Como escolher um nome para sua marca de roupas

A escolha do nome é uma das etapas mais importantes na criação do seu negócio. Confira dicas para escolher um nome original e criativo para sua marca de roupas.

Por Denise Giordano 9 min. de leitura

O mercado da moda no Brasil ganhou força nos últimos anos, com o aumento do poder de compra dos brasileiros. Cada vez mais como peças de vestuário entram na lista de prioridades dos consumidores - mesmo que a crise tenha afetado o país a partir de 2013.

A moda é um mercado tão significativo que se tornou um dos segmentos mais importantes para a economia nacional.

Como resultado, muitos empreendedores decidem investir em marcas de roupas - seja na confecção de vestuário ou no varejo. A criação da marca é o primeiro passo para tirar seu sonho do papel.

Junto com isso, vem uma das etapas mais importantes: escolher um nome para sua marca de roupas. É essencial que o nome escolhido represente a identidade da marca e atraia a atenção do público, não é mesmo?

7 dicas para escolher o nome de sua marca de roupas

Vamos acompanhar algumas dicas importantes para decidir aquele que será o cartão de visitas de sua marca: o nome. Bora lá?

1. Faça um Brainstorming

Antes de qualquer coisa, é preciso tirar as ideias da cabeça e colocar no papel . Vá todos escrevendo os nomes que você gosta ou que combinam com o seu negócio. Se você tiver a ajuda de seus amigos e da sua família, podem chover sugestões! Não à toa esse processo é chamado de brainstorming (tempestade de ideias) .

Depois de ter uma lista com vários nomes, é hora de começar a selecionar os mais interessantes para sua marca de roupa.

2. Pense em nomes originais

Quando falamos em se diferenciar no mercado, nada precisa ser tão original quanto o nome de sua marca. É o nome que vai chamar a atenção do público e fazer os consumidores lembrarem de seu negócio.

Jamais crie um nome muito semelhante a uma marca que já existe. Por exemplo: "Luís Viton" é muito parecido com o original francês Louis Vuitton. Além de ser uma escolha equivocada, você poderia levar um belo processo da grife europeia por usar um nome "abrasileirado" quase cópia do outro. Procure escolher nomes que você ainda não tenha visto em nenhum lugar - mesmo que seja de outro segmento!

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3. Aposte em nomes curtos e fáceis de serem lembrados

Escolher um nome curto é uma boa estratégia para que seu público memorize rapidamente sua marca de roupas. Siglas também são bem-vindas! Outra dica é evitar que o nome de sua marca seja de difícil escrita ou pronúncia.

Se você quiser escolher um nome em outro idioma, se a pronúncia e a escrita são fáceis e se a palavra é conhecida pelos brasileiros. Exemplo: “Legal” (Legal, em português).

Ah, seu nome ou sobrenome (ou os dois juntos) podem também ser usados ​​para sua marca . Quem nunca sonhou em ter uma grife com o próprio nome, tal como Giorgio Armani !? Chique, ein?

4. Pense no público-alvo

Se o seu público é infantil, nada mais justo do que escolher um nome para sua marca de roupas que tenha a ver com as crianças, né? O mesmo vale para vestuário feminino e masculino. Imagine uma loja de roupas para homem chamada “Formosura”. Não combina com o público que se pretende atingir. Então, vale o seu bom senso.

Se você pretende atingir todos os públicos – masculino, feminino e infantil – escolha um nome que seja mais generalista. Exemplo: “Loja Catarinense” (isso é um exemplo, ok? Não significa que este nome esteja disponível para uso).

5. Conheça seus concorrentes

Para se destacar em seu segmento, você precisa conhecer a sua concorrência. Não só acompanhe o que eles estão fazendo, como entenda como o público se comporta em relação às outras marcas.

Faça uma pesquisa sobre o perfil das marcas semelhantes e tente se diferenciar o máximo possível na escolha do nome da sua. Por exemplo: a Adidas aposta em peças esportivas, então é muito natural que se diferencie da marca Colcci, que apresenta roupas mais casuais. 

6. Verifique se o nome que você escolheu não é uma marca registrada

Imagine escolher um nome incrível para sua marca de roupas e então criar um logotipo, construir um site e até mesmo a fachada da loja, e de repente você descobre que a marca já existe?

Para saber se uma marca existe legalmente, não basta procurar o nome escolhido no Google. É preciso também pesquisar um nome que não tenha sido registrado e protegido por outra empresa.

No Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O instituto disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.

