Sua equipe está pronta para vender mais na Black Friday e Natal? Você está preparado para atender com encantamento seus clientes?
No Empreende SC, realizado no último sábado (6), em Turvo, tivemos dicas importantes para ajudar a bater metas não só nessas datas estratégicas, mas durante todo o ano.
Focado na experiência do cliente, o evento contou com palestrantes de renome e mais de 7 horas de conteúdo. A Consolide, uma das patrocinadoras do encontro, estava lá e, agora, vai compartilhar com você algumas ideias para atrair, conectar e encantar seus clientes.
Acompanhe as dicas, avalie as possibilidades e discuta com sua equipe alguns insights valiosos para transformar suas vendas em uma experiência completa e bem sucedida.
Algumas estratégias podem ajudar a alavancar suas vendas
Insights do Empreende SC para te ajudar a vender mais
Infelizmente, não existe uma receita pronta que garanta o sucesso do seu negócio, mas algumas estratégias podem ajudar a alavancar suas vendas. A equipe da Consolide participou do Empreende SC e nosso coordenador comercial Israel Riella separou alguns insights para dividir com você.
1 – Atendimento é encantamento
Mais do que atender, encantar. Para se conectar de fato com seu cliente e torná-lo um defensor da sua empresa, é preciso oferecer experiências que façam a diferença na vida das pessoas.
Por isso, o objetivo maior da empresa deve ser servir, seja em uma loja física ou mesmo no atendimento em um e-commerce.
No Empreende SC, o palestrante Alexandre Espíndola trouxe o “jeito Disney de encantar” e destacou as 4 máximas que fazem da marca Disney um sinônimo de encantamento:
- Sonhar;
- Acreditar;
- Ousar;
- Fazer.
Disney é sinônimo de encantamento
2 – Reinvenção faz parte do processo
Estar aberto a mudanças e pronto para se reinventar com coragem e criatividade é essencial para o sucesso do seu negócio.
No Empreender SC, as empresárias Larissa e Luana Bortolotto, gestoras do Hotel Bormon, Ristorante Veneza e Nonna Luiza, trouxeram um case inspirador, mostrando como um negócio de família se reinventou durante a pandemia. Uma das soluções foi transformar as receitas do restaurante em pratos congelados, hoje comercializados em grandes redes de supermercados.
A cervejaria Saint Bier também apostou na inovação para driblar a crise. Com restaurantes e bares fechados durante a pandemia, a marca se reestruturou com planos de venda diferenciados e até um app com a localização dos pontos de venda de suas cervejas.
3 – Empreender é assumir riscos
Se você está começando a empreender ou pensando em abrir seu próprio negócio, tenha em mente que os riscos estão presentes. Até o avião decolar, é preciso percorrer um longo caminho.
A boa notícia é que existem formas de enfrentar esses riscos e conseguir vender mais, como:
- estar atento ao mercado;
- se dispor a ensinar o que e como precisa ser feito;
- querer ser o melhor no que faz.
4 – É preciso entender as dores para ir atrás da solução
Ao conhecer a fundo o seu público, você será capaz de transformá-lo em clientes fiéis e defensores da sua marca. Conhecer a Jornada do Cliente é um passo importante para isso, porque você vai conseguir identificar o momento em que o cliente está e, assim, alinhar sua comunicação durante o processo de vendas.
Tenha sempre em mente que a venda não é sobre produtos, é sobre soluções. Compreendendo onde está a dor do seu cliente, será muito mais fácil propor uma solução que vai satisfazê-lo e, assim, vender mais.
5 – O sorriso é a melhor comunicação
Como sua equipe se comporta ao atender um cliente? O que as expressões faciais e os gestos demonstram? “Não se esqueça que o corpo fala” foi o alerta da jornalista e empresária Giovana Pedroso no Empreende SC.
Além de ensinar técnicas de palco e como desenvolver habilidades para se comunicar em público, ela lembrou que bom humor, sorriso e elogios sinceros são fortes apelos de comunicação com seus ouvintes e boas estratégias para fechar negócios.
Sorriso e bom humor são boas estratégias para vender mais
6 – Informação é uma grande aliada
Saber do que está falando é o dever de casa de qualquer vendedor. Isso todo mundo já sabe. Mas ter dados, estatísticas, cases para apresentar pode ser um grande diferencial para convencer e encantar o seu cliente.
Quando você demonstra que domina um conteúdo, por meio de informações concretas e relevantes, você passa segurança e autoridade, uma ótima combinação para uma negociação de sucesso.
7 – Entenda as suas emoções e as do outro
Quais emoções você quer gerar no seu cliente e como você reage às emoções dele? Ter equilíbrio emocional é essencial para quem trabalha em contato direto com o público.
Quando você é capaz de entender o sentimento do outro, também consegue prever como ele vai reagir a suas ações. Assim, é possível não só evitar conflitos desnecessários como ter um melhor desempenho durante o processo de venda.
8 – Você pode vender mais com as ferramentas certas
Ferramentas e técnicas de venda são grandes aliadas do sucesso do seu negócio. Não tenha medo de experimentar o que a tecnologia e a metodologia podem oferecer.
Durante o Empreender SC, o consultor Guilherme Miranda apresentou várias opções de ferramentas e técnicas para te dar agilidade, abastecer com dados e potencializar suas vendas. Para quem perdeu a palestra, aqui vão algumas delas para pesquisar e conhecer melhor:
- Spin Selling;
- GPCTBAC&I;
- Meddicc;
- CRM;
- Google Agenda;
- Meet/Zoom;
- Mailtrack;
- Hunter i.o;
- Lusha;
- Linked Helper;
- Calendly.
A tecnologia pode potencializar suas vendas
9 – É preciso criar oportunidades
O astro da noite no Empreender SC foi o ex-pedreiro e ex-vendedor de água Rick Chesther. Um verdadeiro fenômeno das redes sociais, hoje autor de um livro e palestrante, ele emocionou o público com sua história.
A origem humilde e a falta de oportunidades não deixaram que Rick desanimasse. Seu exemplo de força de vontade e sua visão de crescimento são inspiradores.
10 – Motivação vem de dentro
Para finalizar, a grande lição que o Empreende SC deixa é a de motivação e o quanto somos responsáveis por nos mantermos focados em nossos sonhos. Conhecer e acreditar em nosso potencial é parte importante de nosso crescimento profissional e pessoal.
Como concluiu a gerente comercial da Consolide Lisdaisy Vieira Costa, o Empreender SC nos lembrou do quanto podemos impactar a vida de nossos clientes. “Reativou o meu sangue de vendedor. Foi inspirador para a vida! Por que não damos o nosso melhor em tudo que fazemos?”. Fica o questionamento como reflexão.
Sobre o Empreende SC
Com a participação de mais de 400 pessoas, a 2ª edição do Empreende SC promoveu uma imersão dos participantes em diversas áreas do processo de vendas e experiência do cliente. Em palestras didáticas e estimulantes, oito profissionais de peso compartilharam seus conhecimentos com o público: Igor Drudi, Letícia Zanini, Lúcia Burigo, Maicon Maravai, Alexandre Espíndola, Giovana Pedroso, Guilherme Miranda e Rick Chesther.
Para quem já está ansioso com a 3ª edição do evento, a organização adiantou que as pré-inscrições serão abertas durante a Black Friday, no próximo dia 26 de novembro.
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Enquanto o Empreende SC 2022 não chega, continue se informando e aprendendo sobre empreendedorismo aqui no nosso blog. Lembre-se da nossa dica 6: informação é importante para te ajudar a vender mais.
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