Se você é dono de um negócio, é claro que está preocupado com a reputação dele perante o público. Mas você já parou para pensar o quanto a sua marca está protegida contra supostas alegações falsas? E como evitar esse possível cenário?
Esse artigo tem como objetivo informar aos empreendedores os prejuízos que as Fake News podem causar e quais os meios de proteger a reputação da marca. Continue aqui.
O que são as Fake News?
Fake News, como o próprio termo em inglês remete, são notícias criadas com o objetivo de propagar informações como se fossem reais, mas que são falsas, geralmente compartilhadas por meio das redes sociais ou aplicativos de mensagem, atingindo um grande número de pessoas.
Quem recebe essas notícias, na maioria das vezes, não analisa a veracidade do conteúdo e repassa a um ou vários contatos.
O que muitas pessoas ainda não têm conhecimento, é que as marcas também podem ser alvo das Fake News. A Ambev, por exemplo, em 2017 sofreu acusações falsas de que pombos estariam sendo triturados junto com seus produtos. A empresa desmentiu todas as acusações por meio da publicação de um vídeo.
Independentemente do tamanho da sua empresa, do marketing utilizado ou de quantos funcionários ela possui, você certamente deseja que a sua marca seja reconhecida pela credibilidade, confiança e bons resultados. E são contra esses pontos que as Fake News costumam causar prejuízos. Veja quais são eles a seguir.
Prejuízos que as Fake News podem causar às marcas
Notícias falsas podem comprometer um negócio e fazer com que uma marca perca credibilidade e clientes. Confira os prejuízos:
#1 Disseminação de uma imagem negativa
As Fake News proporcionam a divulgação de um determinado assunto. Na maioria das vezes essas informações não são questionadas pelo público, que as aceita e encara como verdade absoluta.
Assim, se a falsa informação alega que a sua marca presta serviços ou fabrica produtos de baixa procedência, o cliente cria uma impressão ruim, além de divulgar essa imagem a outras pessoas. As Fake News geram uma imagem negativa para sua marca.
#2 Perda de credibilidade e confiança
Um exemplo prático: sua marca presta serviços de instalações elétricas e no bairro onde ela está instalada circulam supostas imagens de produtos estragados anexas à notícia de que as suas instalações não são de boa procedência e acarretam na “queima” dos produtos eletroeletrônicos.
A notícia, embora falsa, apresenta-se como verdadeira perante o público. Os clientes, que deveriam investigar a fonte e a procedência das informações, não o fazem e espalham para outras pessoas. A consequência de tudo isso é a perda da credibilidade do seu negócio.
Ao se deparar com uma notícia negativa de uma marca, gera-se um descrédito por parte da clientela, ou seja, uma desconfiança perante os produtos ou serviços ofertados. Em razão disso, as vendas ou solicitações por prestação de serviços despencam.
#3 Diminuição de vendas e resultados
Pensemos: na condição de cliente, quem vai querer utilizar os produtos ou serviços que, supostamente (segundo as Fake News), geram prejuízos? Com este pensamento, os clientes podem deixar de consumir ou usufruir das atividades da marca, contribuindo para a diminuição dos resultados.
Para que isso não ocorra com a sua marca, vejamos algumas dicas nos próximos tópicos.
Dicas para fugir das Fake News
Sabendo dos prejuízos que as Fake News podem trazer à sua marca, é hora de saber como ficar longe delas. Confira as medidas importantes para evitar que isto ocorra.
Preze pela transparência com os clientes
A primeira dica para fugir das Fake News é sempre agir de forma séria e transparente para com os seus clientes. Não burle sistemas nem invente desculpas por algo que não deu certo na sua marca. Se o seu procedimento é X, não fale Y ao seu cliente apenas para conquistá-lo.
Assim, se a sua marca for alvo de Fake News, seus clientes lembrarão que todas as atitudes foram realizadas com seriedade e pensarão duas vezes antes de acreditar em uma acusação divulgada nas mídias sociais.
Nunca deixe seus clientes sem resposta
É muito importante que seus clientes sejam respondidos ao publicarem um comentário motivador ou construtivo. E se o seu cliente fizer um questionamento, tente sanar todas as dúvidas com o máximo de clareza.
Em um possível ataque das Fake News, suas respostas terão credibilidade perante o público em geral e farão com que a relação de confiança que fora quebrada se restabeleça.
Cuide de sua reputação online
Para proteger a sua marca das Fake News é importante ter um foco nas mídias sociais, ou seja, um acompanhamento de tudo o que é divulgado a respeito da sua marca, seja positivo ou negativo, falso ou verdadeiro.
Ao acompanhar de perto o que estão falando da sua marca, é possível analisar as informações e, tratando-se de inverdades, encurtar o tempo de reação e de resposta às acusações.
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Agora queremos saber: sua marca já foi alvo das Fake News? Se sim, como foi essa situação? Quais estratégias foram utilizadas para recuperar-se dos malefícios causados? Deixe seu comentário!
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