O bom atendimento ao cliente sempre foi um dos principais pontos para um negócio ir bem.

Quando a pessoa entra no estabelecimento ela quer receber toda atenção e dedicação do atendente.

E, agora, como faz quando todo o ambiente de venda é virtual? Ainda assim, existem diversas técnicas para proporcionar ao cliente a melhor experiência.

Nesse Dia do Cliente, nós separamos 5 dicas importantíssimas para o bom atendimento em sua loja online. Confira no artigo.

5 dicas para o bom atendimento em sua loja online

Acredite, a falta de um bom atendimento pode fazer qualquer comerciante perder a venda. Ainda pior do que isso, a notícia se espalha rápido e faz com que outros possíveis clientes desistam de conhecer seu produto/serviço.

Alguns detalhes, por mais simples que sejam, fazem a diferença desde o início da compra até o pós-venda.

Então, procure sempre se atualizar das tendências do mercado virtual e como sua atuação impacta na vida do cliente.

1. Humanize o contato

Chega de respostas automáticas! Você precisa entender que cada cliente terá uma situação a resolver.

Cada vez que deixa uma resposta entrar automaticamente, mesmo que pense muito no conteúdo dela, isso pode gerar irritação.

Para evitar essas situações indesejáveis, procure responder um a um e com a maior proximidade possível. Deixe sempre disponível várias formas de contato, como WhatsApp, e-mail e telefone.

O tempo de resposta deve ser o mais breve possível. Porém, se não tem essa possibilidade deixe claro o horário de atendimento para que pelo menos o cliente esteja ciente de que
entrará em contato em determinado tempo.

2. Deixe os preços de cada produto/serviço a mostra

Isso é lei. Todo produto/serviço que é anunciado na Internet precisa vir acompanhado do valor exato que custa. A única ressalva é quando o produto/serviço é personalizado. Então, vai depender de um conjunto de escolhas para o valor ser calculado.

Sem contar que é muito chato você estar navegando pelas redes sociais, um ambiente já próprio para distração, receber um post de oferta, se interessar e não encontrar o preço. Consequentemente, já espanta o cliente na hora.

Quanto mais independente deixar seu cliente, mais ele terá autonomia e incentivo para comprar.

3. Surpreenda o cliente

As habilidades básicas independente de venda física ou virtual não podem faltar. São elas:
paciência e conhecimento.

Cada cliente vai agir de uma forma e também tem um objetivo específico naquele produto/serviço que procura. Então, mantenha a calma na hora de esclarecer as dúvidas e lidar com a personalidade individual.

Também, não esqueça que você domina o assunto em questão. Então, procure mostrar tudo o que sabe sobre o interesse dele e dar dicas de funcionalidades, por exemplo.

Uma ação que tem ganhado o coração dos clientes são os brindes surpresas. Seja enviar um mimo junto com a compra, cartão escrito à mão ou cupom de desconto, vai gerar uma gentileza e possibilidade de fidelização por parte do comprador.

4. Tenha seu próprio site

Apesar das redes sociais darem a possibilidade gratuita de divulgação dos produtos/serviços, ter um site vai melhorar a experiência na hora da compra.

O site possibilita uma organização total dos produtos através do menu. Assim, as pessoas já buscam o tamanho correto, sabem quais produtos estão ou não disponíveis, valores e especificações.

Quando criar o site procure deixar a identidade visual da sua marca fazer parte da construção e que ele seja responsivo, tenha adaptabilidade para todo tipo de dispositivo móvel ou não.

5. Ofereça suporte simples de pós-venda

Aqui está uma grande chave mestra de todo o atendimento. Muitas vezes a loja faz a venda e deixa o cliente sem retorno, como garantia.

Os estabelecimentos precisam sim de novos clientes, mas manter os antigos é primordial.

Quando o cliente terminar a compra deixe sempre claro as formas de contato e, caso ocorra alguma situação de defeito, por exemplo, esteja rapidamente atento para resolver.

O cliente precisa ver que é importante para seu negócio. Outra dica, mesmo que não haja defeitos ou afins, é saber qual foi a experiência que o cliente teve com a compra. Envie uma mensagem para saber se ficou satisfeito ou tem sugestões.

Tenha uma super marca

O bom atendimento ao cliente é um dos passos para construir uma super marca. Para isso, é preciso pensar em um conjunto de coisas como identidade visual, logotipo e criatividade.

Para melhorar ainda mais a sua marca, acesse o e-book que disponibilizamos abaixo com alguns passos.

Como está o atendimento ao seu cliente no meio digital? Deixe nos comentários algumas dicas para que outros empreendedores possam crescer com você.