Todo o dinheiro que você gasta com sua empresa é um investimento e como investimento deve trazer retorno. Desenvolver uma estratégia de marketing ou comprar um equipamento novo, todos os tipos de gasto devem ter como objetivo aumentar o Retorno sobre Investimento (ROI). Se você não está familiarizado com esse conceito, está na hora de se informar. Neste artigo vamos tirar as dúvidas sobre o assunto e desvendar alguns mitos e verdades.
O que é o ROI exatamente?
A sigla ROI (do inglês Return on Investment) é utilizada para se referir ao Retorno sobre Investimento. Trata-se de uma métrica criada para indicar o retorno obtido com um determinado investimento.
Através de uma fórmula matemática é possível determinar a relação dos gastos com os benefícios gerados. Ela pode ser utilizada para analisar o retorno de qualquer tipo de investimento, seja ele a compra de uma máquina, uma campanha de marketing, entre outros.
Para facilitar vamos trabalhar com um exemplo. Suponhamos que você decidiu apostar em uma estratégia de marketing para aumentar as vendas com as redes sociais. Investiu em anúncios no Facebook, Twitter e Instagram. Calculando o ROI do seu investimento em cada uma delas você saberá qual das plataformas foi mais efetiva para sua estratégia.
Como calcular essa métrica?
A fórmula para calcular o ROI é simples. Você precisa considerar o valor do investimento e o ganho obtido com ele (o retorno financeiro gerado). Com esses dois valores é possível medir os resultados de qualquer investimento.
Para calcular o ROI você irá subtrair o investimento do ganho obtido, depois dividir o resultado pelo investimento e multiplicar por 100. Assim irá obter uma porcentagem. Confira a fórmula:
ROI: Ganho obtido - Investimento / Investimento x 100.
Assim, se um investimento inicial de R$ 20.000, gerou um retorno de R$ 100.000, calcula-se:
ROI: 100.000 - 20.000 / 20.000 x 100
ROI: 80.000 / 20.000 x 100
ROI: 4 x 100
ROI: 400%
Por que o ROI é importante para sua empresa?
Diferente das chamadas métricas de vaidade, é importante medir o ROI, porque com ele é possível definir se suas estratégias estão alcançando o êxito desejado. A partir disso, você pode tomar decisões como: aumentar o investimento em certa área para alavancar seus resultados, ou cortar recursos que estão se revelando ineficientes.
Ou seja, o ROI vai ajudar você a definir se precisa ajustar, substituir ou cancelar determinada estratégia, com base nos resultados que ela vem apresentando.
Como saber se o ROI está alto ou baixo?
Será preciso avaliar alguns critérios para conseguir definir se determinado ROI está alto ou baixo. Não existe um número que vai separar os resultados positivos dos negativos.
Um número que inicialmente pareça alto e um bom resultado, pode ser ruim quando analisado mais profundamente, por estar abaixo do seu real potencial. Já um número que parece menor, pode estar acima da média geralmente alcançada com determinado investimento.
Um fator determinante neste aspecto é o tempo de referência. Um ROI de 200% alcançado em um prazo de 1 ano, pode ser menos positivo do que um ROI de 20% alcançado em uma semana.
Você será capaz de determinar se um ROI está ruim ou bom, a medida que passar a mensurar seus resultados. Por exemplo: em um mês, com uma campanha de marketing, você obtém um retorno de investimento de 20% e o considera positivo. Nos próximos meses o ROI da campanha fica sempre acima de 40%. Com isso você passará a considerar o retorno de 20% baixo.
Mitos e verdades
Por ser muito utilizada para medir resultados de estratégias de marketing digital, algumas pessoas se enganam ao achar que esta métrica só pode ser usada para esse campo específico. Como já informamos anteriormente, o cálculo do ROI pode ser usado para qualquer investimento.
Também é importante saber que esta métrica não está isolada de outros indicadores financeiros da sua empresa, na verdade ela é uma medida de lucratividade, condicionada a uma unidade de tempo. Ou seja, o ROI de um determinado investimento pode ser um no primeiro mês e outro no segundo. Por isso, é necessário acompanhar outros indicadores importantes, como a lucratividade e a rentabilidade.
O aumento do ROI de um investimento, não está relacionado apenas ao crescimento das vendas, está relacionado também a eficiência de toda a operação da empresa. Para conseguir bons resultados, é importante ter capacidade de gerir as finanças e os ativos empresariais com eficiência e de forma estratégica.
Ficou clara a importância do ROI e porque ele deve ser calculado? Pronto para começar a usar essa métrica? Compartilhe sua opinião com a gente!
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