Como usar influenciadores digitais para melhorar as vendas do seu negócio

Eles estão por toda parte e ajudam as marcas a acelerar as vendas. Saiba como tirar proveito da popularidade dos digital influencers para sua marca.

Por Denise Giordano 10 min. de leitura

Quem nunca viu um vídeo do Whindersson Nunes, o maior youtuber do Brasil, que atire a primeira pedra. Os influenciadores digitais estão por toda a parte, seja no Youtube, no Instagram, no Twitter ou na novidade chinesa Tik Tok. E eles ajudam marcas de todo o mundo a serem reconhecidas pelo público e terem aumento das vendas. 

Sim, os influenciadores podem ser usados para ajudar a dar um up na sua marca também - mesmo que ela seja ainda pequena. E é por isso que escrevemos este artigo hoje: para ensinar a você os primeiros passos para utilizar as webcelebridades em sua campanha de comunicação. Bora lá?

O que é um influenciador digital?

Influenciador digital - ou digital influencer, em inglês - é uma pessoa que produz algum tipo de conteúdo em plataformas da internet, e que é capaz de influenciar sua base de seguidores. É uma espécie de celebridade digital, não é muito conhecida do grande público e nem sempre aparece em veículos de grande audiência, como a televisão. Mas geram engajamento e visualizações de milhares - ou milhões - de pessoas em nível local, nacional ou mundial. 

Só pra você ter uma ideia, a atriz Bruna Marquezine conta hoje com mais de 39 milhões de seguidores no Instagram. Ela é uma influenciadora digital de peso. Anuncia marcas de todos os tipos em sua rede social - estima-se que um post patrocinado chega a custar mais de 100 mil reais para o anunciante.

Bruna Marquezine séria

Mas calma, não se assuste com esses números milionários. Se você tem uma marca e quer utilizar os influencers para divulgação, continue aqui, que vamos te mostrar o caminho das pedras, de forma mais fácil e barata do que você imagina. 

Por que investir em influenciadores digitais?

De acordo com o estudo The share millennials insights project, 91% dos jovens da geração millennial acessa novos conteúdos em sites e redes sociais, tendo  contato direto com os influenciadores digitais. Foi pensando neste hábito comum a várias pessoas nos últimos anos, que se originou o marketing de influência, fazendo com que influenciadores atinjam o público consumidor de forma direta.

Você deve estar se perguntando: se um influenciador custa muito dinheiro, como vou conseguir usar esta estratégia para meu pequeno negócio? Simples: existem os microinfluenciadores, que atuam em nichos, influenciam um número menor de pessoas e atingem a um determinado público - que pode ser o de seu negócio. 

Eles com certeza cobram valores bem mais baixos do que os de Bruna Marquezine, e podem ser ótimos divulgadores de sua marca. Geralmente contam com menos de 25.000 seguidores (por isso ganham esse nome de microinfluenciadores), mas têm um público bastante ativo nas redes sociais. 

Até porque um dado chama a atenção no universo do marketing de influência: quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de curtidas e engajamento. Isso significa que quanto mais seguidores um perfil contabiliza, menos curtidas e comentários ele tem, proporcionalmente.

Como escolher um influenciador digital

Os microinfluenciadores alcançam 22,2 vezes mais conversões do que os consumidores comuns quando eles recomendam produtos. Mas não basta você escolher um microinfluenciador e achar que ele é ótimo para fazer propaganda de sua marca. Para descobrir de fato qual o potencial de um influenciador digital devemos verificar o desempenho dele em quatro vertentes: 

  • alcance
  • relevância
  • engajamento
  • compromisso

Vamos saber um pouquinho sobre cada um dos aspectos.

#1 Relevância

Quando você quiser escolher um microinfluenciador para sua marca, faça uma pesquisa para descobrir a relevância dessa pessoa perante o público que você deseja atingir.

A audiência do influenciador digital deve estar relacionada ao seu tipo de negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de roupinhas de bebê, pesquise quais as influenciadoras que criam conteúdo sobre maternidade. Elas com certeza falam para o público que você quer, ou seja, mães recentes ou mulheres grávidas.

#2 Engajamento

Preste atenção em uma dica importante: um grande número de seguidores não significa influência e nem engajamento. Há muitos influencers que conquistaram uma base grande de fãs, mas que não geram muita interação, nem tantos likes ou comentários nas postagens. 

É preciso estar atento a este detalhe, e na hora de contratar um influenciador digital ficar de olho no número de visitas ao perfil, nas taxas de curtidas e comentários proporcionalmente ao número de seguidores, além de verificar a taxa de visualização dos stories no Instagram. 

#3 Alcance

Este aspecto também é importante para você levar em consideração. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas em Passo Fundo-RS, não seria adequado contratar um influenciador que tem alcance apenas no Rio de Janeiro, certo?

É claro que você precisa pensar em alguém que tenha relevância naquela cidade gaúcha, observando sempre o nível de engajamento do microinfluenciador. O marketing de influência só terá os resultados esperados se você estiver atento a isso.

#4 Compromisso

Outro aspecto importante na hora de verificar o desempenho do influenciador é o compromisso. Uma parceria bem feita começa com compromisso e responsabilidade, tanto por parte da marca como do profissional contratado. 

Os influenciadores digitais devem ser encarados como profissionais responsáveis pela divulgação do seu produto ou de sua marca, e não apenas como uma pessoa famosa que está ali falando bem do seu negócio. É preciso compromisso com a fala, com as imagens que serão divulgadas, com os resultados e também com o público. 

