Para abrir uma loja virtual, você precisa registrar e regularizar a sua marca, estudar seu público-alvo e a concorrência, encontrar bons fornecedores, escolher uma plataforma de e-commerce, cadastrar seus produtos e divulgar a novidade.
Se você já tem um negócio físico e quer ampliar as vendas para o mercado online ou veio a este artigo buscando mais informações porque tem pesquisado como montar uma loja virtual, saiba que o cenário é favorável: o mercado de e-commerce está superaquecido e nunca foi tão fácil abrir um negócio nesse formato.
Segundo uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor deve atingir R$ 205,11 bilhões em 2024. Isso representa um aumento de 10,45% em relação à previsão de vendas para 2023, e a tendência é que esses números cresçam cada vez mais.
Surfe nessa onda conferindo, neste artigo, tudo o que é necessário para aumentar suas chances de acertos!
8 passos para montar uma loja virtual de sucesso
Regularizar o negócio, registrar a marca e identificar o público-alvo são algumas das ações indispensáveis para montar a sua loja online. Veja, agora, como criar uma empresa virtual do zero em 8 passos simples.
1. Regularize a sua empresa
O primeiro passo para começar a operar no online é abrir um CNPJ junto à Receita Federal e providenciar outros registros necessários no município e/ou no estado onde a sua loja será localizada. Isso inclui alvarás de funcionamento e eventuais licenças específicas para o seu tipo de negócio.
Para executar todas essas tarefas de acordo com a legislação atual e sua área de atuação, a dica é contar com um profissional especializado na área de contabilidade.
2. Registre a sua marca
Já pensou se já existe outra marca registrada com o mesmo nome ou características similares à sua? Problemas legais. Multas. Retrocesso… Essas são só algumas das complicações que você vai enfrentar!
Inclusive, a Amazon, um dos maiores marketplaces do país, só permite a venda por parte de lojas que tenham marca registrada, e tudo indica que outras plataformas adotem a exigência da líder de mercado muito em breve.
Registrar a marca da sua loja virtual também é uma forma de protegê-la de cópias e, quanto antes você realizar o processo, mais segurança você terá para colocar sua loja online no ar.
Comece pesquisando se o nome desejado já está sendo usado – você pode fazer isso através da ferramenta de consulta de marca da Consolide –, em seguida, se não encontrar indisponibilidade, conte com especialistas em registro de marca para preencher o formulário de requisição do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e enviar os documentos necessários.
São esses especialistas que vão lhe ajudar, inclusive, a enfrentar todas as outras dores de cabeça que podem surgir no decorrer do processo!
3. Identifique o seu público-alvo
Realize pesquisas de mercado para entender as características do seu público-alvo, desde onde moram, como se comportam até o que costumam consumir e por aí vai.
Nesta etapa, você pode usar ferramentas como o Google Analytics e também insights das redes sociais para analisar dados e métricas importantes que ajudem a compreender o comportamento das pessoas que visitam a sua loja e definir estratégias para alcançar potenciais clientes.
4. Estude a concorrência
Além do público-alvo, também é essencial analisar o posicionamento dos seus concorrentes. Procurar respostas para questionamentos como “quais são os produtos e preços praticados por essas lojas?”, “quais estratégias de marketing elas utilizam?” e “quais são os seus diferenciais em relação à qualidade, atendimento ao cliente e experiência de compra?” pode ser um bom começo.
Essas informações são úteis para identificar os pontos fortes e fracos da concorrência, bem como para desenvolver uma estratégia competitiva para a sua loja virtual.
5. Selecione os principais fornecedores
A essa altura, é possível que você já tenha alguns contatos ou até mesmo uma listinha com possíveis fornecedores, mas o ideal é se certificar de que suas opções são mesmo as melhores escolhas.
Busque opiniões de quem já conta com esses fornecedores e selecione apenas as empresas que oferecem matéria-prima ou produtos de qualidade, os melhores prazos e as melhores condições de pagamento.
Escolher os fornecedores certos vai ser fundamental para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso do seu negócio.
6. Contrate uma plataforma intermediadora
Chegou a hora de construir a sua loja no ambiente on-line! Para isso, você precisa de uma plataforma para e-commerce, que nada mais é do que um site que simplifica e acelera a criação de lojas virtuais, oferecendo modelos de design predefinidos.
Existem diversas opções interessantes atualmente. Só no Brasil, você conta com opções como a Magazine Luiza e o Mercado Livre, sem contar que dá até para destacar seus produtos na Amazon – desde que você tenha registro de marca na plataforma, como viu anteriormente.
Estude todas as possibilidades e escolha a que melhor atende às suas necessidades, levando em consideração aspectos como custo, facilidade de uso, recursos oferecidos, suporte técnico e integrações disponíveis.
7. Cadastre os produtos
Apesar de muitas vezes ser visto como algo menos relevante, o cadastramento de produtos é uma etapa tão importante quanto as demais. Quer um exemplo?
Imagine uma loja virtual na qual os clientes mal conseguem enxergar os detalhes dos itens e ainda se deparam com descrições generalistas ou incompletas. Isso pode levar a uma experiência de compra ruim e à perda direta de vendas!
Portanto, dedique tempo e atenção ao cadastro de produtos da loja, apresentando os benefícios, as características, o tempo de garantia e outros detalhes de cada mercadoria.
8. Divulgue a sua marca
Lembra da etapa de identificação do público-alvo? A divulgação é consequência dela pois é o momento de usar as informações encontradas para direcionar suas estratégias de divulgação.
Criar conteúdo relevante nas redes sociais, fazer anúncios de forma orgânica ou paga e propor parcerias com influenciadores são algumas formas de alcançar o seu público e aumentar o reconhecimento da sua marca.
Apenas lembre-se de marcar presença periódica no universo digital e não apenas fazer postagens no começo das operações, abandonando as páginas à própria sorte depois! Considere cada movimento parte das suas estratégias de atração e retenção de fregueses e dedique-se a responder mensagens em tempo hábil também.
Você pode optar por pagar alguém para trabalhar com o marketing digital do seu negócio: vai depender do orçamento disponível, é claro, porém existem outros valores a serem colocados na ponta do lápis como prioridade máxima.
Chegou até aqui e ainda está com a pulga atrás da orelha sobre quanto tudo isso vai custar? Vou tentar responder essa dúvida cruel logo abaixo.
Qual o custo para abrir uma loja virtual?
O investimento inicial para abrir uma loja virtual pode ser mínimo, algo em torno de R$ 5 mil para negócios mais enxutos e com baixo estoque, enquanto projetos maiores necessitam de um capital a partir de R$ 50 mil muitas vezes. Sendo assim, não existe uma resposta exata quando o assunto é custo, ok?
Os valores para um investimento como esse são variáveis e dependem de diversos fatores, como a quantidade de produtos, a complexidade da plataforma de e-commerce contratada, os gastos com marketing (olha eles aqui!) e com publicidade, dentre outros.
Inclua nessa conta também os custos recorrentes, como hospedagem do site, manutenção da plataforma, taxas de processamento de pagamentos e estoque de produtos.
Para não pagar as taxas do INPI mais de uma vez e muito menos gastar rios de dinheiro com documentos e burocracias, me escreva. Aguardo seu contato!
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