9 passos para fazer uma boa campanha de lançamento da marca

Você está a apenas 9 passos de distância de uma campanha de lançamento da sua marca planejada e organizada para ser um sucesso! Leia mais.

Por Laury von Mühlen 9 min. de leitura

Figura de um foguete decolando.

Estratégia. Em grego, strateegia. Em latim, strategi. Em francês, stratégie… Você está anotando? Esse vai ser seu ponto de partida para uma campanha de lançamento de marca com muito mais chances de sucesso! Além de um modelo de negócios devidamente estruturado, claro.

Se você for pesquisar na internet, verá que existem vários tipos de campanhas para diversos propósitos, então, na intenção de destacar o seu negócio na multidão, algumas etapas precisam ser cautelosamente seguidas.

E elas foram listadas por mim neste artigo!

Como fazer uma campanha de lançamento de marca?

A pergunta que não quer calar tem uma resposta mais simples do que você imagina, pelo menos na teoria: para criar uma boa campanha de lançamento, é necessário estabelecer uma estratégia considerando tanto prós quanto contras do comportamento de consumo e da existência do próprio negócio.

Por isso, antes de tudo, o plano de ações da sua empresa precisa estar estruturado, assim como seu plano de marketing, e o registro da sua marca também deve estar garantido!

Seja meticuloso(a), afinal, não é possível criar uma boa campanha de lançamento sem uma base sólida. Precisa de um empurrãozinho nesse sentido? Siga o passo a passo apresentado adiante.

9 etapas importantes para a estratégia de lançamento da sua marca

As etapas a seguir vão servir como um guia para você, com certeza!

1. Defina os seus objetivos

Toda e qualquer campanha começa com a definição de objetivos. Aqui, você elabora metas claras e realistas a serem alcançadas com a apresentação da sua marca ao mercado.

O que você busca: clientes, brand awareness, autoridade, vendas…? Essa definição vai ajudar nas decisões de como seguir do início ao fim do processo, bem como na análise de resultados ao final da campanha.

Ao fazê-la, seja fiel à realidade da sua empresa, do seu público-alvo e do seu produto ou serviço. Em paralelo, já se adiante e escolha indicadores de desempenho (KPIs) que vão de acordo com essa premissa para medir também.

2. Determine qual é o seu público-alvo

Se você criou o seu modelo de negócios da forma correta, muito provavelmente já tem seu público-alvo mapeado, mas, caso ainda não tenha, chega de adiar aquele momento de parar, refletir e estudar para determiná-lo!

Sem conhecê-lo, você não sabe quem são seus potenciais clientes.

Algumas características a considerar:

  • idade;
  • localização (demografia);
  • classe social;
  • comportamento psicológico; e
  • interesses de consumo.

Saiba, da forma mais verídica possível, para quem você está vendendo, e converse diretamente com essas pessoas inclusive no lançamento da marca.

3. Estabeleça sua proposta de valor

Seus produtos ou serviços devem atender a uma necessidade muito específica do seu público-alvo e, portanto, estar dentro de uma proposta de valor que você vai estabelecer para a sua marca.

Ela, além de ficar bem clara para você, como empreendedor(a), também precisa ser comunicada ao cliente.

Entenda:

  • qual é o seu diferencial competitivo;
  • quais benefícios a sua solução oferece; e
  • qual necessidade está sendo suprida pela sua marca.

E faça pesquisas de mercado para conseguir se diferenciar de forma assertiva.

A proposta de valor de serviços de mobilidade por aplicativo como a Uber, em seu lançamento, era oferecer às pessoas a possibilidade de se deslocar com conforto, segurança e praticidade na solicitação do serviço e pagamento. A startup percebeu a dor de boa parte do público e deu a solução exata para saná-la. Nada mais, nada menos.

4. Construa a identidade da sua marca

Ter a identidade da marca bem construída é fundamental para uma comunicação integrada em todos os polos da empresa,desde a área de vendas até as pessoas que produzem conteúdo nas redes sociais, e para uma apresentação adequada dos negócios ao público logo no lançamento.

É a partir dela que são criados os conceitos de branding e os atributos de marca que se conectam o seu modelo de negócios à sua proposta de valor.

Só assim dá para se fazer presente até de forma inconsciente na mente do consumidor, a ponto de ele reconhecer a empresa em instantes, apenas através de uma imagem ou som, onde quer que esteja.

Anota aí seu checklist!

E faça tudo isso em paralelo com as outras dicas listadas aqui!

5. Crie um conceito para a campanha de lançamento

Definindo o seu objetivo e suas metas, seu público ideal, sua proposta de valor e a identidade da sua marca, terá chegado o momento de criar a ideia por trás da sua campanha de lançamento; um conceito, uma mensagem a ser passada ao público-alvo.

