Representar sua empresa de forma visual é o que faz com que o cliente a identifique e gere conexão com ela. No caso dos logotipos para contabilidade tudo que o compõe, como formatos, cores e tipografia, trarão mais valor à marca.
Já algo alguém falar “nossa, esse vermelho me lembra a Coca-Cola” ou “Essa letra aí é do filme Harry Potter”? É exatamente esse o efeito que um logotipo vai causar no seu negócio. Mesmo que inconscientemente as pessoas reconhecem, pois já viram ou se identificam muito com determinada marca.
Depois de ter um logotipo determinado para sua contabilidade será possível se diferenciar dos concorrentes e também criar inúmeros produtos de características únicas para a empresa: cartão de visita, blocos, canecas, arte da fachada, núcleos das paredes, etc. Tudo isso fará o cliente ter uma experiência única com sua marca. São pequenos detalhes que as grandes marcas ganharam espaço no mercado.
O processo de criação dessa identidade visual precisa de um estudo minucioso sobre a sua marca e posicionamento. Por isso, para ter resultados mais permanentes e satisfatórios, o indicado é contratar alguém da área de design para moldar a essência da empresa em forma de logotipo.
Imaginemos que sua empresa recebe uma premiação ou vira destaque por algum motivo e sai nos meios de comunicação, tendo um logotipo adequado a contabilidade mostrará corretamente a personalidade da marca, atributos, valores, estratégias e posicionamento. As cores, por exemplo, transferem todos esses pontos citados acima.
Significado das cores na criação do logotipo
Olha só um guia rápido sobre o que cada cor pode representar:
Vermelho
É a cor da força e da grandeza, da ação e da paixão. É bastante usada em empresas de fast food ou marcas que simbolizam velocidade. Como a cor é capaz de excitar o nosso cérebro, podendo causar sentimento de paixão ou até raiva e agressividade, dizer-la em excesso pode causar irritabilidade.
Amarelo
O amarelo é uma cor brilhante, energizante e acolhedora. Por ser uma cor quente, estimula o intelecto, aumenta o otimismo e a esperança. Por esta razão é muito usada em negócios que precisam transmitir credibilidade, ajudando nas decisões de decisão.
Azul
O azul é uma cor fria, que está relacionado à água e ao céu. Gera uma sensação de calma, tranquilidade, honestidade, lealdade e responsabilidade. Quando usar em uma empresa, a cor pode despertar produtividade, confiança e sucesso.
Laranja
O laranja é uma cor otimista, acolhedora e confortável, ligada à energia e à criatividade, além de transmitir dinamismo e mudança.
Verde
O verde transmite serenidade, harmonia e simplicidade, bem como equilíbrio, riqueza e expansão.
Roxo / Violeta
É a cor da imaginação e espiritualidade, pois transmite uma sensação de calma, sabedoria e confiança. É comumente associada à nobreza, ao luxo, à aristocracia, ao poder e à grandeza.
Segurança para seu logotipo
Depois de passar por um processo de escolha de logotipo e identidade visual da contabilidade é preciso garantir que essa representação seja somente sua. A partir do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é possível fazer o Registro de Marca e adquirir esse direito no âmbito nacional.
Tanto o nome quanto o logo da sua marca precisam estar registrados no INPI, apenas ter o CNPJ não oferece exclusividade do uso. Na hora de fazer o registro é importante lembrar que existem quatro tipos:
- Nominativa: formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números.
- Figurativa: localização por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe, etc.
- Mista: combinação imagem e palavra.
- Tridimensional: pode ser considerada marca tridimensional a forma de um produto, quando é capaz de distingui-lo de outros produtos semelhantes.
---
Esse é o ponto chave: levar a experiência ideal já na criação da marca. E aí, pronto para ir em busca de um logotipo perfeito?
* Vale lembrar que esse tipo de informação como Registro de Marca também é importante para seu cliente. Ajude ele a garantir que seu negócio esteja protegido.
Deixe seu comentário