Criatividade x Covid-19: conheça as marcas recriadas para incentivar a luta contra o coronavírus

Não são só as pessoas que estão se posicionando e lutando contra a pandemia do coronavírus. Algumas empresas definiram ações bem criativas para se unirem a essa luta.

Por Felipe Rezende 6 min. de leitura

Covid-19. Coronavírus. Ou simplesmente Corona. Três diferentes formas para falar a mesma coisa, o grande assunto do momento.

A pandemia provocou uma mudança no cotidiano das pessoas em todo o mundo: desde ações simples, como lavar as mãos mais vezes ao dia, ao isolamento social como tentativa de conter a velocidade de contágio. E, acredite, também incentivou empresas a se posicionarem e agirem com algo mais que permitir os colaboradores trabalharem de casa.

Eu te convido a continuar lendo este texto para ver e entender como algumas marcas entraram na luta contra o Coronavírus ao apostarem no redesign de seus logos.

O que é redesign da marca?

O redesign da marca se refere ao esforço de recriação de uma marca, atualizando-a visualmente para se alinhar aos valores da empresa e se aproximar do público consumidor e tendências de design.

De forma mais didática, é aquela “repaginada” para deixar a empresa com um visual mais moderno e  atrativo aos olhos dos atuais e potenciais clientes.

Uma série de marcas famosas estão apostando no redesign de seus logos para se tornarem mais atuais e relevantes em uma mercado cada vez mais digital. A tendência é recriar as logomarcas com o intuito de melhor visualização nas redes sociais.

call to action para página de conversão do ebook Crie uma Super Marca do Zero

Empresas apresentaram “novos logos” incentivados pela pandemia do coronavírus

Apresento a você, caro leitor, 4 exemplos de empresas que mexeram nas suas marcas para incentivar a todos nós a combater a disseminação do coronavírus.

Mercado Livre

O Mercado Livre merece estar aqui em primeiro lugar nesta lista por dois simples motivos: foi uma das primeiras empresas a lançarem uma nova versão de seu logo e, para este autor que vos escreve, trouxe a mudança mais interessante. Criativa, pra dizer bem a verdade!

O conceito da marca original: por se tratar de um website que facilita o contato entre quem quer comprar e quem quer vender (o termo técnico mais apropriado seria marketplace), o símbolo da marca é um aperto de mãos. Um claro sinal de negócio fechado.

Um novo conceito devido à pandemia: segundo as autoridades governamentais e médicas, o contato físico entre as pessoas deve ser evitado ao máximo. Apertos de mão então… Com este cuidado - necessário - em mente, o Mercado Livre lançou uma marca temporária em que apenas os cotovelos se tocam. Genial, não?



McDonald’s e Giraffas

A brasileira Giraffas e o McDonald’s, concorrentes no segmento de fast-food, se parecem mais do que você possa imaginar. Além de atuarem na mesma indústria, em tempos de combate ao coronavírus, implementaram ações bem semelhantes de redesign de seus símbolos. E por isso, apresento-as juntas.

Os conceitos das marcas originais: como o intuito aqui não é explorar exatamente porquê um chama assim e o outro chama assado, saiba que o conceito da representação visual de cada marca é simples e direto. Ambas empresas apostaram em elementos que remetem aos seus nomes.

Os novos conceitos devido à pandemia: em inúmeros países do mundo bem como aqui no Brasil, se prega uma distância de 1 a 2 metros das pessoas, como por exemplo na fila dos caixas nos supermercados. Baseado nisso, as duas marcas vieram com logos afastando os famosos elementos que as fazem únicas e imediatamente reconhecidas pelos consumidores. Um recado fácil de entender, não é mesmo?

 

Friilas

Para não ficarmos apenas com as grandes marcas, trazemos uma ação bem legal da Friilas, que aproxima profissionais liberais e empresas que necessitam de uma ajudinha em algumas áreas de trabalho.

O conceito da marca original: o logo da empresa traz claramente duas letras I como alusão ao profissional freelancer e o empresário que precisa do prestador de serviço, como também visualmente um gráfico de barras (junto à letra L) que está crescendo.

Um novo conceito devido à pandemia: com a orientação cada vez mais latente da necessidade de permanecermos em casa neste momento crítico, como uma ação solidária, a empresa faz crescer um barra que separa as duas letras I ou, como visto no conceito original, as duas pessoas

 

Aviso:
A apresentação dos conceitos de criação das marcas pertencem à avaliação pessoal e profissional do autor e não são provenientes de documento institucional das empresas citadas.

Extra: como seria se outras marcas bem famosas aderissem à moda

Jure Tovrljan, um Diretor Criativo lá da Eslovênia, resolveu brincar com os logos de marcas muito famosas ao “dar um tapa” para se adequarem ao momento de conscientização da sociedade em relação às ações necessárias de combate ao Covid-19.

Além do clássico afastamento de elementos da logomarca, semelhante ao Mc e Giraffas, teve até máscara na famosa sereia da Starbucks e nova pose do atleta da NBA (liga norte-americana de basquete).

Starbucks: a famosa sereia da cafeteria mais famosa do mundo ganha uma máscara que tampa seu sorriso, mas desperta a conscientização nas pessoas para seu uso, claro se houver suspeita de conter a covid-19 ou se for profissional da saúde, segundo a OMS e Ministério da Saúde.

 

Nike: o provocativo slogan “Just do it” (Simplesmente faça, tradução livre) que evoca e incentiva as pessoas a agirem, saírem do sofá e praticarem algum esporte, poderia dizer “Simplesmente não faça isso” para convidar as pessoas a aderirem ao isolamento social decretado em muitos países.

NBA: o mais que conhecido logo que traz um atleta jogando basquete, passa a mostrar a realidade dos milionários jogadores: um tempo em casa e não nas quadras enterrando e levando os fãs à loucura.

Olimpíadas: os tão celebrados anéis olímpicos, que simbolizam a união de todos os continentes e povos, na visão de Jure, se afastariam para representar a distância mínima de 1 metro entre as pessoas recomendada pelas autoridades médicas e governamentais.

Mobil: menos conhecida do grande publico, a Mobil é uma petrolífera e, assim, seu nome e logo remetem ao movimento/mobilidade. Contudo, o mais importante e prudente é permanecer em casa, ou seja, imóvel. Entendeu agora a sacada?

 

Dica Consolide
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E aí, curtiu os novos logos? Sinta-se em casa e compartilhe nos comentários outras empresas que também fizem alterações visuais em suas marcas. ;)

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