Foque nos benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço e avalie a possibilidade de usar slogan da marca ou criar uma outra frase ou expressão específica apenas para o grande dia.

Não há certo ou errado: tudo depende do que mais faz sentido para o seu modelo de negócios.

6. Defina sua presença digital

Não faz muito sentido criar um empreendimento em pleno 2024 e não estar presente nos canais digitais ou em pelo menos um deles – aquele que o seu público-alvo mais usa.

Sendo assim, defina essa sua presença antes mesmo do lançamento, como parte da campanha, para divulgar contagens regressivas, promoções exclusivas, reações dos primeiros clientes etc.

Uma outra observação importante: ter presença digital não significa apenas abrir perfis nas redes sociais, mas usufruir de canais como o Google Business, blogs, sites e o WhatsApp Business, dentre outros!

Portanto, para a escolha dos meios, considere também o produto ou serviço oferecido: talvez para um(a) consultor(a) não valha a pena criar site, mas seja melhor ter um LinkedIn otimizado e sempre atualizado e contar com os recursos WhatsApp Business.

Da mesma forma, para quem vende curso online, um site e um canal no YouTube e Instagram serão imprescindíveis.

E tem como fazer o lançamento de marca só no Instagram? Tem também! A única diferença é que talvez você vá precisar se aprofundar especificamente sobre o que funciona e o que não funciona nessa rede, estudando a criação de conteúdos e anúncios dentro dela, para não correr riscos de precisar mudar tudo no meio do caminho.

Outra dica é otimizar seu perfil para o formato “business”, e organizar as informações do “sobre” de acordo com a identidade da marca, atualizando a biografia, os destaques, a foto de perfil e adequando a identidade visual à do seu negócio.

Vale a pena “brincar” um pouco no aplicativo, explorar cada recurso e ir testando como utilizá-los.

7. Aposte num pré-lançamento que gere curiosidade

Já dentro do assunto da dica anterior, divulgar a sua marca aos poucos, antes da estreia oficial, tem o potencial de conquistar o público-alvo. Aposte em um pré-lançamento!

Esse pode ser o diferencial da sua campanha, principalmente se ela tiver como base o marketing emocional, até porque a antecipação (que mexe com o coração, ainda!) é um dos gatilhos mentais que mais cativam as pessoas.

Para criar um pré-lançamento de qualidade:

  • tenha uma planilha ou gerenciador de tarefas;
  • mantenha atualizadas as informações e etapas do seu planejamento;
  • pense nas postagens de redes sociais com antecedência, deixando-as prontas e revisadas para só publicar no dia e horário escolhidos; e
  • avalie a possibilidade de pagar pelo chamado “tráfego pago” e transformar alguns posts em anúncios no período antes da inauguração.

Implemente o funil de vendas logo de cara, oferecendo conteúdos informativos para quem sequer conhece o produto ou serviço que você vende (topo), delicadamente convincentes para quem está pensando em comprar (meio) e vendedores para quem já decidiu pela compra, só não fechou negócio ainda – e precisa conhecer a sua marca assim que ela lançar (final).

8. Planeje bem o grande dia e divulgue-o

Como divulgar a campanha de lançamento da marca aumentando as chances de convencer todo mundo a querer conhecê-la? Através da inauguração propriamente dita! Anunciada com antecedência e argumentos atraentes – ou, às vezes, brindes.

O grande dia pode ser um evento presencial ou uma transmissão ao vivo em redes sociais como o YouTube ou o Instagram, mas, independentemente do formato, a inauguração serve para colocar a sua empresa na boca do público e em pleno funcionamento.

Além dos brindes, dá para oferecer cupons de descontos na primeira compra, criar hashtags comemorativas, fechar parcerias com influenciadores digitais, enviar e-mails marketing etc., sempre tendo em mente a sua buyer persona.

9. Fique de olho no “pós”

O pós-lançamento é tão importante quanto o lançamento da marca propriamente dito porque, a partir da análise de performance e resultados, você consegue saber o que dá para manter das suas estratégias e o que pode melhorar.

Lembra dos KPIs sobre o qual você leu mais acima? É nesse momento que eles serão analisados!

Ainda no pós, também é importante continuar a manutenção da presença digital da sua marca: você já vai saber quais canais fazem mais sentido para a sua audiência, e o segredo é continuar os atualizando.

Os canais digitais devem ser igualmente utilizados para a manutenção do relacionamento entre a marca e os clientes, e dá para fazer o pós-vendas por lá também, medindo índices de satisfação e recolhendo feedbacks e depoimentos.

E aí, fez sentido para você? Já podemos começar a marcar os dias no calendário para comemorarmos juntos? Caso queira receber mais informações sobre marketing digital e gestão de marca, continue acompanhando o blog para empreendedores da Consolide! Até a próxima!

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