1. Sonhe Grande.
2. Não desista.
3. Aprenda constantemente.
4. Tenha uma visão clara de onde quer chegar.
5. O cliente no centro de tudo.
6. Identifique as oportunidades e evolua.

Ter um trevo de quatro folhas, pé de coelho, olho grego ou ferradura até pode ajudar, mas só isso não faz nenhuma empresa crescer! Para fazer um negócio decolar é essencial ter um objetivo claro, um plano estratégico e muita mão na massa.

Além disso, conhecer a história de outros empreendedores e entender onde eles acertaram ajuda você a criar atalhos interessantes para você levar a sua empresa às alturas o mais rápido.

Conheça neste post as dicas de empresários brasileiros de sucesso que vão te ajudar a potencializar o seu negócio e levá-lo a outro nível. É empreendedor dando dica para empreendedor! Se liga aí.

6 dicas para ser um empreendedor de sucesso

Nada melhor do que aprender com quem já criou um negócio de sucesso para saber qual o melhor caminho a seguir, certo?

Então se liga nas 6 dicas que empresários brasileiros de sucesso (alguns fundadores de unicórnios brasileiros) deram e que reunimos neste post.

1. Sonhe grande

"Costumo usar uma frase dita pelo Beto Sicupira [empresário brasileiro sócio da cervejaria InBev e da rede de restaurantes Burger King]: sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul.

Esta é a frase que impulsiona o executivo a levar a Conta Azul a se posicionar em tão pouco tempo - poucos mais de 5 anos - como uma empresa destaque no cenário nacional.

“Eu podia ter desistido em muitos momentos. O que me fez continuar lutando e trabalhando para fazer a empresa funcionar e virar o que a Conta Azul é hoje, foi ter um sonho grande e ter visão”, conta Roveda.

Vinicius ainda destaca que, apesar de almejar grandes feitos, ainda é importante ter persistência para conquistar o sucesso. Afinal, o caminho do empreendedor brasileiro não é nada fácil.

E você, qual é o tamanho do seu sonho? O que você almeja para a sua empresa? Pense nisso.

2. Não desista

Mais do que uma dica, a própria história do empresário Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, mostra que a persistência tem que ser sim uma virtude do empreendedor. Geraldo construiu a JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos e possui faturamento bruto anual de R$ 50 milhões.

Geraldo nunca teve uma vida fácil, mas aprendeu com a sua mãe a ver o lado positivo das coisas e trouxe isso para a sua vida e seus negócios. “Se você, ao invés de se lamentar, olhar para o lado e se movimentar, vai encontrar oportunidades”, relata.

Como muitos empreendedores, Geraldo não teve sucesso no primeiro negócio. Aliás, ele empreendeu algumas vezes, ganhou e perdeu dinheiro outras tantas. Mas apesar de tudo isso, nunca perdeu o otimismo.

“Quando você tiver que olhar o problema, olha pra cima. Quando você olha e encara o problema ele fica menor que você. Não fuja do problema. Assuma a responsabilidade e vá fazer”.

Para Geraldo, a vida é feita de escolhas. E todo empreendedor pode escolher se deixar vencer ou não pelas dificuldades. “Faça escolhas. Só depende de você. Não espere que alguém venha resolver o seu problema”.

Assista a palestra completa de Geraldo Rufino no TEDx e inspire-se. 

3. Aprenda constantemente

Conhecido pelo sucesso da 99 Táxi, o primeiro unicórnio brasileiro, um dos fundadores da amarelinha, Paulo Veras, tem uma história toda pauta em empreendedorismo.

Empreendeu pela primeira vez aos 23 anos e de lá pra cá obteve vitórias e alguns contratempos em 6 startups.

“Eu vivi muito ciclos, tomei muita porrada. Quem está empreendendo se identifica com isso, porque sabe que é duro, sabe que é difícil e que precisa de muita resiliência, precisa acreditar muito no nosso taco para manter o foco, a convicção de que dá para fazer”, conta Paulo.

Não só a persistência, mas ter um plano e, principalmente, espírito empreendedor e estar em constante aprendizado é essencial.

“No final das contas a capacidade de estar sempre aprendendo é que é fundamental. Por que o mundo é diferente do plano e as empresas que dão certo, principalmente as startups, são empresas em que esse aprendizado consegue virar uma disciplina, consegue virar um método e você está aprendendo o tempo inteiro”, comenta Paulo.

E você, está constantemente em busca de aprendizado? Está evoluindo ou está parado no tempo?

4. Tenha uma visão clara de onde quer chegar

Se você já assistiu o filme Alice no País das Maravilhas, o diálogo abaixo não será novidade:

— Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? - pergunta Alice

— Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – fala o Gato.

— Eu não sei para onde ir! – disse Alice.

— Se você não sabe para onde, ir qualquer caminho serve. - relata o gato.

O diálogo acima tem total relação com a dica do CEO e fundador do Nubank, o colombiano David Vélez. Fundada em 2013, a marca já conta com mais de 3 milhões de usuários e se tornou o terceiro unicórnio brasileiro, atrás apenas da 99 Táxi e PagSeguro.

Para Vélez, o empreendedor deve sim ter uma noção de onde quer chegar com o negócio próprio, independente do tempo. “Não é ruim se for uma visão de curto prazo”, explica David.

Seja uma perspectiva para os próximos 1 ou 15 anos, ter uma visão de negócio irá afetar todas as decisões tomadas pelo empreendedor sobre a empresa.

