O que precisa para criar uma loja virtual de roupa fitness?

O comércio online gerou uma nova forma de consumo e é um excelente meio para começar uma loja de roupas fitness. Leia neste artigo.

Por Denise Giordano 6 min. de leitura

Não há dúvidas de que a pandemia, que chegou ao Brasil em 2020, impulsionou as vendas online. Mas apesar dessa expansão em 2020 e 2021, o comércio online ainda é considerado embrionário no Brasil. Uma pesquisa realizada pela PayPal Brasil e pela BigDataCorp apontou que o e-commerce corresponde a 4% do total de vendas realizadas. Ou seja, há muito a ser explorado ainda, né?

Depois de criar a sua marca de roupas, o próximo passo é iniciar a venda, e neste artigo você vai aprender como começar a vender roupas fitness pela internet.

Como começar uma loja de roupas fitness

Escolha da plataforma, formas de pagamentos, segurança, estoque, logística, marketing, atendimento… para abrir uma loja online é preciso pensar em todos os aspectos necessários. Por isso preparamos esse conteúdo, com todos os passos para você começar uma loja de roupas fitness. Acompanhe!

Registre sua marca no INPI

Antes mesmo de criar a sua loja virtual de roupas fitness, venho lembrá-lo da importância de registrar a marca, protegendo assim o nome de sua loja contra cópias ou uso indevido. O registro de sua marca de roupas assegura a propriedade sobre essa marca (não apenas o nome, mas também o logotipo) e a marca vira um patrimônio, podendo futuramente ser vendida, transferida ou até mesmo ficar como herança. 

Com o registro de marca, você terá exclusividade sobre o uso do nome em todo o território nacional, por isso é muito importante seguir esse passo. Feito isso, partimos para a criação da loja virtual. 

Veja mais: qual a diferença entre registro de marca e domínio de site?

Escolha uma plataforma ou marketplace

Todo negócio de vendas online precisa de uma plataforma de e-commerce, ou seja, um sistema que gerencia o estoque, permite o cadastro e a inclusão de produtos, protege as informações pessoais dos clientes e organiza formas de pagamento e de entrega.

Há várias opções de plataformas no mercado, sejam elas gratuitas ou pagas. Estas últimas oferecem um atendimento mais especializado, mas podem cobrar uma porcentagem em cima de cada venda realizada. Outra opção é criar a sua própria loja, mas requer um time de desenvolvedores e custos mais elevados. 

A Loja Integrada é uma plataforma onde é possível criar a sua loja virtual e fazer toda a gestão do e-commerce. Através dela, você pode alterar o design, colocando a identidade visual de sua marca de roupas fitness, incluir e remover produtos, administrar preços e estoques, adicionar métodos de pagamento, e muitas outras ações. 

Você também pode optar pela venda de produtos em marketplaces. Funciona assim: um e-commerce grande, já estabelecido no mercado, oferece a possibilidade de pequenos empreendedores anunciarem seus produtos através do site. 

Exemplos de marketplace:

  • Americanas
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre
  • Amazon
  • Elo 7

A vantagem desse modelo de e-commerce é que seus produtos ganham visibilidade sem necessidade de muito investimento por parte do empreendedor. A desvantagem é que os marketplaces costumam cobrar taxas altas sobre os lucros das lojas associadas. 

Ofereça várias formas de pagamento

Lojas virtuais que oferecem 4 ou mais formas de pagamento possuem uma taxa de conversão de vendas 12% maior: é o que diz um estudo feito pela CyberSource Corp. Então você já sabe: o ideal é oferecer várias opções de pagamento para o consumidor, como cartão de crédito, boleto, pix…

Defina os meios de entrega dos produtos

Para garantir que as peças de sua loja de roupas fitness cheguem até o cliente final, é importante escolher um meio de entrega confiável. As transportadoras particulares ou os Correios são os mais populares, e você pode avaliar qual se adequa melhor aos seus produtos. Os Correios, por exemplo, possuem um limite de peso de 30kg para cada mercadoria. Nas transportadoras, não há limitações. 

Outra alternativa é utilizar a entrega expressa através de motoboy, bicicleta ou veículo, caso o cliente more na mesma região de seu estoque. 

Dedique-se ao atendimento

Uma das partes fundamentais do e-commerce é o atendimento ao cliente. Afinal, mesmo que a compra seja feita de forma virtual, o cliente quer um atendimento personalizado, quer ser ouvido por alguém, e deseja ter uma boa experiência de compra. 

Portanto, invista em um canal de atendimento e esteja disponível em determinados períodos do dia para responder aos questionamentos, tirar dúvidas, solucionar problemas e ouvir reclamações - sim, faz parte! O ideal é disponibilizar um número de telefone em horários comerciais para o atendimento aos clientes.

Esteja atento à legislação 

A regra é clara para qualquer loja virtual: as informações no site precisam ser claras e de fácil acesso, como razão social, endereço físico, CNPJ e contato. É o que define o Decreto Federal 7.962/13 – a Lei do E-commerce. E a lei estabelece algumas outras regras:

  • a descrição de cada produto precisa ser clara, com informações detalhadas, medidas exatas e material de fabricação.
  • as formas de pagamento (como parcelamento e incidência, ou não, de juros) precisam estar visíveis.
  • prazos de entrega também precisam estar claros no site.
  • assim que o cliente finalizar a compra, é obrigatório que apareça a confirmação e seja enviada por email.

Além desses itens importantes, há o direito de arrependimento do consumidor, que deve ser respeitado. Ele tem até 7 dias (a partir da data de entrega da mercadoria) para se arrepender da compra e devolver o produto sem custo, desde que esteja em perfeitas condições.

Quanto custa abrir uma loja virtual de roupas fitness

Você pode estar se perguntando: afinal, quanto preciso investir para abrir um e-commerce? Não há uma resposta exata, pois depende das escolhas que você fizer. Se você optou por uma plataforma gratuita para sua loja virtual de roupas fitness, seu custo será com a logística propriamente dita. Já se você optou por um marketplace reconhecido, além do custo com entregas, você terá que pagar uma taxa de comissão à loja por cada venda sua. 

E tudo depende também de quanto você pretende investir em divulgação. Uma dica interessante para empreendedores de primeira viagem é dividir o orçamento inicial em 12 partes iguais. Assim, você investe apenas 1/12 desse valor por mês, e assegura um capital suficiente para o primeiro ano de atividades da loja virtual.

+ Veja mais: Como conseguir clientes para sua loja de roupas?

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