Como abrir um negócio com pouco dinheiro, isso é possível? SIM, é possível e nós vamos te mostrar como. O sonho de muitas pessoas é empreender, mas para que funcione é necessário investir, não é mesmo? 

É isso que assusta...como dar o primeiro passo?

Vamos por partes. Você já sabe qual a área que faz seu coração bater mais forte? Infelizmente, nem todas são simples de ingressar devido ao investimento. Porém, ninguém disse que começos são simples. Subir os degraus um a um trará maior satisfação lá na frente. 

Na maioria das vezes, abrir um negócio com pouco dinheiro pode lhe render um trabalho maior, pois será apenas um funcionário para tudo: você. Em contrapartida, considere isso como um grande aprendizado e depois de consolidar a empresa as contratações virão.

homem correndo atrás do dinheiro

Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Os desafios já começam com a papelada, é muito importante regularizar a empresa. Optar por começar com tudo na lei é o primeiro passo. 

Em sequência, você saberá como montar um negócio do zero, que tipos de negócio pode abrir e qual o segredo para manter sua marca segura. 

Que tipo de negócio posso abrir com pouco dinheiro?

Existem tantas áreas para se trabalhar. Não fique de cabelo em pé, nós separamos algumas áreas que o Sebrae destaca como possíveis de abrir com pouco dinheiro. 

Tudo é passível de aprendizagem. Algumas pessoas têm facilidade com áreas específicas, mas isso não quer dizer que qualquer um não possa se destacar também. O único caminho para o sucesso é a busca constante.

Confira algumas ideias de negócio: 

Trabalhos de conserto

Fazer reparos em coisas não exigem tantos investimentos. Para isso, se não tiver a habilidade nata, basta buscar alguns cursos e comprar as ferramentas necessárias. Como exemplo podemos citar a costura e eletrodomésticos. 

Revenda

Você pode representar alguma marca. Há várias que precisam de representantes, como exemplo temos a área de cosméticos, roupas, lingeries, produtos naturais e eletrônicos. 

Serviços de marketing

Como o mundo online está cada vez mais em alta. Para fazer parte desse mundo, é necessário investir em alguns cursos e começar a atender demandas de empresas. Alguns sites como a Rock Content oferecem cursos gratuitos.

Massagista

Quem não agradeceria por um momento de relaxamento no fim do dia? Essa profissão sempre esteve no rall das queridinhas. Os atendimentos podem começar em casa, em um local adequado, e com perspectivas para abrir uma clínica futuramente. Para isso é necessário fazer alguns cursos e comprar materiais como cama móvel e óleos.

Planejamento de viagem

Esse é um negócio que precisa de investimento em conhecimento do que em coisas materiais. Muitas pessoas não conseguem planejar suas viagens devido ao dia a dia corrido. Então, você pode ser um facilitador direto de sua casa. É importante ter experiência com viagens e ter organização. 

Trabalhos com pets

Quem tem um animalzinho de estimação e não tem tempo de levar ele para dar uma volta agradeceria muito a quem se disponibilizaria. Está aí um bom começo: de passeio com animais para um futuro com banho e tosa e adestramento. É uma ótima e necessária opção no mercado. 

Como montar um negócio do zero?

Passo 1: Escolha o modelo de negócio

Saiba qual, por quê, como e onde você quer chegar com esse empreendimento. Depois de ter metas definidas é mais fácil construir um caminho para trilhar. Passe para o papel todos os prós e contras, lucros e prejuízos… Precisa estar tudo alinhado. 

Nesse passo é bom ficar atento em como funciona esse mercado. Por isso, dê uma pesquisada no que os concorrentes estão fazendo e, também, quais são as perspectivas e tendências para a área. Não dá para começar no escuro, somente com idealizações. A informação é primordial nessa hora. 

Passo 2: Quem você quer atingir?

Avalie e defina o público-alvo que vai consumir seu produto ou serviço. Essa por mais que pareça, não é uma tarefa fácil. Com a tecnologia o cliente já não é mais o mesmo de 10 anos atrás. 

As exigências agora estão mais altas. Então, saiba com quem e como falar com essas pessoas. Não adianta querer atingir a todos. É fundamental cuidar de um público seleto, entender a sua dor e oferecer a melhor solução possível para ele. 

Passo 3: abra a empresa

Estar legalizado é primordial. Para quem está iniciando, o ideal é formalizar o negócio na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). Isso porque, vai trazer benefícios como emissão de notas fiscais, contribuição para o INSS, salário-maternidade e aposentadoria por idade.

Quem se enquadra nessa categoria, pode ter uma renda mensal de R$ 6.750, o que totaliza R$ 81 mil anualmente. Além disso, consegue ter um empregado registrado, mas não pode estar como sócio ou titular de outra empresa. 

O MEI pode ser formalizado de forma gratuita pelo Portal do Empreendedor. Existe também quem opta pelo auxílio de um contador para fazer a abertura da empresa. Então, tudo isso precisa estar na ponta do lápis para ver se enquadra no valor que tem. 

Passo 4: tenha contatos

Escolha ter parceiros. Quanto mais pessoas estiverem conectadas com a sua marca melhor ela será divulgada. O famoso “network” é o que te leva para oportunidades. Você consegue atrair clientes e ao mesmo tempo se unir com outros empreendedores. 

E como conseguir bons contatos? Indo a luta. Não literalmente, ok? Estar presente em eventos, workshops, cursos, palestras e entre outros locais de interação empreendedora, te ajudará a ter uma ótima rede. 

Passo 5: esteja na internet

Depois da pandemia da Covid-19, é impossível ser empreendedor e não estar no meio digital. Quando todos os negócios foram obrigados a fechar as portas, o comércio digital cresceu mais do que nunca. Foi necessário entender as novas formas de trabalho originadas pela crise.

Qualquer negócio tem a possibilidade de estar nas redes sociais. Esse é o lugar onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Então, não se conectar ao mundo digital é perder oportunidades. 

Isso não quer dizer que tenha que ser de qualquer jeito. Busque pelo menos os fundamentos básicos de criação de conteúdo para a Internet. Há muitos marketeiros que dão dicas e ensinam a se posicionar nas redes. 

Passo 6: É hora de trabalhar

Chegou a hora de tornar tudo real. É possível sim sonhar e fazer acontecer. O começo vai ser cheio de descobertas, boas e ruins. Aproveite todas elas, pois são lições que também valem para a vida. 

Procure sempre se inspirar em pessoas que começaram pequeno. Elas terão ensinamentos valiosos. É bom ver os erros e acertos dos outros, nos fazem evitar algumas coisas indesejadas. Como dica, conheça histórias como de Alberto Saraiva criador do Habib’s, Jan Koum fundador do WhatsApp, Silvio Santos dono do SBT e Luisa Trajano dona da rede Magazine Luiza. 

e-book como criar uma super marca

Registro de marca: um passo importante para consolidar o seu negócio

Você já tinha ouvido falar em Registro de Marca? Se ainda não, isso é o que protege seu negócio de pessoas que querem copiá-lo. Somente assim você pode dizer: esse nome/logotipo é meu. 

O registro é feito no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e tem a validade de 10 anos, renováveis por sucessíveis períodos. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer essa solicitação e o valor depende de cada segmento de negócio. 

Existem muitas perspectivas para seu negócio, viu só? Então partiu começar a empreender.