prospects que fecharem até o dia 31 de outubro podem ganhar até 30% de desconto.
#Dica 2 - Realize ações especiais no seu estabelecimento
Além das promoções, existem muitas ações que a sua empresa pode colocar em prática para deixar a experiência dos clientes ainda mais interessante. Então, vamos a algumas sugestões.
Aproveite a data mística que é o Halloween e coloque profissionais que “lêem” a sorte, como leitura da palma da mão, cartas de tarô, búzios, entre outros para tornar a experiência ainda mais atrativa.
Outra possibilidade é criar ações no estilo gamificação. Você pode criar um jogo em que cada item da sua tem um selo com uma pontuação (0, 5, 10, 15 ou 20) e a compra destes itens acumulam pontos. Ao final da promoção as pessoas podem trocar a pontuação por brindes ou ganhar um desconto exclusivo ou um jantar em um restaurante especial. Mais uma vez, o que vale é a criatividade.
#Dica 3 - Foque na Decoração
Um evento como o Dia das Bruxas precisa sim de uma decoração especial. Se a sua loja é física invista em itens coloridos e que representem a data. Ainda pode utilizar os doces tradicionais da época para agradar os clientes e incrementar a decoração.
Outra possibilidade é fazer com que os colaboradores utilizem fantasias para atender aos clientes. Além de gerar boa impressão, pode render muitas fotos e divulgações gratuitas do seu estabelecimento.
Essas dicas valem para quem trabalha com atendimento ao público. Não precisa ser só loja de brinquedos. Hotéis, restaurantes, bares, lojas de todos os tipos e tamanhos, entre outros, podem colocar estas ações em prática.
Agora se sua loja é virtual, vale personalizar os banners e imagens e deixar ela visualmente atrativa para o público. Cuidado! Não vai exagerar nos elementos e deixar um carnaval ou perder a sua identidade visual. Aqui vale sempre utilizar o bom senso. Independente se é uma loja, e-commerce ou qualquer outro tipo de empresa que receba o cliente, invista na decoração. Mas sempre tenha o seu público-alvo em mente.
Se inspira neste vídeo. Tem dicas ótimas e simples para você incrementar a decoração.
#Dica 4 - Horário de atendimento especial
Para quem trabalha de segunda à sexta-feira no horário comercial é impossível dar uma fugida e aproveitar as promoções especiais. Que tal criar um cenário especial para valorizar suas ações e o seu cliente?
Você pode aproveitar a última semana e fazer alguns horários especiais. Pode abrir no horário do almoço ou ficar todo dia até um pouco mais tarde. Ou até, para não perder tempo e pagar funcionário a toa, trabalhe com atendimento agendado após o horário. Disponibilize um número de whatsapp para agendamentos.
#Dica 5 - Venda para quem já é seu cliente
Vender para quem já é cliente é mais barato e mais fácil. Crie promoções pacotes e promoções especiais para quem já é cliente. Assim você pode vender mais para quem já conhece a sua marca e seu produto. Afinal, vender para um novo cliente é de 4 à 5 vezes mais difícil.
Além disso, pode aproveitar a base de contato dos clientes e enviar para eles divulgações de promoções e condições especiais para a data. Aproveite também para enviar um cartão na data do dias bruxas, afinal lembrar do cliente em outros momento que não seja com foco em venda também promove maior fidelização.
#Dica 6 - Campanha de Vendas interna
Aproveite que a data 31 de outubro é o último dia mês e promova uma campanha junto aos vendedores para bater as metas e aumentar as vendas. Você pode fazer uma campanha do tipo “Bruxaria do mês” e premiar com um jantar ou um brinde especial o vender que melhor performar no mês.
Lembre-se de deixar as regras da campanha bem claras e determinar as datas de início e final. Vale sempre lembrar que toda data comemorativa é uma grande inspiração para este tipo de ação, mas que pode ser interessante fazer campanhas mesmo em datas não festivas. Se a sua empresa atua focada em resultado, é uma excelente forma de estimular esta cultura junto aos vendedores.
Sessão Turbinando a Divulgação
#Dica 7 - Divulgue as ações nos canais digitais
Não adianta fazer ações e promoções se as informações são chegam ao seu público-alvo, por isso, é fundamental divulgar. E claro, para promover uma excelente divulgação do negócio, não é preciso investir grandes somas de dinheiro, afinal, ao utilizar os canais digitais é possível impactar muitas pessoas. Então vamos às possibilidades!
Rede Social
Utilize os canais da sua empresa nas mídias digitais para divulgar as novidades. Se você puder dispor de um valor para impulsionar as publicações no Facebook e Instagram, por exemplo, pode ampliar ainda mais a rede de abrangência das publicações.
Outra possibilidade, é fazer uma campanha de compartilhamento junto aos clientes e/ou junto aos funcionários. Aqui a ideia é aumentar o alcance das publicações sem investir muito. Caso o orçamento esteja apertado, apenas convide os colaboradores a apoiarem com a divulgação dos conteúdos nas redes sociais.
Use o Whatsapp
Você tem o contato celular dos clientes? Eles permitiram receber novidades por este canal? Então aproveite! Afinal, quem não quer receber aquele mega desconto.
Você pode tanto enviar as informações uma a um ou pode criar listas de transmissão para facilitar o trabalho. Importante: só recebem as mensagens enviadas por lista de transmissão as pessoas que salvarem o seu contato na agenda. Então, se você não divulga o número, melhor não utilizar este canal.
#Dica Consolide
Para se aprofundar ainda mais sobre este tema e identificar outros canais digitais que vão ajudar a turbinar o seu negócio, recomendamos a leitura do post Dia das Crianças: invista em ações online para vender. Apesar de ser um conteúdo que produzimos para o Dia das Crianças, você vai encontrar algumas dicas interessantes e super atuais.
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Agora que você está por dentro de todas estas possibilidades avalie as que melhor se encaixam no seu negócio. Mas vale lembrar tem que levar em consideração o público-alvo, tanto o interno quanto o externo, na hora de escolher quais ações colocar em prática. Isso ajuda a garantir o sucesso das suas ações de Dia das Bruxas.
Agora que você chegou até aqui, conta pra gente o que achou destas sugestões e quais você pensa em aplicar na sua empresa. Ou então fique a vontade para sugerir outros temas de interesse que a gente aborda aqui no blog. ;)
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