4 erros para evitar na escolha das cores da sua marca

Conheça os riscos de escolher cores erradas para seu tipo de negócio e gerar sentimentos negativos no cliente. Veja agora os 4 principais erros que você deve evitar.

Por Denise Giordano 4 min. de leitura

Você conhece alguma noiva que entrou no casamento de casamento vestida de vermelho?

Aqui no Brasil é quase impossível a gente presenciar uma cena dessas. Mas na China, por exemplo, a influência do vermelho na cultura é tão forte que as noivas casam usando um cor, que representa o mais alto padrão de excelência.

Uma coisa é certa: como núcleos evocam emoções diferentes nas pessoas, e de acordo com a influência cultural. Por isso é bem importante conhecer os significados das cores quando criar uma marca. Uma escolha errada pode comprometer a imagem da sua empresa.

Para não entrar em um “negócio da China” evite estes 4 erros básicos na hora de escolher como núcleos que vão representar a sua marca.

Erro 1: escolher os núcleos da marca de acordo com seu gosto pessoal

Jamais escolha as cores da sua marca apenas com base em seu gosto pessoal. Conforme estudos realizados sobre a psicologia das cores, os tons de uma marca podem influenciar a mente dos consumidores.

Trocando em crianças: se você não gosta de verde, mas sabe que é um cor é importante para seu negócio, que tal escolher tons alternativos que pode transmitir o mesmo sentimento para o seu público?

Há muitas variações de uma mesma cor que podem ser encontrados à sua marca.

Dica Prática : a Pantone tem um sistema de identificação, combinação e comunicação de núcleos padrão que pode auxiliar sua escolha. Explore sem medo!

Veja todas as possibilidades para a cor verde, de acordo com a paleta de toneladas da Pantone:

Exemplo cor verde escala pantone - texto 4 erros ao escolher como núcleos

Erro 2: ignorar os aspectos negativos da cor escolhida

Fique atento ao impacto negativo que alguns núcleos podem provocar no consumidor. Separamos três úteis.

Vermelho 

O vermelho é uma cor que pode desencadear ansiedade e nervosismo. Por esse motivo, uma cor é usada em locais cujo objetivo seja a não permanência do cliente por muito tempo. É o caso das lanchonetes de fast food.

Ninguém entra no McDonald's para passar a tarde inteira tomando café e jogando conversa fora, né? O vermelho traz a sensação de “imediato”, “rápido”, “apetite incontrolável”.

Dito isso, lembre-se: se o ambiente de seu negócio implica na permanência de pessoas por longo período, evite o vermelho .

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Laranja

O efeito estimulante da cor laranja é ótimo para salas de identificação de emprego. Por outro lado, causa irritabilidade se for aplicada em um ambiente de vendas, pois incentiva os conflitos e a competição.

Rosa rosa

É a outra cor que pode ter aplicação errada. Ele não transmite sofisticação, e remete ao público adolescente feminino. É difícil imaginar um Chanel usando o rosa na logomarca, né?

Erro 3: não fazer teste de aplicação das cores

Este é um dos erros mais comuns na escolha das cores . Quando criar a sua logomarca, não esqueça da aplicação dela em todos os tipos de fundo.

Além de aplicar um logomarca em fundo branco e depois em fundo preto, o teste em todas as superfícies que deseja imprimir: materiais de marketing, camisetas, papelaria…

Exemplo:

Exemplo de aplicação do logo Linkedin - texto 4 erros ao escolher os núcleos da marca
Manual de marca do LinkedIn: aplicação da logomarca em diferentes fundos

Para aplicação da marca em uniformes, é importante conhecer as opções de cores do tecido padrão. Cores de tecidos erradas podem significar mancadas. Na França, em 2017, a cor da logomarca de um patrocinador milionário apareceu errada no uniforme de um time de futebol. Que feio, ein?

Erro 4: não conhecer os diferentes significados das cores em outras culturas

Essa dica é muito importante, principalmente se você deseja expandir seu negócio para outras partes do mundo. O simbolismo das cores pode variar de acordo com a região geográfica. Lembra da China?

Na Europa, temos outro exemplo: a cor violeta é associada à morte e ao luto na religião católica. Por outro lado, em regiões do Oriente Médio, o violeta pode representar prostituição.

Entendeu agora por que uma pesquisa de núcleos e significados é tão importante?

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Por fim, considere sempre a consultoria e o trabalho de um profissional do design. Ele é capaz de criar um manual de identidade visual para sua marca - um passo muito importante para garantir mais credibilidade ao seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu alô pra gente, nos comentários. Temos o maior prazer em responder você!

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