Entretanto, sua pesquisa de marcas registradas no site do INPI deve ser criteriosa, levando em consideração o logo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas. Se o nome que você escolheu para sua marca de roupas ainda não existe e não foi registrado, garanta logo o registro de sua marca

Somente com o registro é que você poderá proteger o nome e o logotipo de seu negócio contra cópias e uso indevido.

Mas se você fez a pesquisa e verificou que já existe alguém usando a marca com aquele nome que você queria, terá que escolher outro nome. Se você tem dúvidas sobre isso, solicite uma ligação gratuita de um de nossos consultores - basta entrar no site da Consolide e clicar em "sim" no canto inferior direito da tela, onde diz "gostaria de receber uma ligação gratuita em 28 segundos".

7. Consulte o nome na Junta Comercial

Após realizar a pesquisa de marcas registradas no INPI, você também precisa conferir se o nome já existe no site da Junta Comercial do seu Estado, o órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais.

Muitos empreendedores buscam inspiração em marcas que já existem e fazem sucesso com o público. Mas é preciso ter cuidado para o nome não fique muito parecido com marcas já resgistradas. Então confira uma lista com nomes já conhecidos, que podem representar uma dor de cabeça caso você crie uma marca muito semelhante. Veja a seguir.

Marcas de moda famosas - de A a Z 

 

Marcas com A

  • Adidas
  • Asics
  • Armani
  • Alexander McQueen
  • Azzaro
  • Alaia
  • Avant Toi
  • Abercrombie & Fitch
  • Atlantis
  • Alexander Wang
  • Arnette
  • Angelina
  • Ailanto
  • Amber
  • Aéropostale
  • Animale
  • A Brand
  • Aramis
  • Alchemy
  • Amapô
  • Água Doce
  • Adriana Barra
  • Amir Slama
  • Acostamento
  • Allora
  • Aleatory
  • Anna Flynn
  • Ana Hickmann
  • Alto Giro
  • Adieu Paris
  • Armani Exchange
  • America & Beyond
  • ANTI SOCIAL SOCIAL CLUB
  • Art School

 

Marcas com B

  • Balmain
  • Billabong
  • Benetton
  • Balenciaga
  • Bless
  • Burberry
  • Beagle
  • Brigitte
  • Banana Republic
  • Bvlgari
  • Bionda Castana
  • Blue Man
  • Bonjour
  • Bazar Deluxe
  • Biotipo
  • Bob Store
  • Body for Sure
  • BO.BÔ

 

Marcas com C

  • Celine
  • Converse
  • Calvin Klein
  • Cat
  • Class
  • Columbia
  • Carrera
  • Costume
  • Carmim
  • Colcci
  • Chiara Bertani
  • Coca-cola
  • Carolina Herrera
  • Carpe Diem
  • Cristófoli
  • Cath Kidston
  • Cia Marítima
  • Capodarte
  • Cantão
  • Canal
  • Cris Barros
  • Chilli Beans
  • Cavalera
  • Can Can
  • Camila Klein
  • Costanza Pascolato

 

Marcas com D

  • Diesel
  • Dolce & Gabbana
  • DKNY
  • Dirk Bikkembergs
  • Duvetica
  • DVS
  • Daslu
  • Diamond
  • Dior
  • DC
  • Dragon
  • Disney
  • Dr. Martens
  • Desigual
  • Diadora
  • Dolce Vita
  • Del Toro Shoes
  • Devoa
  • Doc Dog
  • Dzarm
  • Dumont

 

Marcas com E

  • Emporio Armani
  • Etro
  • Emilio Pucci
  • Element
  • Ermenegildo Zegna
  • Everlast
  • Ellus

 

Marcas com F

  • Fendi
  • Fedeli
  • Fred Perry
  • Falke
  • Fossil
  • Flexfit
  • Ferrari
  • Fila
  • Forum
  • Festina
  • Fratelli Rossetti
  • Finamore
  • Frankie Morello
  • Farm
  • Filippa K
  • Filson
  • Folk

 

Marcas com G

  • Gianfranco Ferre
  • Givenchy
  • Gucci
  • Golden Goose
  • Giorgio Armani
  • Guess
  • Globe
  • GAP
  • Gloria Coelho
  • Grizzly
  • Geneva
  • Gestalten
  • Giuliana Romanno

 

