Está contratando? Confira 5 características que um colaborador precisa ter

Atrair talentos nem sempre é uma tarefa fácil para pequenas empresas. Por isso reunimos algumas dicas que podem facilitar o recrutamento. Confira.

Por Denise Giordano 8 min. de leitura

Se você não sabe como encontrar um colaborador para sua empresa, a primeira solução simples para acelerar sua busca é conversar com outros empregadores bem-sucedidos na sua família, entre seus amigos e conhecidos. Eles podem ser excelentes fontes, se já tiveram experiência com a contratação de pessoas.

Assim que você anotar os palpites e as dicas de quem já passou pela mesma situação, nós podemos ajudá-lo com algumas estratégias para contratar um colaborador com características importantes para trabalhar em sua empresa. 

Aqui na Consolide, o recrutamento de pessoas acontece a todo vapor. Em 2020 o número de colaboradores de nossa empresa dobrou. Crescemos 200% ao ano, e com isso, a necessidade de contratar mais pessoas aumentou também, e o processo foi aprimorado. 

Continue aqui, que vamos te ajudar com essa missão.

Dicas para contratar um colaborador para sua empresa

Quando chega a hora de contratar um ou mais funcionários, é bom ter em mente alguns pontos. Então fique ligado nas dicas a seguir.

recrutamento online

Defina o perfil do profissional que você quer contratar

É importante que você responda a si mesmo: que tipo de profissional estou buscando? Quais serão as atividades que ele irá desempenhar? Que nível de qualificação será exigido? 

Você precisa traçar o perfil da vaga, descrevendo a função detalhadamente. Pense nos valores e na missão da empresa e enumere as características pessoais necessárias para trabalhar com você ou com sua equipe (mais à frente falaremos sobre este tópico).

Organize um processo de seleção

Uma das grandes razões pelas quais tantos empreendedores falham na contratação de um colaborador é a falta de planejamento do processo seletivo. Isso pode afetar até mesmo a reputação da empresa. 

Portanto, planeje como será feito o recrutamento: quantas entrevistas serão necessárias, quais testes devem ser feitos, em quanto tempo sairá o resultado, etc. Na medida em que a tecnologia progride, hoje em dia várias etapas do processo seletivo podem ser feitas de maneira remota. Use a tecnologia a seu favor!

Divulgue a vaga na internet

Procure, em sua cidade, sites que anunciam vagas de emprego (de forma gratuita ou não) e peça para publicar sua(s) vaga(s). Capriche na descrição da vaga, isso é muito importante para recrutar as pessoas certas para os cargos em questão.

Veja a descrição de uma vaga da Consolide:

Você poderá ter ótimos resultados anunciando também nas redes sociais, especialmente no LinkedIn, onde os usuários projetam suas habilidade na busca por uma nova posição, e os recrutadores buscam novos profissionais. 

Mas lembre-se que o processo seletivo em sua empresa começa antes mesmo do anúncio da vaga. Divulgar os bastidores da empresa, publicar fotos do ambiente de trabalho e destacar os valores da marca são atitudes favoráveis para atrair a  atenção de possíveis colaboradores futuros.

Como entrevistar um candidato?

Durante a Segunda Guerra Mundial, a rotatividade de pessoas na indústria americana Harwood Manufacturing Company era altíssima. Para resolver esse problema, o presidente da empresa solicitou os serviços de um psicólogo.

O profissional  criou então um programa de atenção individual aos novos colaboradores, e levou-os a saber que a empresa reconhecia a importância deles. Com o tempo, os funcionários não só permaneciam na companhia, como trabalhavam com  mais afinco, produziam mais e realizavam um trabalho com maior qualidade.

Por que estou contando isso? 

Para afirmar que o recrutador é uma figura central no processo de seleção dos candidatos. Ele precisa criar o engajamento dos profissionais, fazê-los se sentirem importantes, estabelecer empatia e ter uma comunicação apropriada. A primeira impressão da empresa pelo candidato virá através da pessoa responsável pelo recrutamento. 

Por essa razão é fundamental que o recrutador tenha habilidades de relacionamento, fazendo com que os candidatos se sintam à vontade. Se você é a pessoa responsável pela seleção de pessoas, uma dica é começar a entrevista contando uma história pessoal, quebrando o gelo inicial e desmistificando a figura sisuda do recrutador. 

O processo de seleção é uma oportunidade para que o profissional e a empresa possam se conhecer, então é interessante você avaliar a compatibilidade do candidato com a vaga durante a entrevista - e o candidato também avaliar se o cargo cumpre as expectativas dele. 