Como utilizar influenciadores digitais?

A pergunta que não quer calar: como associar a sua marca ao trabalho de um influencer? Bem, a parceria pode ser feita de várias formas. Veja a seguir.

Conteúdo

Uma das formas mais comuns de se utilizar influenciadores é através do próprio conteúdo que ele cria no Instagram ou no Youtube, por exemplo. Ele pode fazer um post, um vídeo ou pequenas inserções nos stories, divulgando sua marca ou um produto específico. Por serem pagos para fazer essa propaganda, eles precisam usar hashtags que identificam esse tipo de ação, como #ads ou #publi.

Geralmente, os valores são pagos mediante a apresentação de nota fiscal.  Cada influenciador cobra um valor por publicação, e por esse motivo você deve solicitar a ele o seu mídia kit, uma tabela de valores que também mostra os números de engajamento e seguidores. Microinfluenciadores podem cobrar de R$ 100 a R$ 5000 por postagem, e esse valor pode variar de acordo com o alcance e o engajamento do público.

Permuta

A permuta é uma estratégia bastante usada, e beneficia principalmente os pequenos negócios, que não têm muito dinheiro para investir inicialmente. A permuta pode acontecer de duas formas:

  • o influenciador firma um compromisso com a sua marca: em troca de produtos ou serviços, ele faz a divulgação
  • sua marca envia produtos para o influenciador, sem uma contrapartida garantida. É o caso de muitos produtos “recebidos” que o influenciador menciona nos seus stories no Instagram ou vídeos no canal do Youtube. Eles recebem o produto, e falam da marca se quiserem. Nem sempre funciona, especialmente se falarmos sobre influenciadores com maior número de seguidores e alcance. 

 

Afiliação

A afiliação é um modelo também conhecido no mundo dos influenciadores. O que ocorre é que o influenciador recebe um link ou código do site de seu negócio - em geral e-commerce - para divulgar e receber um percentual por cada venda fechada. Com esse modelo, é possível acompanhar os dados e o nível de engajamento do público com a sua marca. 

Bom, agora que você já sabe de que forma utilizar os influencers, está na hora de conhecer os passos para iniciar parceria com eles. Veja a seguir.

Como iniciar parcerias com os influenciadores

92% dos consumidores acreditam mais na recomendação de produtos quando  são feitas por pessoas e não por marcas. Com esse dado em mente, você pode iniciar parcerias com os influenciadores digitais que representem bem o seu nicho e o seu objetivo de campanha. 

Antes de mais nada, é preciso definir um orçamento, e esse passo é anterior à escolha do influenciador. Quanto você pretende gastar? Com o budget definido, siga os passos do marketing de influência para o seu negócio.

1.Conheça o seu público-alvo

O público-alvo é um grupo específico de pessoas com características semelhantes, que deve ser o foco da sua campanha nas mídias sociais, já que estes consumidores têm desejos em comum e podem adquirir os produtos ou serviços que seu negócio vai anunciar através dos influenciadores. 

Para determinar este perfil de público, você precisa então fazer uma pesquisa:  conheça o comportamento de compra, os hábitos de consumo, a classe social e os dados demográficos e socioeconômicos do público. Já fizemos um artigo explicando direitinho como descobrir o público com uma pesquisa rápida. 

Lembre-se: se sua marca é local, contrate influenciadores locais. Conheça também o posicionamento deste influenciador perante o público que você deseja atingir, como os seus discursos e valores. 

2. Faça contato com o influenciador

Não inicie o seu contato pelas redes sociais. Em geral, influenciadores possuem um mídia kit, onde especificam o tipo de parceria que podem fazer e os valores. Envie um e-mail apresentando sua marca e, se for o caso, peça o endereço para envio do produto, solicitando um orçamento de divulgação.

Fique atento à negociação de valores: você poderá pagar preços fixos por vídeo, foto ou post, ou preços diferenciados conforme o número de cliques a taxa de conversão dos usuários. Há ainda a possibilidade de negociar permutas. Quanto maior o número de seguidores do influencer, maior será o valor do cachê.

3. Defina metas

Estabeleça metas de performance que você deseja alcançar com a divulgação de sua marca ou produto. As KPIs (Key Performance Indicator) são metas de mensuração definidas pela marca para avaliar o sucesso de suas campanhas. Por exemplo, se a sua meta é o número de vendas efetuadas em um determinado período, então seu KPI será = vendas.

4. Faça um contrato 

Sim, a parceria funciona tal como se você estivesse contratando uma agência de publicidade para divulgar a sua marca. Ter um contrato com todos os termos, objetos e formas de cumprimento - e de rescisão - é mais do que necessário para o início da parceria. O documento serve para resguardar seus direitos e também os direitos da outra parte envolvida. 

Alinhe todos os detalhes da parceria neste contrato, inclusive deixando explícitas as metas de performance para o influenciador digital. Atente-se também para um hábito importante: ao fazer contato com o influencer verbalmente, envie as mesmas informações discutidas por e-mail, para que esteja tudo documentado.

Por fim, não esqueça de oferecer todo o suporte necessário à produção do conteúdo sobre sua marca. Assim, o profissional contratado não deixará passar nenhuma informação importante sobre o seu novo produto ou negócio.

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E então, está pronto para contratar um influenciador digital para divulgar sua marca? Conte para a gente!

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