Outra dica importante que o CEO da Nubank deu em entrevista para o portal Forbes é ter uma cultura corporativa clara e consistente. “A cultura de uma empresa é definida pelas 12 primeiras pessoas e nos primeiros três meses de vida”, afirma David.

Para ele, o empresário, além de uma cultura clara no início do empreendimento, também precisa ter definido os valores, propósito, normas e saber muito bem o perfil de profissional que busca. Afinal, isso também ajuda a atrair e reter talentos com valores alinhados ao negócio. Talentos fundamentais para o sucesso do negócio.

E você, já sabe onde quer chegar? Tem um propósito definido para o seu negócio?

5. O cliente no centro de tudo

Atendimento de qualidade ao cliente no centro da operação de uma empresa

A Stone, conhecida principalmente pelas maquininhas de cartão na cor verde, tem na receita do sucesso o atendimento e o foco no cliente. A empresa fez parte da “guerra das maquininhas”, competindo com muitas outras empresas no mercado nacional.

Para o CEO da Fintech, Thiago Piau, apesar da alta concorrência a Stone optou por pautar os movimentos da empresa com foco no cliente e não na concorrência.

“O que decidimos, desde o primeiro dia, foi que teríamos diferenciais claros: um serviço de qualidade, alta tecnologia e um processo de distribuição diferente do aplicado no mercado. Em vez de olhar para o lado e perder o rumo, decidimos focar no cliente. Sempre.”, relata Thiago.

Com o cliente no foco da estratégia, a agilidade e qualidade no atendimento se tornaram prioridade na empresa, tendo inclusive meta de tempo para atendimento a ligações, de resolução de problemas sem transferência e da taxa de satisfação de atendimento dada pelos clientes (NPS - Net Promoter Score).

A busca pelo alto nível em excelência e no atendimento ao cliente surge como um estratégia de se diferenciar no mercado. E a sua empresa, como está buscando se diferenciar? O que está fazendo para atrair e reter os clientes?

6. Identifique as oportunidades e evolua

Uma história de sucesso depois de várias sessões de evolução, a Gympass - startup brasileira que promove atividade física para funcionários em empresas - é a prova de que é necessário evoluir para dar certo e crescer.

A empresa nasceu ofertando ao usuário final a possibilidade de realizar compras avulsas em academias, porém, o modelo não teve boa receptividade. “Foi a sugestão de um cliente que mudou o modelo do negócio”, conta César Carvalho, fundador da Gympass.

A Gympass mudou a estratégia e lançou um produto corporativo, em pouco tempo a empresa triplicou de tamanho e conseguiu o fôlego que precisava para crescer de forma escalar e se transformar em mais um unicórnio brasileiro.

Fundada em 2012, o segredo do sucesso da Gympass está em aprender e mudar quando necessário. A dica do César é estar 100% antenado e prestar atenção a tudo o que acontece no negócio, falando com clientes, fornecedores, funcionários.

“Se você tá explorando alguma hipótese e acha que pode dar certo, é focar todos os esforços para testar se esta hipótese vai de fato dar certo ou não”, aconselha César. Segundo ele, a Gympass fez bastante disso no início e testou coisas diferentes até encontrar o modelo ideal para tornar o crescimento da empresa escalar.

Agora, ainda segundo César, apesar de estar aberto a novas possibilidades no começo é importante também saber separar a hora de desistir e a hora de apertar o pé no acelerador para tentar buscar outras possibilidades.

Cresça com tranquilidade

Com os ingredientes dados pelos empresários acima, você já tem um norte, certo? Mas tem outra coisa que é importante para poder ter tranquilidade e crescer sem problemas futuros.

Tão importante quanto ter um CNPJ e o cadastro na junta comercial do seu estado é ter uma marca registrada. Como assim? Vamos lá.

Imagine você criar um modelo de negócio de sucesso, investe em marketing e posicionamento da empresa e torna a sua marca conhecida, sem ter o registro da marca. Isso é a mesma coisa que construir uma casa linda sobre “areia movediça”.

Você está sujeito a perder tudo o que construiu em questão de dias. Além disso, terá que recomeçar do zero. Já pensou? Este é um risco que os empresários acima não correm! Todos eles registraram as marcas no INPI.

boneco vetor segurando simbolo de registro de marca

Garantindo assim a propriedade legal sobre a própria marca e tendo os subsídios para crescer com tranquilidade e segurança. Então se você está empreendendo e sabe muito bem onde quer chegar, não deixe para amanhã para ter a propriedade do que é seu.

Lembre-se: só é dono de uma marca quem a registra no INPI.

Se alguém registrar a sua marca antes de você, você perde o direito de utilizar ela e ainda está sujeito a pagar uma multa indenizatória. Quer saber mais sobre registro de marca? Dê uma olhadinha nos posts abaixo:

+ Sua marca não é registrada? Conheça os 5 benefícios de registrar uma marca

+ Quais os riscos de não registrar a marca da empresa?

Cuide do seu sonho. Cuide do seu negócio. Proteja a sua marca. Registre-a.
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Nada de trevo de quatro folhas ou pé de coelho. Empreender e ter sucesso no negócio exige foco, persistência, visão e muita transpiração.

E você, qual a sua receita de sucesso? Conta pra gente nos comentários e ajude outros empresários e empreendedores.