Elabore um roteiro de perguntas

Antes de elaborar um roteiro com perguntas para entrevistar os candidatos, é muito importante ler com atenção todos os currículos. Assim, você não precisa perguntar nada que já esteja explícito no CV dos candidatos, como “Por quanto tempo você trabalhou na empresa X?”

Comece primeiro com as perguntas técnicas, sobre as habilidades que o candidato têm para a função. Depois disso, você pode perguntar sobre a experiência dele. Algumas sugestões de perguntas:

  1. Em que tipo de tarefa você obtém os melhores resultados?
  2. Quais foram seus maiores resultados profissionais?
  3. O que você faz em seu tempo livre?
  4. O que você aprendeu em seu último emprego?
  5. Quais são seus planos profissionais para os próximos 5 ou 10 anos?
  6. Quais habilidades específicas você já usou que se relacionam com esse cargo?

Na data e no horário marcados para as entrevistas, seja pontual. Atrasos podem simplesmente passar uma imagem negativa da empresa. Além disso, procure ser gentil, atencioso, e prestar atenção na fala dos candidatos. Esteja atento ao perfil pessoal de cada um deles, no que diz respeito a valores e cultura. É sobre isso que vamos falar a seguir.

como contratar um funcionario

5 características que um bom colaborador precisa ter

Algumas características podem ser tão enraizadas na pessoa que seria difícil mudá-las. Por isso é importante você conhecer o perfil pessoal de cada candidato, durante a entrevista, antes da contratação. Veja alguns valores do colaborador ideal. 

#1 Honestidade

A palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete à dignidade e honra, características muito importantes - e fundamentais - no ambiente de trabalho. 

Agir com honestidade e ética, respeitar as regras do ambiente corporativo e manter a integridade são ações imprescindíveis para um funcionário em qualquer empresa. Avalie essa característica nos candidatos que você entrevistar.

#2 Proatividade

Um profissional proativo é aquele que tem iniciativa, que busca soluções para a empresa sem que seja preciso alguém pedir. Eles não esperam que um superior delegue uma tarefa, estão sempre prontos para agir, motivados e empenhados na busca pelos melhores resultados. 

Pessoas com essa característica geralmente gostam de adquirir novos conhecimentos, aprendem novas habilidades com frequência e entregam mais do que o esperado. 

Mas lembre-se: proatividade não significa trabalho em excesso. Um bom profissional consegue ter produtividade sem necessariamente extrapolar as horas de trabalho.  

#3 Compromisso

O compromisso é uma característica importantíssima para os profissionais. Na hora de contratar um colaborador, é preciso avaliar seu comprometimento em atingir objetivos e buscar resultados melhores para a empresa e para sua carreira.

Pessoas comprometidas se preocupam em agir com eficiência, e muitas vezes isso fica claro na entrevista de emprego. Vale a dica.

#4 Alinhamento com a cultura da empresa

Em um negócio, não apenas o dono deve saber claramente a missão e os valores da empresa, mas também os colaboradores precisam ter essa consciência. Isso significa estar alinhado à cultura organizacional.

Mas o que, afinal, é a cultura de uma empresa? É o conjunto de valores, hábitos e crenças compartilhados pela equipe, para que o trabalho seja executado com objetividade. 

Muitas vezes, um colaborador super eficiente pode não se identificar com a cultura da empresa, e o contrário também pode acontecer. Por isso, é importante que o profissional esteja sempre alinhado com os valores e propósitos do negócio, para que os resultados sejam efetivos.

#5 Resiliência

A resiliência pode até ser uma palavrinha que está na moda, mas de fato é uma característica importante para  qualquer profissional, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Saber agir com calma e tranquilidade, sem cair nas armadilhas de cunho emocional é uma característica que só aparece nos momentos mais tensos.

Mas se o candidato a novo colaborador demonstra na entrevista ter jogo de cintura, sabe lidar com o estresse e com a ansiedade sem se abalar com as situações, ele pode ser considerado resiliente. 

----

E então, o que você achou das características acima mencionadas? Lembre-se que o processo seletivo de um colaborador pode ser longo, e nem sempre se dá apenas pela entrevista dos candidatos. Em muitos casos, são usados outros instrumentos, como testes técnicos, testes psicológicos e dinâmicas de grupo. 

Tem alguma característica que você incluiria nesta lista? Comente abaixo!

Deixe seu comentário

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Insights e estratégias exclusivas
diretamente no seu e-mail.

Tudo certo!

Seu cadastro foi concluído e logo você receberá, na sua caixa de entrada, as melhores orientações para ter uma marca de sucesso.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada nos conteúdos das nossas redes sociais?