Pequenas e microempresas: 6 dicas para crescer no mercado

Você tem uma micro ou pequena empresa e quer saber como expandir seu negócio? Reunimos 6 dicas práticas que vão fazer seus resultados serem ainda melhores.

Por Felipe Rezende 8 min. de leitura

Crescer e se destacar no mercado é o desejo de todo empreendedor. Mas, garantir bons resultados, que façam com que sua empresa alcance todo seu potencial, nem sempre é fácil. É preciso focar nos aspectos certos, estratégias eficientes e que façam sentido para o seu negócio.

Então, como entender quais fatores podem ser relevantes para sua empresa? Um caminho é aprender com outros empreendimentos. Porém, é preciso ter em mente que as estratégias devem ser adaptadas para cada realidade e que o crescimento de um negócio leva tempo.

Se você possui uma micro ou pequena empresa e quer saber como fazer seu negócio crescer, temos boas dicas para já começar a aplicar.

1. Foque na satisfação do cliente

“O cliente é a alma de todo negócio”, já dizia a velha máxima do mundo dos negócios. Ele é quem determina o sucesso ou fracasso de uma empresa. Assim, manter sua satisfação é essencial e deve ser sempre um dos principais objetivos.

Ofereça um bom atendimento

Todos nós somos clientes em algum momento e gostamos de ser bem atendidos, não é mesmo? Assim fica fácil presumir que o primeiro item que interfere na satisfação dos consumidores é o atendimento. E como oferecer o melhor serviço possível nesse quesito? Investindo em treinamento.

Todos os seus funcionários, principalmente aqueles que lidam diretamente com o público, devem receber orientação e instruções específicas de como os clientes devem ser tratados. Uma boa tática é inserir nessa prática situações que sejam consideradas delicadas e que irão precisar de uma postura diferente durante o atendimento.

Crie um roteiro (ou guia) que mostre aos funcionários como se portar e conversar com os clientes nesses cenários complicados. Além de ajudar os colaboradores que estão iniciando, cria-se um padrão no atendimento, o que também é importante.

Outra dica é investir em pequenas ações que podem ser um diferencial. Cito um caso pessoal como exemplo:

Não há muito tempo fiz uma compra em uma loja de ternos e, após efetuar o pagamento no caixa, o vendedor me acompanhou até a porta carregando minha sacola. Sua atitude chamou minha atenção. O resultado? Quase imediatamente fiz uma avaliação positiva no Google do estabelecimento.

Sempre ofereça o melhor atendimento possível aos seus clientes, pois, quando satisfeitos, se tornam consumidores fiéis e promotores da marca.

Conheça seu público

Uma boa estratégia para conhecer os hábitos de consumo e o comportamento dos seus clientes é efetuar uma pesquisa de mercado. Quando realizada de forma correta, traz informações consistentes e relevantes para entender a fundo o público-alvo. Caso não se sinta à vontade, você pode contratar uma consultoria para lhe ajudar nesta tarefa.

“Ok. Mas não tenho dinheiro para contratar alguém agora. Não tem mais nada que eu possa já fazer?”

Passou isso pela sua cabeça? A resposta à pergunta acima é um sonoro sim! Por agora você pode criar entre 5 e 7 perguntas chave e oferecer um descontinho na compra caso o(a) cliente aceite respondê-las.

Alguns exemplos de boas perguntas:

  • Qual sua idade?
  • Qual seu cargo?
  • Em que cidade e/ou bairro você mora?
  • Como soube sobre nossa empresa?
  • O que te motivou comprar o produto X?
  • Como você entende que o produto X irá te ajudar?
  • Quais redes sociais você utiliza frequentemente?

Entender o seu público pode gerar valiosas ideias de inovações e mudanças necessárias, que podem alavancar seu negócio e tornar a atração de novos consumidores mais simples.

2. Conheça sua concorrência

É importante que você saiba com quem está competindo, analise suas estratégias e entenda como o mercado reage a elas.

Levante dados

Para conhecer melhor os concorrentes comece levantando dados. Busque por informações sobre os produtos oferecidos, os preços praticados, logística e distribuição.

Alguns desses podem ser obtidos facilmente com uma pesquisa na internet ou, dependo do segmento, como o varejo, ao comparecer ao estabelecimento.

Seja um cliente do seu concorrente

Pode parecer estranho, mas essa é a melhor maneira de saber como os concorrentes prestam o atendimento, como desenvolvem o relacionamento e se comunicam com a clientela, além de conhecer as estratégias de venda e pós-venda. Ou seja, viva ao máximo essa experiência.

