Ilustração da Consolide mostrando o desenho de uma pessoa sentada em um sofá com um enorme notebook em seu colo. No display do notebook está uma placa com os dizeres de Estamos Abertos, fundo da imagem em cor branca

Para abrir uma loja virtual, você precisa registrar e regularizar a sua marca, estudar seu público-alvo e a concorrência, encontrar bons fornecedores, escolher uma plataforma de e-commerce, cadastrar seus produtos e divulgar a novidade.

Se você já tem um negócio físico e quer ampliar as vendas para o mercado online ou veio a este artigo buscando mais informações porque tem pesquisado como montar uma loja virtual, saiba que o cenário é favorável: o mercado de e-commerce está superaquecido e nunca foi tão fácil abrir um negócio nesse formato.

Segundo uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor deve atingir R$ 205,11 bilhões em 2024. Isso representa um aumento de 10,45% em relação à previsão de vendas para 2023, e a tendência é que esses números cresçam cada vez mais.

Surfe nessa onda conferindo, neste artigo, tudo o que é necessário para aumentar suas chances de acertos!

8 passos para montar uma loja virtual de sucesso

Regularizar o negócio, registrar a marca e identificar o público-alvo são algumas das ações indispensáveis para montar a sua loja online. Veja, agora, como criar uma empresa virtual do zero em 8 passos simples.

1. Regularize a sua empresa

O primeiro passo para começar a operar no online é abrir um CNPJ junto à Receita Federal e providenciar outros registros necessários no município e/ou no estado onde a sua loja será localizada. Isso inclui alvarás de funcionamento e eventuais licenças específicas para o seu tipo de negócio.

Para executar todas essas tarefas de acordo com a legislação atual e sua área de atuação, a dica é contar com um profissional especializado na área de contabilidade.

2. Registre a sua marca

Já pensou se já existe outra marca registrada com o mesmo nome ou características similares à sua? Problemas legais. Multas. Retrocesso… Essas são só algumas das complicações que você vai enfrentar!

Inclusive, a Amazon, um dos maiores marketplaces do país, só permite a venda por parte de lojas que tenham marca registrada, e tudo indica que outras plataformas adotem a exigência da líder de mercado muito em breve.

Registrar a marca da sua loja virtual também é uma forma de protegê-la de cópias e, quanto antes você realizar o processo, mais segurança você terá para colocar sua loja online no ar.

Comece pesquisando se o nome desejado já está sendo usado – você pode fazer isso através da ferramenta de consulta de marca da Consolide –, em seguida, se não encontrar indisponibilidade, conte com especialistas em registro de marca para preencher o formulário de requisição do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e enviar os documentos necessários.

São esses especialistas que vão lhe ajudar, inclusive, a enfrentar todas as outras dores de cabeça que podem surgir no decorrer do processo!

3. Identifique o seu público-alvo

Realize pesquisas de mercado para entender as características do seu público-alvo, desde onde moram, como se comportam até o que costumam consumir e por aí vai.

Nesta etapa, você pode usar ferramentas como o Google Analytics e também insights das redes sociais para analisar dados e métricas importantes que ajudem a compreender o comportamento das pessoas que visitam a sua loja e definir estratégias para alcançar potenciais clientes.

4. Estude a concorrência

Além do público-alvo, também é essencial analisar o posicionamento dos seus concorrentes. Procurar respostas para questionamentos como “quais são os produtos e preços praticados por essas lojas?”, “quais estratégias de marketing elas utilizam?” e “quais são os seus diferenciais em relação à qualidade, atendimento ao cliente e experiência de compra?” pode ser um bom começo.

Essas informações são úteis para identificar os pontos fortes e fracos da concorrência, bem como para desenvolver uma estratégia competitiva para a sua loja virtual.

5. Selecione os principais fornecedores

A essa altura, é possível que você já tenha alguns contatos ou até mesmo uma listinha com possíveis fornecedores, mas o ideal é se certificar de que suas opções são mesmo as melhores escolhas.

Busque opiniões de quem já conta com esses fornecedores e selecione apenas as empresas que oferecem matéria-prima ou produtos de qualidade, os melhores prazos e as melhores condições de pagamento.

Escolher os fornecedores certos vai ser fundamental para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do seu negócio.

6. Contrate uma plataforma intermediadora

Chegou a hora de construir a sua loja no ambiente on-line! Para isso, você precisa de uma plataforma para e-commerce, que nada mais é do que um site que simplifica e acelera a criação de lojas virtuais, oferecendo modelos de design predefinidos.

Existem diversas opções interessantes atualmente. Só no Brasil, você conta com opções como a Magazine Luiza e o Mercado Livre, sem contar que dá até para destacar seus produtos na Amazon – desde que você tenha registro de marca na plataforma, como viu anteriormente.

Estude todas as possibilidades e escolha a que melhor atende às suas necessidades, levando em consideração aspectos como custo, facilidade de uso, recursos oferecidos, suporte técnico e integrações disponíveis.

7. Cadastre os produtos

Apesar de muitas vezes ser visto como algo menos relevante, o cadastramento de produtos é uma etapa tão importante quanto as demais. Quer um exemplo?

Imagine uma loja virtual na qual os clientes mal conseguem enxergar os detalhes dos itens e ainda se deparam com descrições generalistas ou incompletas. Isso pode levar a uma experiência de compra ruim e à perda direta de vendas!

Portanto, dedique tempo e atenção ao cadastro de produtos da loja, apresentando os benefícios, as características, o tempo de garantia e outros detalhes de cada mercadoria.

8. Divulgue a sua marca

Lembra da etapa de identificação do público-alvo? A divulgação é consequência dela pois é o momento de usar as informações encontradas para direcionar suas estratégias de divulgação.

Criar conteúdo relevante nas redes sociais, fazer anúncios de forma orgânica ou paga e propor parcerias com influenciadores são algumas formas de alcançar o seu público e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Apenas lembre-se de marcar presença periódica no universo digital e não apenas fazer postagens no começo das operações, abandonando as páginas à própria sorte depois! Considere cada movimento parte das suas estratégias de atração e retenção de fregueses e dedique-se a responder mensagens em tempo hábil também.

Você pode optar por pagar alguém para trabalhar com o marketing digital do seu negócio: vai depender do orçamento disponível, é claro, porém existem outros valores a serem colocados na ponta do lápis como prioridade máxima.

Chegou até aqui e ainda está com a pulga atrás da orelha sobre quanto tudo isso vai custar? Vou tentar responder essa dúvida cruel logo abaixo.

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

O investimento inicial para abrir uma loja virtual pode ser mínimo, algo em torno de R$ 5 mil para negócios mais enxutos e com baixo estoque, enquanto projetos maiores necessitam de um capital a partir de R$ 50 mil muitas vezes. Sendo assim, não existe uma resposta exata quando o assunto é custo, ok?

Os valores para um investimento como esse são variáveis e dependem de diversos fatores, como a quantidade de produtos, a complexidade da plataforma de e-commerce contratada, os gastos com marketing (olha eles aqui!) e com publicidade, dentre outros.

Inclua nessa conta também os custos recorrentes, como hospedagem do site, manutenção da plataforma, taxas de processamento de pagamentos e estoque de produtos.

Para não pagar as taxas do INPI mais de uma vez e muito menos gastar rios de dinheiro com documentos e burocracias, me escreva. Aguardo seu contato!