Marcas com H

  • Hugo Boss
  • Hurley
  • Havaianas
  • Hi-Tec
  • Hunter
  • Head
  • Hackett
  • HTC
  • Haider Ackermann
  • Harley-Davidson
  • Henrik Vibskov
  • Homecore
  • Hale Bob
  • House Of Holland
  • Hope
  • Hanes
  • Happy Socks
  • Hang Loose
  • Hollister
  • Hering
  • Helena Bordon

 

Marcas com I

  • Iceberg
  • Independent
  • Ingersoll
  • Italia Independent
  • Isabel Marant
  • Ipanema
  • Indress
  • Invicta
  • Iris Von Arnim
  • Ileana Makri
  • Iódice

 

Marcas com J

  • Jansport
  • Joy
  • Jack & Jones
  • John Galliano
  • John Richmond
  • John Varvatos
  • Jacob Cohen
  • Jimmy Choo London
  • John John
  • Jurassic Park
  • Jo Malone London

 

Marcas com K

  • Kappa
  • Karl Lagerfeld
  • Kate Spade New York
  • Keds
  • Kenzo

 

Marcas com L

  • L'autre Chose
  • Lacoste
  • Lança Perfume
  • Le Lis Blanc 
  • Lenny Niemeyer
  • Levi's
  • Lez a Lez
  • Lince
  • Long Island
  • Lucy in the Sky
  • Luiza Barcelos
  • Lupo
  • Luz Da Lua

 

Marcas com M

  • Miu Miu
  • Marni
  • Missoni
  • Moschino
  • Michael Kors
  • Marc Jacobs
  • Moncler
  • Matthew Williamson
  • Mulberry
  • Montana
  • Magnum
  • Max & Co.
  • Montblanc
  • Mizuno
  • Miss Miss
  • Minnie
  • Mickey
  • Mormaii
  • M.Officer
  • Malwee
  • Miucha
  • Maria Filó
  • Martha Medeiros
  • Mr. Cat
  • Maria.Valentina

 

Marcas com N

  • N.Peal
  • New Balance
  • New Beach
  • New Era
  • Nialaya
  • Nicholas Daley
  • Nick
  • NICOBOCO
  • Nicole Saldanã
  • Nike
  • Nine West
  • Nobody
  • Noon Goons

 

Marcas com O

  • O'Neill
  • Oakley
  • OAMC
  • Obbia
  • Odyssee
  • Off Duty
  • Officine Generale
  • Off-white
  • Oh, Boy!
  • Olympikus
  • Osklen
  • Osmoze

 

Marcas com P

  • Prada
  • Paul & Joe
  • Puma
  • Pierre Cardin
  • Paul Frank
  • Purple
  • Pineapple
  • Pop Up Store
  • Paula Torres
  • Plié
  • Puket
  • Pretorian

 

Marcas com Q

  • Q&A
  • Q&Q
  • Queen
  • Queens
  • Quiksilver
  • Quintess
  • Quiz

 

Marcas com R

  • Roberto Cavalli
  • Ralph Lauren
  • Rene Caovilla
  • Roxy
  • Rip Curl
  • Reebok
  • Rag & Bone
  • Reef
  • Replay
  • Raphaella Booz
  • Ramarim
  • Rafarillo
  • Reserva
  • Reinaldo Lourenço

 

Marcas com S

  • Stella McCartney
  • Salvatore Ferragamo
  • Sigerson Morrison
  • Samsonite
  • Schiesser
  • Swatch
  • Seven 7
  • Sommer
  • Shoulder
  • Smart
  • Staub
  • Silit
  • Santa Lolla

 

Marcas com T

  • Taco
  • TIG
  • Tigor T. Tigre
  • Timberland
  • Tom Ford
  • Tommy Hilfiger
  • Tommy Jeans
  • Track & Field
  • Triton
  • Triumph
  • Triya

 

Marcas com U

  • U.S.Polo Association
  • Unlimit
  • Unlimited
  • Urban
  • Urbano
  • Urgh
  • Ursula Conzen

 

Marcas com V

  • Valentina
  • Valentino Garavani
  • Valisere
  • Vans
  • Vero Moda
  • Versace
  • Versace Jeans Couture
  • Vert
  • Vestem
  • Victoria Beckham

 

Marcas com Z

  • Zara
  • Zanini
  • Zanone
  • Zapalla
  • Zaxy
  • Zero 
  • Zimmermann
  • Zoomp

O nome que escolhi já foi registrado. O que eu faço?

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) a prioridade da marca é de quem solicitou o registro primeiro no site do INPI.

Para não cair nessa armadilha, a dica é: escolha um novo nome faça o registro de sua marca o mais rápido possível!

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