Não tenha vergonha de ir até à loja, ligar pelo 0800, acessar o website, pedir um orçamento e,até mesmo, comprar um ou outro produto.

Utilize as redes sociais

Através desses canais você terá acesso a diversas informações sobre os correntes. É possível identificar estratégias de marketing, de comunicação, posicionamento de marca e identidade visual.

Não tem segredo, basta seguir os perfis e analisar:

  • as postagens;
  • a linguagem usada;
  • as interações do público.

É ou não é uma fonte valiosa?

Conhecer bem a concorrência permite que você se antecipe a ela e saia na frente na fidelização e aquisição de novos clientes, aumentando sua competitividade em vendas.

3. Invista em recursos humanos

Você sabia que o custo para repor um colaborador é maior do que a concessão de alguns benefícios?

Quando se trata de recursos humanos, vale a pena ir além do básico. Economize demais na folha de pagamento e usar baixos salários como critério para suas contratações não é o melhor caminho mesmo. É aquele famoso “o barato sai caro”.

Pague uma remuneração justa e ofereça bons benefícios. Funcionários insatisfeitos têm uma menor qualidade de trabalho e baixa produtividade. A economia neste campo com certeza irá gerar prejuízos.

Um estudo realizado pela Universidade de Warwick (Reino Unido), apontou que colaboradores felizes são cerca de 12% mais produtivos. Outro estudo, desta vez feito pela Universidade da Califórnia (EUA), mostrou que funcionários quando satisfeitos vendem 37% mais e são 3 vezes mais criativos

4. Fortaleça a sua marca

Tornar a marca conhecida e relevante é essencial para o crescimento de um negócio. E esse reconhecimento é alcançado com estratégias que aumentem o alcance e posicionem a empresa como referência em seu segmento.

Marketing de Conteúdo

Cada vez mais as pessoas querem informações de qualidade e pertinentes. Se uma marca compartilha esse tipo de material, ela aumenta sua visibilidade e transmite credibilidade. Existem várias formas de distribuir conteúdo, você pode:

  • criar um blog e produzir artigos (assim como nós estamos fazendo aqui);
  • criar vídeos para o Youtube;
  • escrever e-books (ou livros digitais, que baixamos na internet)
  • elaborar infográficos, etc.

Identidade Visual

Investir na identidade visual também contribui para o fortalecimento de uma marca. Contrate um profissional qualificado para desenvolver sua logomarca bem como todos os materiais digitais e gráficos da sua empresa, como:

  • cartões de visita;
  • panfleto;
  • capa do Facebook, entre outros.

Se a grana para investir está curta, uma boa alternativa é utilizar sistema de Faça Você Mesmo como a Wix Logos e Canva.

O importante mesmo é ter seu logo! E lembre-se, o padrão de cores e formas reforçam sua imagem frente ao mercado consumidor e destaca sua empresa das demais.

Crie um slogan

Uma boa frase, e que reflita bem o seu diferencial, ajudará bastante a marcar presença na mente das pessoas. Dessa forma, nossa sugestão é que se dedicar a definir o slogan do seu negócio vale o investimento.

Sabemos que criar assim do nada não é simples. Então, a dica é pesquisar referências do seu segmentos mesmo e outros bem diferentes. A ideia aqui é se inspirar.

5. Controle e equilibre as finanças

Comece definindo suas prioridades e cortando despesas desnecessárias. Para isso, é importante manter um controle de tudo que entra e sai. Mesmo!

No mercado, encontram-se inúmeros sistemas de gestão adequados para cada cada tamanho de empresa, nas mais diversas faixas de valores. Opção é o que não falta para atender o bolso de todos os empreendedores.

Se mesmo assim, investir em um sistema é complicado por agora, o Sebrae dá uma forcinha e fornece de forma gratuita uma série de planilhas de gestão financeira.

 

6. Planejar é muito bom e executar é fundamental

“É melhor tentar algo, vê-lo não funcionar e
aprender com isso, do que não fazer nada”
Mark zuckerberg, CEO do Facebook

Quando se cria um plano de negócios ou se planeja bem as estratégias, fica mais fácil atingir os objetivos traçados. Mas só planejar não adianta. É preciso que você execute, tire as ideias do papel, coloque em prática o que foi planejado e sempre confira se as ações estão alinhadas ao planejamento.

Seguindo essa dica - bastante inspiracional - será mais simples traçar estratégias práticas e voltadas à ação que poderão levar sua empresa rumo ao sucesso, acelerando seu crescimento. É o que você deseja, não é?
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