As mudanças causadas pelo coronavírus têm sido o assunto mais comentado nas últimas semanas. Em meio às incertezas de empregadores e empregados, uma percepção é unânime: novas formas de trabalho se originaram nas empresas por conta da crise.
Muitos adotaram o trabalho home office (escritório em casa) para os funcionários durante o período de isolamento e distanciamento social. A condução do trabalho à distância alterou a dinâmica nas empresas, tanto para gestores quanto para colaboradores.
Outros segmentos de mercado sofreram impacto nas vendas e tiveram que se adequar ao meio digital para sobreviver à crise. Continue lendo este artigo para entender as mudanças de cenário e o que poderá ser diferente nas empresas a partir de agora.
Novas formas de trabalho: o que pode ser diferente a partir de agora
A crise ocasionada pelo Covid-19 trouxe um desafio para setores ligados ao atendimento ao público, comércio e serviços. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informa que os impactos do coronavírus podem colaborar para que economia mundial tenha o pior desempenho anual desde 2009.
Por outro lado, segundo informações da InfoMoney, o trabalho remoto pode ajudar a superar alguns efeitos da pandemia em muitas empresas. Entenda o que pode ser diferente.
#1 Aprendizado sobre como lidar com a imprevisibilidade
O que mais vimos nas últimas semanas foram empresas se adaptando à nova realidade com bravura. A imprevisibilidade e a noção de que nem tudo podemos controlar trouxe mais resiliência aos empreendedores e isso os ajudou a realizar o trabalho mesmo em condições abaixo do ideal. E aprendizados nunca ocupam espaço, não é mesmo?
#2 Modelo home office e mais transparência na comunicação
Para muitos empregadores, o trabalho em home office já é uma realidade, pois a tecnologia permite contratações remotas. Em alguns casos, há o espaço físico para que as equipes se encontrem algumas vezes por semana e construam relações de confiança, mas o que predomina é o trabalho em casa.
Porém, para muitos empresários, essa realidade ainda não era possível, já que muitos setores como turismo, vendas, alimentação e outros ainda dependem da mão de obra presencial. Com a crise ocasionada pelo Covid-19, foi necessário se adaptar, garantindo a produtividade da equipe mesmo longe do escritório/estabelecimento, usando ferramentas para facilitar a gestão à distância.
Julia Pollak, economista da empresa ZipRecruiter, afirmou em entrevista que este novo cenário pode gerar ganhos para os empregadores e para os empregados. Ela estima que as contratações de funcionários no modelo remoto podem aumentar o nível de empregos nos Estados Unidos em até 10% na próxima década.
Ao contrário do que se pensa, o modelo de trabalho home office também pode trazer qualidade na comunicação entre gestor e colaborador, favorecendo a transparência nas relações.
#3 Acompanhamento de performance e avaliação da produtividade do time
Com o trabalho remoto, também surgiu uma nova forma de avaliar o trabalho da equipe, na maior parte das vezes com ferramentas online. Para mensurar a eficiência da equipe, é preciso que o gestor acompanhe a performance através de dados e números. As métricas para avaliação podem ser:
- número de tarefas entregues
- tempo investido em cada tarefa
A avaliação da produtividade do time também envolve a transparência na comunicação, e isso pode aproximar os empreendedores de seus funcionários e não o contrário.
#4 Flexibilidade no trabalho
A realidade em alguns locais de trabalho pressupõe menos obrigação com os horários e mais foco no resultado por parte do funcionário. O que importa para a empresa é a qualidade do serviço e o cumprimento dos prazos, e não o horário em que as tarefas são executadas.
A consultoria Randstad realizou uma pesquisa sobre flexibilização no trabalho com funcionários de diversas empresas em 33 países, e o resultado mostrou que 45% dos entrevistados brasileiros afirmam que a maneira tradicional de trabalho está mudando para formas mais flexíveis.
Para setores que não dependem da abertura do estabelecimento em horário comercial, esta flexibilidade até pode funcionar. Mas para a maioria das empresas no Brasil, a prática de trabalho das 8h às 18h ainda é predominante. O importante é avaliar se este modelo se adequa à sua empresa, e então buscar os meios de viabilizar esta flexibilidade nos horários dos colaboradores.
#5 Fortalecimento da marca online
Embora a crise tenha afetado consideravelmente boa parte das empresas, para algumas marcas este acaba sendo o momento ideal para se fortalecer nos canais online. Muitas lojas recorreram ao e-commerce (loja em plataforma digital) para driblar a queda das vendas durante a pandemia.
E este modelo acabou impulsionando a presença de muitos negócios na rede mundial de computadores, não só nas vendas online como na presença em redes sociais. Isso foi bom para as marcas que precisavam desse empurrãozinho. Afinal, a presença online é importante para todos os nichos.
Minha empresa não pode se adaptar a essas mudanças, e agora?
Como já dissemos, não são todos os nichos que podem prestar o serviço de forma remota e tampouco vender pela internet. Para muitos, a paralisação das atividades foi inevitável durante este período de pandemia.
As restrições de atendimento ao público e oferecimento de alguns serviços terão um impacto inevitável na gestão financeira destas empresas. O governo anunciou algumas medidas de apoio financeiro aos micro e pequenos empreendedores.
Com isso, os R$ 147,3 bilhões destinados para socorrer setores da economia e grupos de cidadãos podem ajudar os empreendedores a superar os prejuízos e a manter os empregos.
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